Por meio de webservices é possível configurar a integração do Fluig e acessar funcionalidades do sistema partindo de outras aplicações.

Seja qual for o ramo ou porte, toda e qualquer empresa conta com uma infinidade de processos, onde pelo menos uma pessoa está envolvida em dois deles ou mais, trocando informações frequentes com outros funcionários. Para tornar esses eventos mais ágeis e fluídos, a TOTVS oferece o Fluig – uma plataforma agnóstica de gestão de processos.

Como grande parte desses processos dependem de informações vindas de sistemas de gestão (ERP), o Fluig foi arquitetado para permitir integração com diferentes softwares, tanto para acessos através dele, como por ferramentas externas que venham a se conectar com a plataforma.

Esse processo é facilitado por meio de webservices, considerada a solução padrão para integrações com qualquer aplicativo ou plataforma de gestão, através do protocolo SOAP – padrão aberto.

Integração via webservice

Por meio dos webservices é possível acessar funcionalidades do Fluig partindo de outras aplicações, além de dar acesso a softwares externos e permitir trocas de informações de forma transparente, mesmo que desenvolvidos em plataformas totalmente diferentes entre si, como: PHP, C++, C, Ruby, Java, Microsoft, Python, etc,.

Nesse contexto, os links webservices direcionam o navegador para a URL do WSDL (Web Service Description Language) do serviço. Para que haja essa comunicação com o serviço, é necessário criar um Stubs – abrindo o Prompt de comando e utilizando a sintaxe: wsimport -d <output_directory> <wsdl_url>, sendo: output_directory – diretório onde o stub será criado , e wsdl_url – url de acesso ao serviço.

Outro método também utilizado pela TOTVS para integração com o Fluig, mas com menor frequência que com webservices, é o ESB, que realiza o mapeamento de códigos, tanto no formato quanto no conteúdo, entre aplicações e parceiros.

Integração Fluig ESB

Pelo Fluig ESB é possível trocar informações entre aplicações internas ou externas, através de protocolos padrões da internet. A solução engloba as fases mais complexas da integração, desde o mapeamento de fontes de dados, com adequações dos formatos no destinatário e entrega de informações com integridade e segurança, utilizando diversos protocolos de transmissão de dados.

módulos fluig
O ESB compõe o conjunto de módulos do Fluig

Por meio do ESB, as aplicações preservam sua independência e continuam habilitadas a se integrar com outras soluções, estando elas dentro da companhia ou na nuvem, com acessos remotos e total segurança, garantida por padrões internacionalmente aceitos pelo mercado, como HTTP/S e SSL, além de oferecer criptografia das mensagens trafegadas.

Desenvolvido em Java, a ferramenta permite instalação na maioria dos ambientes operacionais utilizados nas empresas, com integração assíncrona ou síncrona e garantia de entrega de mensagens, mesmo com indisponibilidade do ambiente, concluindo a sincronização após o restabelecimento sistêmico.

Seja qual for o procedimento, a CRM Services está amplamente capacitada e constantemente atualizada para apoiar empresas no processo de integração de seus softwares de gestão com o Fluig. Entre em contato conosco e saiba mais.