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Sua empresa pode realmente esperar 72 horas por suporte do ERP?

suporte do ERP

Por Alan Lopes, CEO da CRM Intelligence Services

Com o mercado cada vez mais competitivo e o cenário econômico em recuperação, o dinamismo, inovação, e, principalmente, a agilidade, têm se mostrado pontos cruciais para o crescimento e, muitas vezes, a sobrevivência dos negócios.

Cada vez mais, as empresas dependem de soluções de gestão que não só apoiam as estratégias e tomada de decisão, como são fundamentais para tal.

Assumindo essa nova postura, o mercado tem avaliado com olhos rigorosos seus fornecedores de softwares de gestão. Seja quanto a aderência da solução, melhores práticas agregadas, flexibilidade, conhecimento dos analistas, e até o prazo determinado para suporte.

Sabe-se que algumas fornecedoras de soluções de gestão empresarial (ERP) ainda mantem as famosas 72 horas para atendimento de seus clientes. Porém, dado o dinamismo do setor, é realmente justificável, e aceitável, esse período de espera por atendimento?

A balança do lado do fornecedor, que avalia as 72h como um período aceitável, pesa fatores como: disponibilidade de agenda de analista, carteira de cliente ativa, frequência das demandas (quanto mais o cliente compra, mais prioridade tem), criticidade da agenda, e, por incrível que pareça – o nível de “enfurecimento” do cliente – quanto mais calmo, mais tempo pode esperar.

Agora, e a balança do lado do cliente? Daquele que gera a receita para o fornecedor. Imagine sua empresa com faturamento parado por conta de uma falha sistêmica. Poderia esperar 72h para voltar a faturar?

Pense em diversas outras situações: folha de pagamento, entregas fiscais, caminhões parados aguardando liberação de entrega, inconsistências no controle de estoque, falta de dados para coordenar estratégias, enfim… situações infinitas, que por algum motivo o ERP deixou de gerir – seja por atualização, ou problema sistêmico, e que em 72h vão gerar um rombo incalculável no orçamento financeiro da companhia.

Tenha certeza que o lado do cliente é o mais pesado. Onde as 72h parecem uma eternidade, insana, e impossível de aceitar. Os ERPs se posicionam como ferramentas que promovem a agilidade das empresas, o mercado, altamente competitivo, exige agilidade, e o cliente… depende da agilidade. #FICAADICA

Alan Lopesé CEO e Fundador da CRM Intelligence Services– consultoria especialista em diagnóstico, implantação, suporte, atualizações, desenvolvimento e treinamento nas soluções TOTVS® – Protheus, RM e fluig.

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