Diagnóstico e revitalização dos ERPs TOTVS: por que são importantes?

Tanto o diagnóstico, quanto a revitalização dos sistemas ERP da TOTVS, realizados pela CRM Services, têm reduzido custos significativos para empresas.

A implantação de um sistema de gestão TOTVS – Protheus, RM ou fluig, vai muito além do investimento na aquisição do software escolhido. Quando se tem um ERP, é preciso avaliar constantemente se a solução tem agregado alta performance para seus processos e contribuído para o crescimento do negócio.

Se mesmo com o ERP, sua empresa ainda utiliza controles paralelos, como: planilhas, blocos de notas, apps de lembretes e afins, está na hora de realizar um diagnóstico da solução e possivelmente uma revitalização.

Tanto o diagnóstico, quanto a revitalização das soluções TOTVS, realizados pela CRM Services, têm reduzido custos significativos para empresas, que, ao invés de substituir inapropriadamente o sistema, e perder o valor investido na plataforma, comprometendo a entrega de ROI (Retorno Sobre Investimento), conseguem reverter a situação, e tornar o ERP ainda mais aderente e produtivo.

Apesar de parecer simples, esse procedimento requer tempo, energia e profissionais capacitados para extrair o máximo de potencial do Protheus, RM ou fluig.

Com o cenário atual, onde as empresas buscam a melhor maneira de se tornarem mais rápidas e eficazes naquilo que entregam, o diagnóstico e revitalização de um ERP se tornaram cada vez mais fundamentais e estratégicos.

Diante disso, conhecer a relevância de cada um se tornou uma obrigação para organizações que desejam um crescimento sustentável.

O Ponto de Partida

O diagnóstico dos ERPs TOTVS Protheus, RM ou plataforma fluig tem como principal objetivo avaliar o uso que está sendo feito do sistema, para que seja possível entender se as atividades que são executadas por ele estão funcionando corretamente, de forma efetiva e eficiente, se a solução está totalmente aderente aos processos, se é escalável, se o número de pessoas que operam o software é suficiente para a quantidade de tarefas da empresa, qual a estrutura de TI necessária para comportar todo o sistema e, ainda, quais as principais personalizações que podem melhorar o desempenho do ERP.

Dessa forma, com o diagnóstico dos ERPs TOTVS, é possível identificar lacunas e falhas dos programas, oportunidades de melhoria, desvio de finalidades, riscos, necessidade de treinamento de colaboradores e se a solução de gestão oferece dados consistentes para a empresa e entrega um bom desempenho para ela.

Extraindo o máximo de Performance

A revitalização é extremamente importante para um ERP em mal funcionamento, a partir do momento que garante uma melhor usabilidade do sistema e, ainda, permite que o gestor faça uso da solução por completo, ou seja, obtendo a otimização do desempenho, fortalecendo os processos dentro da empresa e aumentando o rendimento dos colaboradores.

Além disso, como os softwares passam por inúmeras atualizações, com liberação de diversos releases pela TOTVS, é essencial que os gestores realizem a revitalização do ERP antes que ele passe a apresentar problemas por motivos de desatualização e acabe comprometendo a performance das atividades da organização.

Ainda, com uma boa revitalização, é possível aumentar a aderência do ERP com aplicativos integrados ou desenvolvimentos que são específicos para os processos do negócio.

De certa forma, o diagnóstico e a revitalização trabalham em conjunto, com um servindo de auxílio para o outro na hora de detectar problemas e identificar as correções que devem ser feitas.

É possível, no entanto, que os problemas detectados estejam relacionados à necessidade de personalizações do software, seja por conta do crescimento da organização, inovações ou mudanças dos processos, que atingiram um ponto em que o ERP passou a não mais suprir todas as demandas.

Nesses casos, o diagnóstico consegue identificar melhorias e personalizações da plataforma, sem impedir que a empresa perca o investimento realizado na solução.

Aplicar o diagnóstico e a revitalização do Protheus, RM ou fluig da TOTVS com frequência, soluciona a maior parte das falhas identificadas, o que contribui para que a empresa tenha não só um melhor desempenho em suas atividades, como também um melhor retorno sobre o investimento e uma maior competitiva no mercado.

Sendo assim, é fundamental que os gestores se atentem para os processos de diagnóstico e revitalização do ERP antes mesmo de cogitar a substituição do software, afinal, o bom funcionamento e desempenho da solução definirá até mesmo a vida da sua empresa.

A CRM Services possui uma equipe experiente e pronta para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato para um diagnóstico preciso do seu sistema!

Erro: Formulário de contato não encontrado.