Integre suas aplicações com TOTVS ESB

A plataforma TOTVS ESB é responsável por trafegar informações e realizar as conversões necessárias por meio de recursos do sistema, garantindo assim a entrega e segurança dos dados.

Com a função de integrar aplicações de diferentes tecnologias e linguagens, através de multi-protocolos de comunicação, a plataforma TOTVS ESB – Enterprise Service Bus, possibilita a troca de dados de forma simples, transparente e gerenciável, entre softwares internos ou externos utilizados na empresa.

Desenvolvido em Java, o sistema permite sua instalação em grande parte dos ambientes operacionais utilizados nas empresas, além da utilização e acesso a diversos tipos de bancos de dados de mercado, tornando possível a atualização e leitura de informações de forma simples e fácil.

Por meio de protocolos padrões de internet, como HTTP, HTTPS, FTP, Mail, SOAP e SSL, além de criptografia das mensagens trafegadas, a solução garante a segurança dos dados e também a adição de outros protocolos escritos em Java.

De forma resumida, o TOTVS ESB é responsável por trafegar informações, de um ponto para outro, realizando as conversões necessárias por meio de recursos como:

• Fluxo de Integrações – utilizando o Editor de Diagramas, essa rotina transforma conteúdos e configura origens para que a definição dos fluxos de integração ocorra de forma facilitada.
  • Mapeamento de Códigos – considerada a operação mais crítica em uma integração entre soluções, por esse motivo, o ESB foi desenvolvido para tornar esse processo mais fácil, simples e intuitivo, utilizando mecanismos como o XLS para mapear informações tanto em formatos quanto em conteúdos.
  • Monitoramento – nesse processo, as integrações podem ser acompanhadas por meio de uma interface web, visualizando mensagens trafegadas para tomadas de ações necessárias.
  • Roteamento – identifica informações nas mensagens originais para que esta seja transformada e enviada ao destinatário correto.
  • Transformação de Formatos – realizado por meio de XLS para que os arquivos cheguem ao destinatário de forma correta, eliminando a personalização das portas de entrada e saída.

O TOTVS ESB possibilita ainda que demais aplicações tenham suas independências preservadas, sendo habilitadas a se integrar, estejam rodando dentro ou fora da empresa, com acesso às plataformas externas, sites, aplicações de clientes, fornecedores ou parceiros.

A facilidade de ter cenários de integrações configurados por meio de um editor gráfico, permite a definição de formatos, destinos, origens, mapeamentos e protocolos de comunicação na ferramenta, transformando layouts e conteúdos para que as mensagens cheguem exatamente como cada aplicação exige.

O sistema oferece um monitor para gestão de integração, desde o recebimento da mensagem até a sua entrega, facilitando a correção de problemas durante o processo, incluindo a eliminação de erros por meio de um controle automático dos destinatários das informações, garantindo o envio para o local correto pelo caminho mais apropriado, através de regras de roteamento e transformação dos dados trafegados entre eles.

Mesmo que o sistema esteja indisponível, a ferramenta garante a entrega das mensagens ou informações, realizando a sincronização total do processo assim que houver o restabelecimento da infraestrutura.

Precisando de ajuda com as integrações para seu sistema TOTVS Protheus ou RM? Fale com a CRM Services! Nossa equipe de analistas está pronta para ajudar você e a sua empresa.