Ao longo da minha trajetória a frente de uma das principais consultorias do país, especialista no ERP RM, Protheus, fluig e demais soluções da TOTVS®, conheci inúmeras empresas, com diferentes cenários, mas todas com a mesma “dor”: possuir uma solução robusta, como Protheus, fluig ou RM porém, subutilizadas, seja por falhas na implantação, falta de atualizações ou de manutenção.

Nesse ponto, é importante considerar que a implantação de um sistema de gestão empresarial vai além de apenas investir na aquisição do software e fazê-lo funcionar.

A realização de um diagnóstico da sua solução TOTVS® é essencial para verificar se todas as operações estão acontecendo como deveriam, se as rotinas do RM ou Protheus estão funcionando em sua total capacidade, se há alguma inconsistência a ser corrigida e, até mesmo, se a solução instalada é suficientemente aderente para “dar conta” de todas as demanda e processos da empresa, ou se há necessidade de personalizações.

Em resumo, o diagnóstico tem como principal objetivo avaliar a usabilidade do seu ERP e entender se as atividades geridas por ele estão funcionando de forma efetiva, além de verificar se o número de usuários que operam o sistema é suficiente para todas as demandas da empresa, qual a estrutura de TI necessária para comportar o sistema, quais as principais personalizações e outras avaliações.

Diante dessa importância, algumas empresas brasileiras já adotaram a cultura de uma rotina de diagnóstico do sistema de gestão, evitando problemas futuros. No entanto, como disse no início, a maioria das organizações acabam por encerrar os cuidados com as soluções de gestão já na fase de conclusão de implantação.

Considere três motivos cruciais para realizar o diagnóstico das suas soluções TOTVS®:

01- Suporte

Por ter o objetivo de acompanhar os processos em andamento nos ERPs RM e Protheus, e plataforma fluig, o diagnóstico acaba servindo como um suporte para as empresas que não sabem como garantir a eficácia do sistema.

02- Revitalização do ERP

Em alguns casos, a solução pode parar de funcionar ou apresentar barreiras que dificultem o seu pleno funcionamento. Quando isso ocorre, os gestores, erroneamente, podem pensar que é hora de trocar o sistema por outro. Porém, essa decisão acarreta um novo investimento, perda de tempo e de recursos financeiros na implantação de outro sistema. As soluções TOTVS® são robustas, avançadas em tecnologia e inovações e em casos como esse, o diagnóstico consegue antecipar as ações e, até mesmo, verificar se o ERP realmente precisa ser trocado ou se uma revitalização é o suficiente, evitando que a empresa faça investimentos desnecessários.

03- Retorno sobre o investimento

Para que sua solução TOTVS® entregue ROI, ela precisa funcionar de modo eficaz e, ainda, ser ágil, estratégica e entregar mais resultados para as atividades que controla. O que muitos gestores podem não saber é que, ao realizarem o diagnóstico de seus sistemas, eles conseguem prever ações, detectar o que não está sendo bem executado, identificar inconsistências, tomar decisões mais precisas, aumentar a competitividade e, consequentemente, aumentar o ROI recebido, possibilitando que o valor supere o investimento e se torne lucro para a empesa.

Diante desses motivos, cabe aos gestores avaliarem a importância da realização do diagnóstico para obterem a eficácia do seu sistema e conseguirem receber todos os benefícios que as soluções TOTVS® proporcionam para seus usuários.