ROI dos ERPs TOTVS®: como garantir?

Já se perguntou como garantir o ROI dos ERPs TOTVS®? Contar com um ERP TOTVS®, completo e integrado é sem dúvidas o pilar de inúmeros benefícios na gestão de uma empresa, como redução de custos, aumento de competitividade, maior segurança dos dados, agilidade na comunicação, melhoria na satisfação dos colaboradores, aumento de produtividade, redução de falha humana nas operações, otimização de processos, agilidade na tomada de decisão, entre outros.

No entanto, um dos benefícios mais almejados pelas empresas, com a contratação de qualquer solução TOTVS®, dado ao alto nível de investimento, é o retorno financeiro (ROI).

Assim como em qualquer outro investimento, as organizações desejam receber o valor investido de volta, e no menor prazo de retorno, ou seja, ao optar por uma melhoria, as empresas esperam que ela dê certo e retorne o valor gasto, com lucro para o empreendimento. Com a implantação das soluções TOTVS® não é diferente.

Como principal característica, as aplicações de gestão TOTVS® devem proporcionar uma alta otimização dos processos. Mas para garantir esse resultado, que deveria ser natural, o sistema deve ser, além de bem implantado, periodicamente diagnosticado, evitando falhas que, se rapidamente corrigidas, não comprometam o andamento das atividades.

Quando o ERP TOTVS® não entrega o máximo de sua capacidade, possivelmente não dará o ROI esperado.

O que fazer para aumentar o ROI dos ERPs TOTVS®?

Como, então, garantir que sua solução TOTVS® entregue ROI e não traga prejuízos para sua empresa? A forma mais eficiente de garantir o retorno do seu investimento é, justamente, realizando o diagnóstico e revitalização do software. Atualmente, muitas consultorias já trabalham com esse modelo de serviço e disponibilizam uma equipe especializada para fazer análises de usabilidade do sistema após sua implantação, adequando, também, todas as ferramentas do ERP às necessidades do negócio.

Com apoio do diagnóstico, é possível identificar lacunas e inconsistências tantos nos ERPs RM e Protheus, quanto na plataforma fluig, além de criar estratégias, verificar a necessidade de treinamento para os usuários dos softwares, identificar desvios de funcionalidades e, por fim, avaliar os riscos do negócio.

Quando uma consultoria é contratada para aumentar a performance de uso do software através de atualizações ou até revitalização do sistema, crescem as chances de atingir o ROI, elevando a competitividade da empresa, gerando alta produtividade e lucros exponenciais.