Skip to content Skip to footer

Como implantar o sistema Fluig de forma eficiente na sua empresa?  

O maior objetivo de sistemas que automatizam processos e tarefas é garantir maior eficiência e produtividade para o negócio como um todo. O sistema Fluig é uma das vias para conseguir essa otimização tecnológica.  

A plataforma Fluig permite a empresa unifique processos, pessoas e sistemas com uma interface simplificada, para que todos os departamentos saibam usar de maneira intuitiva. É uma tecnologia que ainda se conecta facilmente com ERPs, proporcionando um ambiente de trabalho moderno, colaborativo e dinâmico.  

No entanto, para realizar a implantação deste tipo de tecnologia, sua equipe de TI, em conjunto com outros setores, deve se atentar para algumas peculiaridades do Fluig. Continue a leitura e entenda as boas práticas para garantir que o sistema seja funcional e vantajoso para analistas e gestores. 

Dados e uso da automação de processos 

A necessidade de coleta, armazenamento e integração de dados para o uso inteligente das informações se torna cada vez mais essencial para empresas que querem ser competitivas no mercado. Portanto, a automação está cada vez mais presente para trazer inovações em processos e também para gestão dos negócios. 

De acordo com estudo “Índice de Automação de Empresas”, feito anualmente pela Associação Brasileira de Automação, o Brasil em 2022 teve um crescimento no uso de tecnologias de automação, totalizando um índice de 0,26, um ganho de 0,03 pontos em comparação com 2021, que teve um índice de 0,23. 

O índice funciona em uma nota de 0 a 1, do qual 0 caracteriza a ausência de automação e 1 é a automação completa dos processos da empresa. Um índice na altura de 0,20 ainda é tímido comparado com outros países, no entanto, demonstra que está em evolução com o passar dos anos. 

As áreas que automatizam processos com maior expressividade são Relacionamento com Colaborador e Relacionamento com Cliente, que segundo o estudo atingiram um patamar não alcançado nos outros anos. 

A necessidade das empresas se adaptarem ao trabalho híbrido e remoto fez com que o investimento em automação destes processos aumentasse, tanto para propiciar melhores interações com colaboradores e com clientes.  

Principais funcionalidades do sistema Fluig 

A implantação do sistema Fluig torna os processos – tanto os focados nos colaboradores quanto nos clientes – mais confiáveis, evitando desperdícios e erros manuais. Outro benefício é a redução de tempo para conclusão de tarefas, evitando que as equipes se dediquem em atividades burocráticas e foquem nas orientada a dados e estratégicas.  

Todo desenvolvimento da plataforma foi feito para facilitar e acelerar a criação de soluções digitais para os usuários de sistemas de gestão, sejam os sistemas TOTVS, legados ou outros ERPs. Esse facilitador é um diferencial em relação a outros softwares de automação de processos. 

Além disso, o Fluig potencializa ainda mais o fluxo de informações na sua empresa, aproximando a comunicação entre as áreas e os tomadores de decisões, o que agiliza a definição de estratégias. É possível perceber que o Fluig é uma plataforma de infinitas possibilidades, com soluções que engajam colaboradores, conectam parceiros e promovem experiências digitais. 

Pela versatilidade do sistema Fluig, há ao todo 6 principais funcionalidades, que se conectam a um único login com a modalidade Identity. Esta ferramenta permite acesso a aplicações internas e externas em um ambiente seguro, unificado e 100% na nuvem.  

Conheça um pouco sobre cada funcionalidade 

Funcionalidades Descrição da Funcionalidade 
Business Process Managemt – Fluig BPM  Modela, automatiza processos e coloca em prática workflows, alavancando a produtividade da operação. 
Web Content Management – Fluig WCM  Possibilita a criação de portais corporativos que permitem a colaboração entre equipes da empresa, de maneira rápida e fácil.  
Enterprise Content Management – Fluig ECM Mantém vivo o conhecimento da empresa, permitindo compartilhar, controlar e acessar documentos a qualquer hora de maneira simples e fácil. Gestão de documentos em tempo real e seguros na nuvem. 
Fluig Analytics Com o Analytics você pode criar dashboards simples e completos para as diversas áreas da empresa. Dados e informações são fundamentais, pois geram conhecimento relevante para a tomada de decisão. 
Enterprise Service Bus – Fluig ESB  Permite integrações complexas de sistemas em diferentes tecnologias, tornando-as muito mais simples e completamente gerenciáveis. A integração do Fluig é um dos grandes diferenciais do sistema, já que agiliza bastante os processos. 
Fluig Social Cria uma interface colaborativa com a publicação de informações e documentos para o público que desejar. Além de promover a troca de ideias entre os participantes em uma timeline, como uma rede social. 

Sistema Fluig: por que é a melhor escolha para gestão de ERP? 

Um dos principais diferenciais do TOTVS Fluig é ser uma solução que entende o momento do mercado tecnológico de empresas que utilizam ERPs. A robustez de um ERP pode torná-lo complexo no que tange a configurações e aplicações, por isso a mudança ou melhoria de um processo leva tempo

Quando falamos em Fluig neste contexto, todos seus recursos e funcionalidades são flexíveis o bastante para trabalhar com processos que conectam aos ERPs, independente de setor e necessidade.  

Um desses processos, por exemplo, pode ser o fluxo de aprovações, bastante comum em empresas de diferentes setores. São tarefas que precisam seguir em frente apenas quando um gestor aprova uma ação. Para evitar fazer isso manualmente, o Fluig tem todo uma construção de fluxo para atender este tipo de rotina.

Veja mais em nosso vídeo:

Além disso, o uso do Fluig não fica restrito ao desktop ou ao notebook. Pelo contrário, o TOTVS Fluig opera com mobilidade através do My Approval, My Safe ID, My Learning e o My Boards. Isso significa que é possível utilizá-lo por smartphones e tablets também, tornando a visualização de toda a gestão ainda mais fácil. 

Sendo assim, a plataforma tem como principal diferencial a integração com sistemas que já estão em execução na empresa. O Fluig TOTVS potencializa ERPs, CRMs e SCMs, somando a eles novas e ferramentas. 

3 etapas para implantar o sistema Fluig sem dor de cabeça

Agora que já entendemos o papel da automação de processos, as funcionalidades do sistema Fluig e os motivos que o torna indispensável para a gestão da empresa, está na hora de saber as 3 principais etapas para implantar essa poderosa ferramenta.  

Levante todos os processos e ferramentas atuais 

Como o sistema Fluig é eficiente com outros sistemas e softwares, além de ter um diferencial em melhorar os processos pré-existentes, existe uma primeira etapa para implantá-lo. É necessário levantar a maior quantidade possível de informações sobre os processos e ferramentas que a empresa utiliza atualmente

Dessa forma, fazer este mapeamento vai ajudar a ter uma visão do todo da gestão da empresa, ajudando também a entender onde que o Fluig pode ser melhor aproveitado internamente.  

Defina os pontos fortes, fracos e as prioridades da empresa 

Após levantar as informações e ferramentas necessárias, o foco está em fazer um grande relatório da situação. Quais processos funcionam bem e devem ser modelos para outros setores? Quais necessitam de melhorias ou quais departamentos não possuem as ferramentas essenciais?  

Essas perguntas devem ser respondidas com uma missão em mente: a meta de gestão da empresa. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a receita líquida em 10% durante o próximo ano, quais funcionalidades serão fundamentais do Fluig para ajudar a alcançar esta meta?  

Conte com uma empresa especializada para seguir todas as etapas de implantação 

Ao adquirir a ferramenta Fluig, é importante contar com apoio de uma consultoria Fluig especializada em soluções TOTVS. Assim, sua empresa terá maior aproveitamento do sistema e também terá ajuda para conectar a ferramenta com outros ERPs, como o Protheus, RM e Datasul.

Com uma empresa especializada, ainda é possível criar um projeto de fluxogramas rápidos, que facilitam a vida de diversos profissionais da empresa, sejam da área de RH, Financeiro, Logística, Vendas e mais. 

Entre em contato com nossos especialistas, que farão a Análise Humana de Negócios da sua empresa e proporá o melhor projeto Fluig para as necessidades da sua empresa.  

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now