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4 técnicas de oratória que todo gestor de TI deve conhecer 

Aristóteles e Cícero são os principais teóricos sobre a oratória, conhecida como comunicação oral fundada na Grécia e no Império Romano. A oratória, como estrutura de discurso nesta época, era uma transmissão de informação e de conhecimento comum. Esse conhecimento evoluiu para técnicas de oratória voltadas para o ambiente empresarial, como cursos, palestras e lideranças.  

Essas habilidades podem fazer toda a diferença na carreira profissional e também na vida pessoal. No universo da tecnologia, em que o estudo individual e profissionais autodidatas é estimulado, técnicas como comunicação e oratória se tornam fraquezas.  

Neste artigo vamos explicar o que é oratória, para que ela serve e quais as vantagens para profissionais de TI terem essa habilidade.  

O que é e para que serve a oratória? 

A oratória é, objetivamente, a capacidade para falar e expor um ponto de vista em público de maneira clara, atrativa e compreensível. A palavra advém do latim “orare”, que significa “falar ou expor em público”.  

A oratória serve como uma habilidade de convencimento, persuasão ou apenas para atrair público. Por conta disso, é uma técnica especialmente importante para certos profissionais, como políticos, publicitários, gestores, empresários e figuras públicas e de entretenimento. 

Apesar disso, técnicas de oratória podem ser um diferencial para qualquer profissional, desde analistas de TI, gestores de TI e um diretor de Tecnologia da Informação.  Desde os gregos, as técnicas de oratória não eram entendidas como dons, mas sim algo que necessitava de aperfeiçoamento.  

Para desenvolvê-la, a participação ativa e testes práticos são essenciais. Entre os exemplos estão os discursos em público, apresentações em grupo, monólogos e palestras.  

Qual a relação entre técnicas de oratória e processos de TI? 

Como vimos anteriormente, a função da oratória é transmitir uma mensagem com clareza e de forma atrativa para um público específico. Por isso, é uma habilidade ampla, para diferentes situações e pessoas.  

A relação com a TI acontece para facilitar a comunicação entre a equipe, principalmente se tratando de lideranças de TI. Particularmente para os gestores de TI, que constantemente precisam estar em reuniões de negócio, realizar apresentações de resultados e manter os processos de desenvolvimento de pessoas em dia, as técnicas de oratória são soft skills diferenciadas.  

São diversas vantagens que a oratória pode trazer para o dia a dia profissional, conheça algumas que farão a diferença. 

Quais as vantagens de gestores de TI aprenderem técnicas de oratória? 

Seja qual for a área de atuação, quanto mais um profissional passa por cargos de liderança, mais é necessário melhorar a comunicação no trabalho. Os cargos de gestão são extremamente estratégicos para o negócio, e essa realidade vale para qualquer setor, desde atendimento ao cliente até a área que atua totalmente nos bastidores, como a área da tecnologia.  

Portanto, essa lógica se mantém para líderes da área da Tecnologia da Informação, que possuem atividades fundamentais para o andamento do negócio, como implantação de softwares, manutenção de hardwares, novas tecnologias que ajudam a reduzir custos, entre outras questões. 

Entenda 3 vantagens para o uso de técnicas de oratória neste contexto. 

Evolução profissional 

A fala se torna uma habilidade essencial para profissionais que querem crescer na carreira e alçar voos na empresa, chegando a cargos de liderança, como coordenação, gerência e direção. São funções em que habilidades comportamentais são requisitos básicos para o andamento da rotina.  

Uma liderança ruim afeta todas as etapas de tarefas e também o desenvolvimento profissional de quem está começando, como os analistas. Por isso, treinar e evoluir a fala e comunicação faz parte da evolução profissional e as empresas procuram esses perfis mais despojados e comunicativos.  

Aumentar a comunicação no trabalho 

Dizem que é possível resolver diferentes atritos através da conversa, e isto é verdade. A oratória é uma grande aliada para solucionar conflitos, evitando brigas e violências verbais. Gestores de TI que potencializam a oratória possuem mais capacidade de resolver estas questões complexas, que envolvam pessoas com pensamentos diferentes, por exemplo.  

O aumento da comunicação não é simplesmente jogar conversa fora, é um ganho substancial para tornar o ambiente colaborativo e agradável para todos da equipe. Atualmente, temas como assédio moral no trabalho e comunicação violenta estão em voga, justamente por serem características que afetam diretamente a produtividade e eficiência de profissionais.  

Gestores da área da tecnologia que se preocupam em como se comunicar e se portar na frente de seus liderados, inclusive para prevenir problemas maiores envolvendo a saúde mental dos colaboradores, saem na frente no mundo corporativo. 

Auxilia na gestão estratégica da Tecnologia da Informação 

Para quem ocupa cargos de liderança, bons discursos conseguem engajar e motivar equipes, conquistar novos clientes e parcerias, e também defender opiniões em momentos estratégicos quem envolvam o setor de tecnologia.  

A gestão da Tecnologia da Informação faz uma grande diferença no dia a dia das empresas, pois ela é responsável por garantir o bom funcionamento de todos os sistemas da empresa, desde configurações, implantações, integrações, segurança da informação, novas tendências de TI etc.  

As técnicas de oratória vão ajudar a comunicar e convencer a alta diretoria para as prioridades e necessidades do setor, seja para contratar novos profissionais, aumentar o orçamento de TI ou investir em otimização de sistemas. Todas as atividades são estratégicas para o setor estar em pleno funcionamento. 

4 dicas para usar técnicas de oratória na área de TI 

Para aprender a lidar com o medo de falar em público e começar a se expressar melhor na hora de dar feedbacks construtivos e participar de em reuniões de negócio, veja 4 dicas essenciais para aplicar corretamente as técnicas de oratória. 

Treine a respiração corretamente e use bem as pausas 

A principal técnica da oratória é a dicção, ou seja, falar eloquentemente. Para isso, o treinamento da respiração é fundamental para que a fala seja entendida claramente por todos. A falta dessa técnica resulta em falas ofegantes, com o orador engolindo palavras por conta da respiração.  

Uma respiração ruim causa desconforto na plateia e atrapalha a compreensão do conteúdo. Nesse sentido, para prevenir este problema é válido fazer exercícios respiratórios.   

Outro fator que influencia está no bom uso das pausas durante a fala. A dica é buscar o equilíbrio entre intervalos, principalmente em quebras temáticas ou quando é necessário utilizar analogias.   

Se preocupe com a postura corporal e evite manias 

A postura em frente ao público precisa transparecer confiança e credibilidade. Nesse caso, o indicado é realizar alguns exercícios físicos para eliminar a tensão. Relaxar é essencial para ser um bom orador, afinal, falar com naturalidade é a característica mais presente em pessoas que demonstram confiabilidade.   

Além da fala e expressão facial, se preocupe com o restante do corpo. Dessa forma, evite ficar completamente parado, caso seja necessário falar em público ao vivo, em uma palestra, por exemplo.   

Em momentos de falar em público, segure os movimentos involuntários, ou manias, como balançar a perna o tempo todo. São trejeitos característicos de ansiedade que podem incomodar o público.   

Aposte na objetividade em seu discurso 

Apesar do treinamento da oratória passar pela necessidade de explicar fundamentos, ou ter argumentos embasados, essa fala atrativa precisa ser objetiva, com um tempo definido. Falas muito longas e cheias de rodeios incomodam e fazem as pessoas perderem o interesse.  

Monte um roteiro para auxiliar o formato do discurso, pois ele será excelente para sintetizar o que é necessário ser dito. 

Tenha auxílio do storytelling 

Storytelling é uma habilidade que complementa as técnicas de oratória, e significa história contada. Mas não qualquer história, é necessário transmiti-la com uma mensagem que seja emocionante e inesquecível.  

Para engajar as pessoas com sua fala, os principais elementos do storytelling são: o personagem/protagonista, a dificuldade a ser superada (jornada de herói) e aprendizado final. Utilizando esses conceitos, o interlocutor passa a ter mais facilidade de comunicar atrativamente e potencializar a oratória. 

Como investir em técnicas de oratória para a área de TI?  

Percebeu como essas técnicas podem alavancar seu desempenho profissional? Até mesmo na hora de defender um liderado, um projeto ou um investimento necessário, a boa comunicação faz toda diferença no trabalho.  

Para garantir uma boa qualificação profissional e desenvolver técnicas de oratória para falar em público, a recomendação é fazer alguns cursos introdutórios e abrir conversas com profissionais da área da comunicação. Há ainda diversos tipos de treinamentos corporativos que abrangem essa habilidade e podem te ajudar. 

Para diretores de TI, falar em público e se apresentar de forma segura e com credibilidade são habilidades fundamentais para o sucesso profissional, da mesma forma que seguir as tendências do setor de tecnologia para aplicar as melhores ferramentas no seu negócio.  

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