Skip to content Skip to footer

DCTFWeb: fique atento! Multas automáticas por atraso começam em julho 

Documentos da DCTFWeb enviados após o prazo passarão a receber encargos automaticamente, independentemente de quais períodos de apuração se refiram. 

A partir de 1 de julho de 2022, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) passará a emitir Multa por Atraso no Envio de Declaração (MAED) de forma automática se a documentação for enviada depois do prazo.  

Tanto a notificação do encargo, quanto o DARF para pagamento serão emitidos no mesmo momento do envio da declaração, gerados diretamente pelo sistema.  

Sobre a MAED 

A MAED está prevista no art. 32-A da Lei nº 8.212 de 1991. Ela atua sempre que a obrigação for entregue após o prazo legal, possuir incorreções ou não for entregue. O valor é de 2% multiplicado pelo número de meses em atraso, limitando a 20% desse montante. Ou seja, caso a multa for superior a 20%, ela é fixada pois este é o percentual máximo aplicável. 

Multas, Reduções e Descontos 

A multa mínima é de R$ 200,00 para DCTFWeb sem movimento (quando não há fato gerador de tributos) e de R$ 500,00 nos demais casos. Se forem identificados erros ou a declaração não for entregue (omissão), o contribuinte é intimado a corrigir os erros ou enviar a DCTFWeb, respectivamente. 

Se enviada antes de qualquer procedimento de ofício, como o recebimento de intimação fiscal, o valor da multa é reduzido em 50%. Ou em 25% se a apresentação da declaração for dentro do prazo estabelecido na intimação. 

Para o contribuinte MEI, a multa tem redução de 90%. Já para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, o valor cai pela metade (50%). 

Se o pagamento da multa for realizado dentro de 30 dias, o contribuinte ainda conta com um desconto de 50% no DARF.   

Envio DCTFWeb em sistemas TOTVS

Para evitar problemas com o envio da documentação via ERP, conte com quem entende do assunto.

A CRM Services possui mais de 13 anos de mercado, oferecendo consultoria nos sistemas Protheus e RM.

Fale hoje mesmo conosco e organize suas obrigações.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now