Integrações TOTVS via API ou WebService

Saiba como as integrações TOTVS via API ou Webservices podem ajudar você a conecetar seu ERP com outras soluções tecnológicas da sua empresa.

Para automatizar processos específicos, ou com particularidades exclusivas, as empresas adotam diferentes softwares, complementares ao ERP. Mas como organizar todas essas informações e dados gerados por todos esses sistemas? É nesse momento que entram as APIs e o WebService.

Quando o assunto é integração entre softwares de mercado e aplicações TOTVS como Protheus, RM ou Fluig, o caminho natural são as APIs (Application-Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) – série de regras e protocolos responsáveis pela comunicação entre softwares e sistemas digitais.

Pode parecer óbvio, mas antes de realizar integrações entre soluções TOTVS é importante checar se esse serviço está ativo no sistema. O TOTVS RM, por exemplo, vem com o WebService desabilitado por padrão. É preciso ativá-lo via IIS ou via Host do RM, antes de partir para integrações.

Por meio de uma integração via API ou WebServices, diferentes sistemas, sejam TOTVS ou de mercado, aplicativos e até máquinas, compreendem instruções, seguem comandos, interpretam e trocam informações e realizam fluxos completos entre plataformas, como por exemplo: efetuar lançamentos contábeis; emitir notas fiscais; atualizar dados de clientes; enviar e-mails individuais ou em grupos; entre outras tarefas, através da criação de códigos modulares e reutilizáveis.

As APIs mais utilizadas são: REST, SOAP, XML-RPC e JSON-RPC. A API REST (Representational State Transfer): conjunto de regras e princípios de arquitetura web, por exemplo, é considerada a evolução do Webservice e a empregada com mais frequência em integrações.

A tecnologia de APIs estão presentes também no desenvolvimento de sites e aplicativos. Ela define como os componentes dos softwares devem interagir entre si, ou seja, a maneira como um app se comunicará com outro para obter, tratar e fornecer dados.

TOTVS API Services – o que é?

Seguindo a tecnologia das APIs, a TOTVS desenvolveu o TOTVS API Services. Trata-se de um sistema de integração nativa com os ERPs Protheus e RM, criado para facilitar a consulta em bases de dados externas de modo automático, como:

• Receita Federal – a solução proporciona a verificação de validade de notas fiscais junto à Receita, além de acesso rápido às bases de dados abertos, incluindo ao cadastro do Simples Nacional.
  • Suframa – através da aplicação é possível checar a situação de enquadramento de qualquer CNPJ junto à Suframa, garantindo a regularidade fiscal de suas operações com parceiros na Zona Franca de Manaus.
  • Sintegra – o sistema facilita a consulta de Inscrição Estadual junto à Sefaz, permitindo a verificação da situação cadastral de clientes e fornecedores através de informações disponíveis nas bases de dados desse sistema.

Com o TOTVS API Services é possível consultar, via WebService, Inscrições Estaduais de clientes ou fornecedores, saber se um CNPJ ou CPF está ativo, além de automatizar a checagem de informações e preenchimento dos registros de forma automática, rápida, segura, sem necessidade de desenvolvimento no Protheus ou RM. Para utilizar o TOTVS API Services é preciso contratar o serviço, que cobra uma taxa por consulta realizada.

Integrações por APIs ou WebServices demandam um entendimento técnico mais aprofundado, para que haja padronização na troca de dados entre diversos softwares, escritos em diferentes linguagens, tecnologias diferentes, ou que usem sistemas operacionais diferentes. Essa é uma das principais especialidades da CRM Services. Ao longo dos anos, apoiamos empresas a reduzir custos e aumentar o ganho de performance e produtividade por meio de integrações via API ou WebService.