Skip to content Skip to footer

O iceberg invertido – A escalabilidade do seu ERP

Por Alan Lopes, CEO CRM Services.

Já pensou na escalabilidade do seu ERP? Em quase a totalidade dos contatos que temos com empresas usuárias das soluções TOTVS®, invariavelmente encontramos o mesmo cenário – investimentos e mais investimentos em uma solução robusta e inovadora, mas com usabilidade bastante limitada.

Mesmo que direcionem grande parte de seus orçamentos, tempo e equipes focadas em projetos para otimização dos softwares, ainda assim, 90% das empresas utilizam soluções paralelas e complementares aos sistemas TOTVS®.

O que essas empresas desconhecem (ou preferem não utilizar, por alguma ideia equivocada sobre altos investimentos ou customizações), é que grande parte de seus processos e rotinas já estão mapeadas e nativas em sua própria solução, mas acabam utilizando apenas o que veem à primeira vista; e todo o restante – a parte que vai de fato, trazer resultados competitivos, passa despercebida, como um iceberg.

Seguindo essa linha de raciocínio, pense em sua solução TOTVS® como um grande iceberg. Pare por um instante e analise a usabilidade atual da ferramenta.

Estatisticamente, o uso real do sistema pela maioria das empresas é de 20% a 30%. Mas debaixo desse “iceberg” está escondida uma parte gigantesca de gelo – tudo que sua empresa precisa para ser mais competitiva.

A CRM Services atua como consultoria especialista TOTVS há mais de 20 anos e durante nossa trajetória, criamos metodologias focadas em transformar a experiência e potencializar o uso das soluções da companhia, “invertendo a posição do iceberg”. Em outras palavras, aumentar a escalabilidade do seu ERP.

Como a maioria das empresas tendem a seguir uma linha de “economia cognitiva”, trilhando o caminho mais fácil, similar a rotina atual – sem grandes mudanças em processos ou operações, acabam fazendo exatamente a mesma coisa com o uso dos ERP’s Protheus, RM ou plataforma Fluig. Limitam o uso a operações administrativas, controlando somente o que é essencial, deixando de lado toda a estratégia, inovação, agilidade e integração que as soluções oferecem.

Um diagnóstico de usabilidade da sua solução TOTVS® é vital para garantir a vida, a estrutura organizacional e crescimento da sua empresa, e, principalmente, os planos e projetos para os próximos anos, como: aumentar a lucratividade, o volume de negócios e a presença da companhia no mercado.

Entre outros benefícios, o conceito do iceberg invertido (traduzido para a otimização do uso dos softwares) é a chave para a escalabilidade e o desenvolvimento sustentável das atividades em médio e longo-prazo, potencializando processos, transformando informações em estratégias.

Se sua empresa ainda não chegou onde esperava, mesmo com soluções altamente tecnológicas e inovadoras, será que não é hora de analisar o que está acontecendo sob a água?

Alan Lopes é CEO e Fundador da CRM Intelligence Services– consultoria especialista em implantação, suporte, atualizações, desenvolvimento e treinamento nas soluções TOTVS® – Protheus, RM e fluig.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now