Criado para revolucionar o mercado de software de gestão, o sistema TOTVS Microsiga Protheus nasceu com o objetivo de integrar dados e processos em um único ambiente.

Sendo o sistema TOTVS Protheus um dos precursores do mercado de ERP (Enterprise Resource Planning), criamos esse artigo baseado na história, fatos curiosos, áreas de atuação, requisitos básicos e sobre como funcionam os módulos do software que hoje é líder no mercado brasileiro.

Como surgiu o sistema Protheus da TOTVS?

Como Surgiu o sistema Protheus?

Siga Advanced foi a primeira geração de softwares de gestão da companhia, antecessora ao sistema TOTVS Protheus.

Com foco em processos administrativos, baseado em metadado, flexível, customizável e com armazenamento em DBF, o Siga Advanced tinha uma arquitetura Client/Server simples e até certo ponto, intuitiva.  

Com o passar do tempo, a Microsiga foi ganhando mercado e investindo na evolução de seu sistema, lançando a segunda gestão do Siga Advanced em 1995, incorporando novos módulos à solução.

A terceira e a quarta geração do Siga Advanced chegaram carregadas de melhorias nos processos de negócios, uma nova interface gráfica baseada no padrão Microsoft Windows, características de ferramentas de CRM, uso de bancos de dados como SQL e Oracle e um novo nome: Siga Advanced Classic, além de contar com dois idiomas, português e espanhol, dando inicio ao processo de internacionalização da provedora.

O nome Protheus surgiu na quinta geração do software, considerado um marco dentre as versões da desenvolvedora devido a reformulação total da arquitetura do produto, baseado, no modelo de três camadas, compilador e linguagem próprios. O nome é uma referência à divindade grega dos rios e oceanos denominada de Proteu.

No ano de 2007 a empresa lançou o Protheus 10, versão mais robusta das gerações, com indicadores de gestão gerenciais, Balanced ScoreCards, Datawarehouses, KPI e Workflow, além da adequação do software para diversos segmentos de mercado.

Foi então que em 2009 a desenvolvedora iniciou a incorporação de empresas concorrentes como: Logocenter, RM e Datasul. Nesse momento, nasceu a TOTVS, dividindo seus softwares em séries, linhas de produtos e segmentos.

Nesse momento, o Microsiga Protheus passou a ter duas linhas: série T (com todos os módulos do sistema) e série 3 (conjunto menor de módulos e restrição a personalizações).

Em 2015 a TOTVS lançou a versão 12 do sistema Microsiga Protheus, considerada a última versão do ERP, com novo Guidelines desenvolvido utilizando Design Thinking, melhores práticas de mercado, além de produtos vocacionados para mais segmentos de mercado.

De lá para cá, o sistema TOTVS Protheus recebe atualizações através de releases que contêm inovações, melhorias e ajustes no software.

Por que relacionar um sistema com um Deus Grego? 

Na mitologia grega Proteu é conhecido como uma divindade versátil, flexível e de fácil adaptação. Da mesma forma, o sistema Protheus consegue se encaixar em várias regras de negócio. Além disso o sistema é totalmente personalizável devido ao ADVPL, linguagem que foi utilizada em sua criação.

Requisitos Básicos para utilizar o sistema Protheus da TOTVS

Requisitos Básicos para utilizar o sistema Protheus

Sobre Implantação, requisitos técnicos e apostila do sistema Protheus. 

Atualmente temos dois tipos diferentes de utilização. A padrão onde o sistema é implantado em uma infraestrutura própria, com uma instalação local. Nesse modelo, o Protheus roda em servidores com SUSE Linux Enterprise Server, Red Hat Enterprise Linux e também o Microsoft Windows Server seja ele 32 ou 64 bits.

Já na outra ponta temos a utilização do Protheus hospedado e implantado na própria nuvem da TOTVS®. Dessa forma, o cliente depende somente de uma boa conexão de internet para aproveitar todo o desempenho e versatilidade que o sistema Protheus oferece.

Escolher entre os dois tipos de implantação e utilização vai muito do tipo de operação que o cliente utiliza. Os módulos contratados e o volume de dados também influenciarão na escolha. Em alguns casos será necessário investir em infraestrutura para atender a demanda. No entanto, em outros somente utilizar o sistema na nuvem já será suficiente.

Para apoiar o acompanhamento de toda a evolução técnica do sistema TOTVS Protheus, a TOTVS disponibiliza apostilas virtuais em seus canais técnicos como o TDN, com login exclusivo para clientes da solução.

Módulos do sistema Protheus

Módulos do Protheus

Processos, módulos e cursos no sistema TOTVS Protheus.

Devido a versatilidade do sistema Protheus, não é necessário pagar e utilizar todos os módulos disponíveis de uma só vez. Alguns módulos são destacados por serem importantes em etapas chaves dentro de uma organização. Por isso eles são contratados pela maioria dos clientes.

Abaixo vamos detalhar alguns deles:

Financeiro

Esse módulo financeiro é responsável por conter as funções básicas como contas a pagar e receber, fluxo de caixa, extrato bancário, automação bancária para emissão e registro de boletos, controle de empréstimos, tesouraria e muito mais.

Compras

Aqui temos as funções básicas que irão auxiliar seu departamento de compras. Tais como: pedido de compra, orçamento, cotações, nota fiscal de entrada e muito mais.

Faturamento

Responsável por cuidar das notas fiscais eletrônicas, o módulo de faturamento automatiza parte do trabalho relacionado a legislação brasileira. Sendo assim, ele auxilia nas análises da empresa como também nas políticas comerciais.

Fiscal

Falando um pouco mais sobre a legislação brasileira, este módulo fiscal é o responsável em se adaptar e se manter atualizado de acordo com a complexa legislação que temos atualmente no Brasil. Lidando com livros fiscais, apurando impostos e gerando demonstrativos, atendendo todas as necessidades do mercado local e sendo o grande diferencial do sistema Protheus.

Estoque/Custos

Se você possuí estoque em sua empresa, certamente esse módulo irá se tornar uma ferramenta importante para o seu negócio. Ele serve para administrar a gestão de seus produtos, o inventário, a movimentação e rastreabilidade de seus itens que estão em estoque, sejam eles matérias-primas ou produto final.

PCP

Um dos primeiros módulos desenvolvidos pela TOTVS®, o PCP carrega toda a expertise da companhia em práticas de mercado e processos de manufatura. Com a solução, é possível formalizar todas as atividades que sua empresa executa no mesmo local, facilitando muito o fluxo produtivo.

Voltando a parte técnica, vamos falar um pouco sobre a Arquitetura do sistema Protheus

Utilizando a tecnologia By You, operando sobre a estrutura Cliente/Servidor nível 5, o Protheus se divide em 3 camadas para sua aplicação.

Temos a camada Cliente, que é responsável pelo que chamamos de “Front-End” ou seja, é a apresentação da aplicação.

Temos também a Aplicação no Servidor, onde estão armazenadas todas as regras de negócio, ficando encarregada de todo o processamento das mesmas.

E, para finalizar, a última camada – o Banco de Dados, suporta o gerenciamento dos dados armazenados no sistema.

Falando em Banco de Dados o Protheus é compatível com os seguintes bancos abaixo:

  • Microsoft SQL Server
  • Oracle
  • PostgreSQL
  • MySQL
  • Sybase
  • IBM DB2
  • IBM Informix

Protheus – Sistema nos dias atuais

Com o lançamento de seu mais recente release (versão) 12.1.23, o Protheus conta com novas funcionalidades, maior eficiência, aumento de performance e tecnologias adequadas para as novas exigências e obrigatoriedades fiscais.

Temos um artigo explicando detalhadamente as novidades para você. Outro ponto de destaque são os altos investimentos da desenvolvedora na experiência e integração de uso por meio da sua ferramenta fluig. Uma grande aposta da TOTVS® para integração com sistemas de gestão legados, onde não temos impactos significativos no próprio ERP em si.

Está em dúvida sobre o que é release? Montamos um artigo detalhado onde contamos um pouco mais sobre os releases que já foram criados e como será o novo ciclo de vida das novas atualizações da TOTVS. Leia mais aqui.

Dificuldades com seu sistema Protheus ?

Dificuldades com seu sistema Protheus ?

A consultoria TOTVS CRM Services, está no mercado desde 2009, destacando-se como a maior consultoria especialista nas soluções Microsiga Protheus, RM e fluig, auxilia empresas nas entregas fiscais, parametrizações, reestruturação de processos, manutenção dos ERPs e organização da base de dados dos negócios.

Focados em proporcionar a melhor experiência de uso dos sistemas, oferecemos treinamentos com consultores seniores, com mais de 20 anos de experiência nas soluções TOTVS®, transmitindo seus conhecimentos sobre o sistema Protheus e as melhores práticas de mercado.


Saiba mais sobre nossos serviços em Consultoria Protheus, e não tenha receio em nos chamar, estamos sempre disponíveis para atendê-lo.

Deseja que a CRM Services te apoie no suporte? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!