Skip to content Skip to footer

Veja todas as novidades do TOTVS RM 12.1.2402 

A atualização do TOTVS RM 12.1.2402, assim como as últimas que vêm ocorrido, vem pela crescente demanda de mudanças legislativas e necessidade de estar em conformidade jurídica.  

Da mesma forma, empresas procuram por uma gestão empresarial mais ágil, flexível e, sobretudo, segura e controlada. Neste contexto, as novidades introduzidas visam não apenas simplificar os processos diários, mas também entregar novas funcionalidades e aumentar a eficiência e compliance. 

Neste conteúdo vamos falar de todas as novidades da nova versão do RM TOTVS. Continue a leitura. 

As atualizações TOTVS RM anteriores  

Ao longo dos anos, o TOTVS RM tem passado por uma série de atualizações importantes, cada uma trazendo consigo novidades e melhorias. As versões anteriores estabeleceram a base para os avanços desta nova versão chegasse, portanto contribuíram para inovações tecnológicas.  

 Veja mais sobre as versões anteriores: 

  • Linha RM 12.1.2302: Introduziu melhorias na usabilidade e na interface do usuário, tornando o sistema mais intuitivo e facilitando a realização das tarefas diárias. 
  • RM 12.1.2306: Focou em aumentar a segurança dos dados e a conformidade com a LGPD, além de trazer otimizações na performance do sistema. 
  • TOTVS RH Linha RM 12.1.2310: Apresentou novas funcionalidades no módulo de gestão de pessoas, incluindo ferramentas avançadas para o gerenciamento de talentos e desenvolvimento de carreiras. 

Principais novidades do RM 12.1.2402 

Entre uma versão e outra de um sistema TOTVS há melhorias e novas funcionalidades para utilizar. Dessa forma o sistema continua seguindo a legislação, enquanto adere às demandas recentes por mais inovação tecnológica.  

Benefícios flexíveis no módulo Gestão de Pessoas  

Com a nova integração do TOTVS RH – Linha RM 12.1.2402 com o Benefícios Flexíveis by Swile, é possível associar diversos benefícios registrados no sistema a um único Benefício Swile.  

Isso significa que agora o sistema traz maior liberdade de configurar benefícios. Basta estabelecer regras e valores específicos que se alinhem às necessidades da sua organização, trazendo ainda mais flexibilidade para os colaboradores 

Automação de ponto de acordo com a Portaria 671 e batida de ponto  

A Linha RM 12.1.2402 permite gerar um Relatório do Espelho do Cartão de Ponto, em conformidade com as exigências da Portaria 671. Esta mudança visa assegurar os registros de ponto de acordo com a legislação trabalhista.  

O espelho de ponto agora contará com informações detalhadas como:  

  • Horários de entrada e saída; 
  • Horas trabalhadas; 
  • Origem das marcações. 

Além disso, esta nova versão foi desenvolvida com a tecnologia Smart View. Assim, o relatório garante uma experiência de usuário mais acessível e simplificada na hora de acessar os dados.  

Outra inovação foi a introdução do Layout de Importação de Batidas, aumentando a precisão na importação dos registros de ponto. O TOTVS RH – Linha RM 12.1.2402 passa então a incorporar o CPF no layout AFD (Arquivo de Fonte de Dados). 

A mudança permite a identificação das marcações tanto pelo CPF quanto pelo PIS, ou uma combinação de ambos. O método anterior que se baseava exclusivamente no PIS. 

Ponto por geolocalização com o APP Meu RH 

A nova versão do RM 12.1.2402 contribui para tornar o ambiente corporativo mais acolhedor e inclusivo. Isso ocorre pois no aplicativo Meu RH, a funcionalidade de registro de ponto por geolocalização foi aprimorada para ser ainda mais acessível.  

Agora, os colaboradores podem marcar o ponto simplesmente com um duplo clique no botão designado para tal ou basta pressionar a tecla Enter. Esta atualização busca simplificar o processo de registro de ponto para colaboradores com deficiência visual. 

Mudanças no módulo Folha de Pagamento 

O TOTVS RH – Linha RM 12.1.2402 introduz melhorias significativas para aprimorar a gestão de Folha de Pagamentos, oferecendo novos relatórios com a tecnologia Smart View para uma análise clara e personalizável de dados, como recibos de férias e avisos prévios trabalhados.  

A atualização facilita a retificação automática da folha, seguindo as diretrizes do Parecer SEI 16120/2020, para maior conformidade com a legislação trabalhista. Além disso, otimiza as rescisões por transferência, evitando duplicação de valores e garantindo a correta retenção de imposto sobre férias pagas.  

O sistema foi atualizado para suportar o novo layout da DIRF 2024, permitindo alterações cadastrais futuras sem impactar a folha atual e introduzindo relatórios detalhados de histórico salarial e analíticos de IRRF.  

Homem negro utilizando  uma lupa para analisar os gastos financeiros da empresa

Adicionalmente, proporciona um agrupamento mais preciso de lançamentos financeiros por coligada na DCTFWeb, melhorando o controle e a precisão das informações financeiras. 

Melhorias na integração com o eSocial  

O RM 12.1.2402 ainda introduz atualizações essenciais para simplificar a conformidade com o eSocial. O que inclui adaptação ao novo layout S-1.2 e melhorias na gestão de processos trabalhistas e dados de dependentes.  

Agora, enviar dados de processos trabalhistas e gerenciar informações de tributos decorrentes destes processos ficou mais direto. A versão permite também a vinculação de números de processos a eventos específicos, otimizando a precisão na gestão de incidências como IRRF, INSS e FGTS. 

Outra novidade foi o aprimoramento da integração para o cadastro de dependentes de autônomos e a unificação de períodos de folha de pagamento, mediante retificação evitam divergências de dados. 

Além disso, o cadastro de Previdência Complementar foi simplificado, eliminando a necessidade de digitação manual e integrando automaticamente dados para facilitar o envio ao eSocial.  

Outra mudança ocorreu no gerenciamento de reembolsos médicos, que passou por otimização. Dessa forma, o registro e a visualização de dados se tornaram mais eficientes, permitindo a associação simplificada dos funcionários com os eventos de reembolso. 

Benefícios ao atualizar para versão RM 12.1.2402  

A atualização para o RM 12.1.2402 não é apenas uma questão de manter o software em dia, mas um investimento estratégico que pode resultar em ganhos de performance e eficiência.  

As empresas que optarem pela atualização se beneficiarão de processos mais ágeis, seguros e em total conformidade com as exigências legais atuais. Vejamos alguns exemplos dos ganhos em performance e eficiência. 

Ganhos em performance 

Os ganhos de performance estão focados em dias grandes mudanças. Veja mais detalhes sobre cada um: 

  • Segurança e saúde ocupacional: nova otimização na Geração de Exames Pendentes, acelerando a geração de exames. O que permite dividir o processo em Jobs. Essa melhoria reduz o tempo necessário para completar a rotina em até 70%, agilizando significativamente a operação. 
  • Folha de pagamento: mudança no fracionamento de Jobs no Cancelamento de Movimento e na Geração de Lançamento Financeiro. Assim facilita o cancelamento de movimentos na Ficha Financeira e a criação de Lançamentos Financeiros.  

Maior eficiência 

Da mesma forma, os ganhos em eficiência também surgem em duas principais atualizações na versão RM 12.1.2402, sendo elas: 

  • Autenticação Aperfeiçoada via TOTVS Identity: O acesso do aplicativo Meu RH ficou mais rápido com a integração aprimorada do TOTVS Identity. Será necessário utilizar credenciais de acesso juntamente com o MFA (Múltiplo Fator de Autenticação) apenas na primeira vez. Depois basta utilizar a biometria do celular para um acesso rápido e seguro aos recursos do app. 
  • Aprimoramento na Gestão de Logs para Notificações e Comunicados: maior eficiência nos logs de Push Notifications e Comunicados de RH dentro do aplicativo Meu RH. Isto melhora a visão do histórico de lançamentos, a remoção de registros já processados e a manutenção eficiente dos dados na tabela do banco de dados. 

Como atualizar para o RM 12.1.2402?  

A transição para a versão 12.1.2402 é um processo que requer planejamento e atenção aos detalhes. Recomenda-se seguir as orientações técnicas fornecidas na documentação RM TOTVS.  

Além disso, compensa ainda entrar em contato com consultoria RM, que irá seguir as etapas e cuidados necessários para que a implantação ocorra sem mudanças bruscas que impeçam as entregas rotineiras.  

Isso inclui a realização de backups de segurança, e a revisão de processos internos afetados pelas novas funcionalidades. Entre em contato com os especialistas da CRM Services e faça todas as melhorias com o TOTVS RM 12.1.2402 de forma suave e produtiva.  

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now