TOTVS Identity: Utilize uma mesma senha para todos os sistemas de sua empresa

A solução de gerenciamento e controle de identidades permite acesso à múltiplas plataformas, sejam às aplicações internas ou externas.

Gerenciar inúmeras senhas, para acessos à diferentes ferramentas, sempre foi um problema para quem cuida da gestão de sistemas de uma empresa, chegando a ser considerado um influenciador negativo na produtividade. Baseada nessa demanda, a TOTVS oferece o TOTVS Identity.

Aplicativo desenvolvido por meio do fluig, o TOTVS Identity é uma aplicação 100% SaaS, com ambiente de produção hospedado na AWS (Amazon Web Services). Esse cenário garante escalabilidade virtual e atendimento das requisições por qualquer servidor, sem impacto para o usuário em caso de falha.

módulos fluig
O Identity compõe o conjunto de soluções do Fluig

Com um único login, a solução de gerenciamento e controle de identidades permite acesso à múltiplas plataformas, sejam às aplicações internas ou externas, através de um ambiente unificado, totalmente seguro e na nuvem.

A ferramenta oferece a gestão centralizada de acessos, com um ambiente exclusivo para administradores onde é possível consultar usuários criados ou importados, e-mails, status e tipo do usuário, cadastrar, desativar e reativar contas, função das contas, provisionar no Active Directory, enviar convites por e-mail, redefinir a configuração MFA (Multi-Factor Authentication ou Autenticação Multifator), além de atribuir aplicativos e associar usuários a grupos.

Se o objetivo for vincular aplicativos em massa, os grupos são o meio ideal para a ação. O Identity também permite a criação de novos apps Padrão ou GoodData.

A partir da integração do TOTVS Identity, por meio do Microsoft Azure, com o Active Directory (AD) – ferramenta utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, é possível incluir, importar, gerenciar e ativar novas contas e autenticar acessos via Desktop SSO, utilizando as credenciais do sistema operacional Windows.

Essa sincronização de usuários entre o Identity e o Active Directory é realizada através de uma aplicação chamada SmartSync. Todos os usuários importados através dessa integração precisam ser aceitos pelo administrador da plataforma.

Como configurar os acessos

Para determinar os acessos de cada usuário, basta acessar a lista no Menu Usuários. Nela estarão todos os cadastros, sejam importados do Active Directory, quanto os criados manualmente, e, ao lado de cada nome, encontrará a opção do tipo da conta: Usuário Básico ou Administrador Corporativo, além do status na empresa: se Ativado, Convidado ou Desativado.

Melhorias e mudanças

A TOTVS realizou algumas melhorias recentes para otimizar a experiência dos usuários, uma delas foi no cabeçalho da plataforma, tornando-o mais moderno e funcional, com seus itens alocados na própria barra superior, dando maior destaque para opções mais acessadas.

Outra mudança foi a disponibilização da troca de e-mails, sendo possível alterar facilmente a informação através do menu Gerenciar Conta, com validação do novo email.

Com a liberação do administrador, usuários básicos poderão realizar o controle dos seus próprios dados, bem como alterar seu e-mail de acesso. Além disso, ao marcar dados como pessoal, o usuário terá a vantagem de realizar o gerenciamento de seus dados sempre que quiser.

Adequação a LGPD

Atendendo aos padrões da nova LGPD, a plataforma conta com uma lista com campos marcados como dados sensíveis, assim que cadastrados e uma classificação e justificativa terão de ser incluídos como motivo da solicitação deste dado. Além da edição dos campos como: RG ou CPF, também é possível alterar a classificação e excluir informações marcadas como pessoal.

Na tela de cadastro é possível criar um termo de consentimento em PDF, com os requisitos e regras da empresa, que será apresentado aos usuários no momento do login. Com o aceite dos usuários a empresa e o funcionário terão a garantia de que os dados estarão seguros.

Segurança e rastreio de ações

O Identity conta também com o relatório de auditorias, permitindo acesso aos administradores à duas opções de dados: Perfis do usuário e Papéis. Em Perfis do usuário, é possível checar ações de adição, remoção, edição e visualização de usuários. Em Papéis é possível conferir ações de criação, remoção, edição de papel, usuário adicionado ou removido de papel e grupo adicionado ou removido de papel.

Para garantir a restauração dos dados em caso de inconsistência ou falha no ambiente ou de sistema, o Identity passa por rotinas diárias de backup, armazenando arquivos por um determinado período de tempo. O Identity também utiliza a tecnologia de contêineres Docker, controlados pela ferramenta de orquestração Kubernetes.

Com a estrutura em contêineres é possível compartilhar recursos como o sistema operacional e bibliotecas, aproveitando de forma mais eficaz o hardware dos servidores.

Quer saber mais sobre como o TOTVS Identity pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato! Nós podemos ajudar seu negócio.