Skip to content Skip to footer

SmartView Protheus: o substituto do TReports para gerar seus relatórios 

O novo SmartView Protheus foi lançado ainda em 2023, passando por diversas atualizações para se adequar ao ERP da TOTVS, atendendo também outros sistemas, como o Datasul e RM.  

Com um visual bem mais amigável do que seu antecessor, o TReports, o SmartiVew precisa ser integrado e implantado do zero ao Protheus, via web, já que a ferramenta possui banco de dados próprio na nuvem. 

Neste conteúdo vamos falar das vantagens, mudanças e como se adequar a nova realidade, já que o TReports será descontinuado em definitivo. Se sua empresa ainda não fez a transição, este texto irá te ajudar desde o passo 1.  

O que é SmartView Protheus?  

O SmartView é o novo gerador de relatórios da TOTVS e veio para substituir o antigo TReports Protheus. Com ele, é possível gerar mais de 300 relatórios padrões, além dos relatórios personalizados. 

Mas, diferente do TReports, o SmartView tem novos recursos, pois além da geração de relatórios, é possível criar tabelas dinâmicas e ter maior visão dos dados da operação, principalmente se tratando da área financeira.  

Outro diferencial está no fato de ser uma ferramenta no-code, prometendo relatórios sem a necessidade de conhecimento em ADVPL, a linguagem oficial do Protheus. A ideia é facilitar a criação e exportação de dados, melhorando a visualização de informação da operação. 

Pré-requisitos e características técnicas do SmartView 

Inicialmente, alguns pré-requisitos são necessários para utilizar a integração no Protheus. Apesar de ser uma ferramenta em desenvolvimento há alguns anos, caso você não tenha instalado o SmartView, siga essas instruções. 

Alguns requisitos são:  

  • Utilização do REST 2.0 no ambiente Protheus (Appserver para integrar dados e acessar o servidor do SmartView); 
  • Atualização da LIB do Protheus (a partir da LIB Label 20230515); 
  • Security=1 no Rest 2.0; 
  • Conhecimentos básicos da linguagem TLPP (principalmente se sua licença for TOTVS Cloud, será necessário criar um objeto de negócio no ERP para o SmartView); 
  • Licença TOTVS I disponível (necessária para o uso do SmartView); 
  • Versão 12.1.2310 do Protheus em diante. 

Agora, quando pensamos em hardware da máquina para a instalação de todas as etapas, recomendamos que tenha as seguintes características técnicas mínimas para lidar com o servidor do SmartView:  

  • Espaço em Disco: 2GB 
  • CPU: 8 núcleos com com clock mínimo de 2.3GHz da Intel ou AMD, com tecnologia x64 
  • Memória RAM: 16GB 
  • Placa de rede: 1 gigabit 

Lembrando que não é obrigatório uma máquina voltada apenas para processar os dados do SmartView, já que o acesso pode acontecer via Protheus diretamente. Mas, caso haja equipes utilizando via web, vale pensar em uma máquina própria para isso para deixar localmente.  

Agora, para que seus profissionais rodem o SmartView sem travar ou ter problemas rotineiros, recomendamos que os computadores ou notebooks tenham as seguintes características:  

  • CPU: 8 núcleos com com clock mínimo de 2.3GHz da Intel ou AMD, com tecnologia x64 
  • Memória RAM: 8GB  
  • Placa de rede: 1 gigabit 

Outro ponto interessante é que o acesso do usuário, ou seja, o login da plataforma, também se tornou mais simplificada. Basta acessar direto no Protheus ou acessar o site do SmartView. 

Como instalar o SmartView Protheus 

O novo gerador de relatórios da TOTVS é mais fácil de utilizar, de instalar e configurar, possibilitando a criação de relatórios em poucos cliques. É um grande avanço se comparado ao TReports TOTVS, até por seu visual intuitivo. 

Por exemplo, este era o layout do relatório no Treports

Tabela com informações no Protheus Treports antigo

Mas, apesar de sua facilidade, há etapas essenciais para seguir para seu pleno funcionamento. A instalação funciona tanto para Windows quanto para Linux, basta estarem na versão x64. Explicamos também todos os passos em nosso vídeo:

Sem mais delongas, basta acessar o painel do TOTVS TDN e procurar pela documentação do SmartView para fazer o download do software. 

Instalando o .exe, você irá para a fase de configuração básica do serviço, passando por 4 etapas:  

  • Escolher o provedor de segurança; 
  • Configurar o servidor de licença e; 
  • Ajustar armazenamento dos dados (os dados do SmartView, podendo estar em SQLserver, SQLite, Oracle e PostgreSQL); 
  • Configurar conectores para processar os dados em tempo real (já na interface do SmartView). 

A interface do SmartView é muito mais dinâmica, como no exemplo abaixo:

Utilizando o SmartView TOTVS 

As principais rotinas do módulo Financeiro do Protheus, por exemplo, eram feitas tudo por ADVPL, que a partir de outubro de 2024 serão descontinuados e migrados para o SmartView automaticamente.  

Isso significa que estes relatórios só serão visualizados se o Smartview estiver habilitado. Portanto, faça todos os passos anteriores para de fato utilizar serviço em seu Protheus.  

A nova ferramenta auxilia não apenas na visualização dos relatórios, mas também reduz o custo do time de TI, já que agora não é necessária uma linguagem ADVPL para utilização. 

Sendo assim, acesse seu módulo Financeiro do Protheus e vá na aba de Consultas. Se você configurou o Smartview, irá aparecer a aba do serviço, já mostrando os relatórios padrões que você pode acessar. Entre eles estão: 

Consultas padrões de rotinas no SmartView 
Baixas 
Baixas por natureza 
Borderô de Cobrança 
Borderôs de Pagamento 
Cheques Devolvidos 
Extrato Bancário 
Fluxo de Caixa Realizado 
Histórico de Clientes 
Juros Recebidos e Pagos 
Maiores Devedores 
Movimento de Caixa Diário 
Movimento Diário 
Movimentos do Caixinha 
Naturezas Financeiras 
Posição de Clientes 
Posição de Fornecedores 
Posição de Títulos a Receber 
Posição de Títulos a Pagar 
Posição Geral do Contas a Receber 
Recibos por Cliente 
Status do Caixinha 
Títulos a Pagar x Impostos Retidos 
Títulos a Pagar x Natureza 
Títulos a Pagar x Retenção de Impostos   
Títulos a Receber x Natureza 
Títulos a Receber x Retenção de Impostos 
Títulos Registrados Online 

Ao todo, são 3 formatos de visualização de dados possíveis dessas rotinas no SmartView, sendo eles: 

  • Relatórios; 
  • Tabelas Dinâmicas; 
  • Visões de Dados. 

Precisando se adequar ao SmartView? 

Não é toda empresa que possui um time de TI que saiba ou que consiga lidar com as mudanças constantes do mundo TOTVS. Nestes casos, para evitar problemas e falta de emissão de relatórios no seu sistema Protheus, conte com ajuda especializada para passar pela migração. 

É possível ainda criar dashs personalizados, ainda mais intuitivas e simples do que o padrão SmartView, já que é um formato que permite customização. Por exemplo, para emissão de notas fiscais, o SmartView pode ser reformulado, como na imagem abaixo:

Por sua natureza obrigatória, toda empresa deve se adequar e instalar o SmartView corretamente. Sem este serviço, diversos times não poderão importar ou exportar relatórios de milhares de rotinas.  

Pensando nestas e outras necessidades, a CRM Services trabalha com um pacote ideal para sanar todos os possíveis problemas na implantação de ERP TOTVS – e não TOTVS – envolvendo dados, relatórios e dashboards, trabalhando com agilidade e precisão, atualizando ferramentas como:  

  • SmartiView; 
  • Binario; 
  • Lib; 
  • Dbaccees; 
  • Release Protheus conforme versão homologada pela provedora. 

Entre em contato com nosso time e veja nossos planos completos para integrar seu SmartView ao Protheus! Não deixe a migração para depois, fazemos uma implementação sem dificuldades e dores de cabeça. Smartview é com o time de especialistas da CRM Services!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now