O TES Inteligente do sistema de gestão TOTVS Protheus foi desenvolvido para permitir a criação de regras para sugestão do TES nas rotinas de Pedido de Compras, Documentos de Entrada, Pré Nota, Orçamentos de Vendas e Pedido de Vendas.
Uma das vantagens da TES Inteligente Protheus é a possibilidade de configurar quais códigos de TES serão utilizados e em quais documentos fiscais.
Neste texto vamos ver todas as regras e como aproveitar o TES inteligente no Protheus
Regras importante do TES
As regras do TES Inteligente Protheus são definidas a partir do Tipo de Operação, na Tabela DJ – SX5, que identifica o tipo de movimentação do material, por exemplo: venda, simples remessa, empréstimo ou consignação, e o associará ao TES que deverá ser sugerido.
O TES inteligente especifica as seguintes restrições para aplicação, além da amarração do Tipo de Operação e códigos de Entrada e Saída:
- Código do cliente
- Código do Fornecedor
- Produto
- Grupo de Tributação
Importante: Em Grupo de Tributação, a ferramenta permite a restrição ao grupo relativo a Exceção Fiscal e não ao Grupo de Produtos ou Grupo de Clientes e Fornecedores.
Dentre as rotinas que recebem preenchimento automático estão a de pedido de vendas (MATA410), a de pedido de compras (MATA121) e o documento de entrada (MATA103).
Para criar um TES inteligente Protheus para processo de entrada de nota fiscal, por exemplo, utiliza-se a rotina de documento de entrada – MATA103. Na sequência, deve-se clicar em Incluir e preencher os campos seguindo as orientações do help do campo.
Lembrando que deve-se utilizar a TES de entrada 001 em toda operação de entrada que envolva o Tipo de Operação: Prestação de Serviço, e que o fornecedor do serviço seja o Protheus Advpl.
O Tipo de Movimentação deve ser informado por meio do campo virtual Tipo de Operação nas rotinas de Pedido de Venda, Pedido de Compras, Documento de Entrada e Orçamento de Venda, para que o campo de TES seja atualizado através de gatilhos,
Incluindo um TES Inteligente Protheus
Para incluir um TES Inteligente no módulo de Compras do Protheus, por exemplo, deve-se seguir o seguinte caminho: Compras / Faturamento / Livros Fiscais -> Atualizações -> Cadastros -> Tes Inteligente.
O Protheus abrirá uma tela de inclusão para seleção do Tipo de Operação – esse campo corresponde ao código do tipo de operação ou de movimentação do produto cadastrado na tabela (DJ-SX5).
Caso a operação escolhida seja de venda, deve-se selecionar a TES de saída, da seguinte forma:
- Tipo de Operação 01 – Venda de Mercadoria
- TES de Saída 501
Lembrando que o TES Entrada se refere à entrada de produtos e o TES Saída, à saída de produtos.
Os demais TES seguem cada um suas regras pré determinadas:
- TES Produto: se informado restringe a regra ao produto;
- TES Cliente / Loja: se informado restringe a regra ao cliente;
- TES Fornecedor / Loja: se informado restringe a regra ao fornecedor;
- TES Grupo Tributação: grupo utilizado no tratamento de exceções fiscais, restrito às regras do grupo de tributação;
- TES Grupo Tributação Produto: grupo utilizado no tratamento de exceções fiscais, restrito às regras do grupo de tributação.