Skip to content Skip to footer

TOTVS Discovery: Qual sua importância e como instalar

Para instalação do TOTVS Discovery, é necessário ter o License Server atualizado em sua última versão disponível.

Responsável pelo mapeamento do sistema e otimização de recursos, o TOTVS Discovery possui um papel ativo na gestão do ciclo de vida do ERP TOTVS Protheus, facilitando a manutenção de todos os componentes do sistema.

Por meio da integração com o recurso Gestão de Ambientes, a ferramenta monitora todos os artefatos do sistema e realiza uma avaliação da saúde de cada unidade do ambiente, promovendo a detecção de problemas tanto em hardwares como em softwares, estejam em ambiente de produção, desenvolvimento ou testes.

A ferramenta também monitora as soluções que compõem a instalação básica do TOTVS Protheus, além do banco de dados, como: AppServer, License Server e DBAccess.

Além disso, a solução permite a avaliação dos parâmetros de cada servidor, analisando por meio de navegabilidade, todos os componentes do sistema, emitindo avisos classificados por criticidade, alertando sobre futuros riscos e problemas, baseado no histórico de atendimentos.

Instalação do TOTVS Discovery

Antes da instalação do TOTVS Dicovery, é necessário ter o License Server atualizado em sua última versão disponível.

Para o processo em Windows, é necessário o Java JRE Versão 8 ou superior.

O ponto de partida é baixar o instalador no Portal do Cliente da TOTVS realizando a busca do Instalador Discovery – Windows, ou por link direto.

Em seguida execute o instalador, selecione o idioma e clique em OK. Siga as solicitações das telas iniciais, como a leitura do Contrato de Licenciamento de Usuário Final (EULA) e a selecione o caminho para instalação.

Informe os IPs e Portas que o TOTVS Discovery deve utilizar para a comunicação com o sistema, incluindo o IP do servidor onde o License Server está instalado e em execução. Indique também a porta para o AppServer, para uso de conexão do TOTVS Discovery via SmartClient.

TOTVS Discovery

Para serviço de HTTP, deve-se indicar o IP da máquina onde a ferramenta será instalada e a Porta que será utilizada para exibição da página do Dicovery. Insira também o número da porta do REST, que é iniciado junto com o TOTVS Discovery.

Feitas todas as configurações de portas, siga para os próximos passos da instalação.

Assim que concluída a instalação, o TOTVS Discovery se torna um servidor web, exibindo as páginas de monitoramento e servidor REST para respostas ao navegador.

Caso vá realizar a instalação via Linux, o processo é um pouco diferente e requer o Java JDK versão 8 (sudo apt-get install openjdk-8-jdk) ou Java JDK versão 11 (sudo apt install openjdk-11-jdk).

O download da ferramenta também é feito pelo Portal do Cliente, pelo LINK. e assim que baixado, deve-se executar o instalador utilizando o seguinte comando: sudo java -jar totvsdiscoveryinstaller.jar.

Da mesma forma será exibido o Contrato de Licenciamento de Usuário Final (EULA) para leitura e aceite. Insira então o caminho de instalação, nesse momento, o pacote do TOTVS Discovery será selecionado automaticamente.

Na sequência, insira todas as informações solicitadas pertinentes à conexão, como Portas e endereços de IPs. Ao final da instalação será exibida a mensagem: “Console installation done”.

Após a instalação, seja via Windows ou Linux, deve-se cadastrar um usuário no Servidor de Licenças. Assim que logado, a página inicial exibirá todos os ambientes que estão utilizando o Servidor de Licenças monitorado. Esse monitoramento é realizado por meio do disparo de consultas ao próprio banco de dados.

Caso tenha dúvidas ou dificuldades com a instalação do TOTVS Discovery, nós podemos ajudar! Estamos há mais de 11 anos no mercado, referenciados como uma das principais consultorias especialistas TOTVS nas soluções Protheus, RM e Fluig, além de demais aplicações desenvolvidas pela companhia, como o TOTVS Discovery.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos apoiar sua empresa nesse processo.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now