TOTVS lança duas novas soluções voltadas para RH

Soluções TOTVS para o setor de RH prometem agilizar e tornar mais simples e produtivos todos os processos de contratação, admissão e performance.

No mês de outubro desse ano a TOTVS anunciou o lançamento de duas novas ferramentas de RH para digitalizar processos de contratação, análise e avaliação de metas e resultados e experiências de profissionais disponíveis no mercado, seja de forma remota ou presencial,

Os novos produtos são: TOTVS Admissão Digital e TOTVS RH Performance e Metas. Ambos seguem o modelo de acesso cloud e podem ser contratados por assinatura, sem a necessidade de estruturas tecnológicas para funcionamento, mesmo em conjunto com outros ERPs, além dos da própria TOTVS.

Como funciona o TOTVS Admissão Digital

O aplicativo foi criado para garantir maior integração entre novos funcionários e a empresa, seja trabalhando de forma presencial ou remota. Com o app, o recém contratado pode escanear e enviar seus documentos de forma totalmente digital, por meio de um mecanismo de Reconhecimento Ótico de Caracteres – OCR.

Assim que os documentos são digitalizados, são enviados diretamente para o sistema de folha de pagamento da empresa, sem a necessidade de digitação manual e presença física do funcionário na companhia.

A solução é integrada de forma nativa a todos os sistemas da TOTVS para RH e também com sistemas legados por meio de APIs. Todo o armazenamento de dados é realizado na nuvem ou em datacenter físico, de forma criptografada e conforme as regras da LGPD.

O sistema permite a configuração de todo o processo de admissão da empresa, conforme cargo e demandas específicas da atuação do profissional, utilizando o machine learning para checagem de documentos.

Além disso, o software permite a inclusão dos contratados direto no TOTVS Fluig através de um link personalizado com autorização de acesso e perfil já pré configurado, incluindo treinamentos, comunidades, conteúdo, etc.

Como funciona o TOTVS RH Performance e Metas

Nesse cenário de pandemia e trabalhos remotos, muitos processos foram adaptados para atender a nova rotina das empresas e uma delas foi quanto a avaliação de desempenho.

Com o app é possível realizar o processo de avaliação de forma individual e digital, por meio da metodologia Nine Box, analisando o perfil profissional do funcionário em formato 90º, 180º ou 360º, de maneira simples e rápida, conforme as diretrizes e necessidades específicas da companhia.

A avaliação é realizada considerando performance, cumprimento de metas e desenvolvimento de carreira, comparando a aderência de comportamento e competências à uma matriz pré-estabelecida de características e resultados desejados, sem a necessidade da presença física do funcionário.

A matriz Nine Box é uma metodologia de avaliação de desempenho que mostra de maneira visual o talento e o potencial dos colaboradores de uma organização. Criado na década de 80 nos Estados Unidos, esse método é amplamente utilizado por gestores e profissionais da área de Recursos Humanos.

De modo geral, a solução TOTVS RH contempla: Avaliação e Gestão de Desempenho (Competências e Comportamentos); Avaliação e Gestão de Metas; Colegiados; Desenvolvimento; Feedback; Meu Norte; Meu Caminho e Mentoring.

Por meio de dashboards com interface intuitiva, é possível acompanhar resultados de vendas e entregas de cada funcionário, com tempo para tomada de decisão e correções de desvios individuais ou por setor.

No colegiados é possível analisar dados e criar consensos de avaliações em diferentes níveis, separados em nove quadrantes e divididos em dois eixos, sendo: competências e resultados, chegando a uma curva analítica que proporciona maior clareza dos resultados.

Baseada nos resultados de feedbacks e demais avaliações, o sistema permite criar um plano de desenvolvimento individual, analisando a carreira de cada profissional e quais melhores caminhos para que ele atinja seus objetivos profissionais.

Há também a ferramenta de Mentoring, onde os profissionais da empresa podem ajudar uns aos outros em seus desenvolvimentos profissionais, atuando como mentores com a ajuda da AI – Inteligência Artificial que sincroniza perfis e encontra o match perfeito entre perfis colaborativos.

A ferramenta foi desenvolvida baseada em UX e UI – experiência do usuário, interface e usabilidade e permite a análise e eleição de talentos dentro da própria empresa, para preencher determinada função, cargo ou promoção, além de um módulo específico de Plano de Desenvolvimento Individual, focado no autoconhecimento do profissional.

A solução é integrada de forma nativa às soluções de RH da TOTVS dos ERPs Protheus, RM e Datasul. Também é possível integrá-lo a qualquer outro sistema de Recursos Humanos de mercado, mesmo na ausência de um ERP, por meio de APIs.

A CRM Services, maior Consultoria Protheus TOTVS no Brasil, está no mercado há mais de 10 anos, com consultores seniores, altamente capacitados e atualizados, tanto para implementação, suporte e desenvolvimento dos softwares de RH TOTVS, quanto dos aplicativos desenvolvidos pela provedora, voltados para o setor. Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa.