Skip to content Skip to footer

MRP TOTVS Protheus – como funciona?

O MRP TOTVS Protheus reúne informações de vendas e estoque para criar uma rotina de compras e produção de maneira orgânica, sem causar excessos ou escassez de recursos.

Saber exatamente o que e quanto produzir, é um dos maiores desafios de empresas do setor de manufatura. Soluções como o MRP TOTVS Protheus (Material Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades Materiais) colaboram com esse processo, fornecendo dados e análises de gestão de materiais integrados ao estoque e pedidos de vendas, colaborando para redução de custos com excessos de armazenagem e antecipação de demandas.

O sistema de MRP funciona pela lógica do backward scheduling, ou seja, o planejamento parte do produto pronto, voltando a cada etapa para estipular prazos, materiais e quantidades de cada uma delas, considerando estratégias e dados como custo, volume de vendas, lucro, sazonalidade, ciclo de vida e condições geográficas.

O MRP TOTVS Protheus é parte do módulo de Planejamento e Controle da Produção (PCP) e por meio dele é possível definir cronogramas de produção, garantindo a entrega dos produtos acabados dentro dos prazos, otimizando o armazenamento e logística de materiais.

As métricas geradas por módulos de materiais TOTVS Protheus, dão suporte ao MRP para que defina ordens de produção conforme análises, como por exemplo, para manter um estoque previsível de produtos com demanda elevada e repetitiva, gerando vantagens na efetivação imediata de vendas.

Já quando a análise apresenta baixo volume de demanda ou vendas de determinado produto, a empresa pode, por meio do sistema, limitar a produção sob encomenda, verificando todos os elementos e matérias primas que fazem parte da Estrutura de Produtos.

Baseado nessas informações, o sistema analisará a quantidade de insumos existentes, bem como os que devem ser comprados ou fabricados, amplificando o controle de estoque de produção, mitigando os atrasos e entregas da empresa.

Mesmo que haja algumas poucas variações de processos, a maioria dos dados controlados pelo ERP são globais, como por exemplo:

  • Estrutura do produto com quantidade de componentes para fabricação;
  • Estoque mínimo;
  • Estoque máximo;
  • Tempo de reposição, incluindo intervalo entre pedido e recebimento de material;
  • Prazo de fabricação
  • Tamanho do lote de fabricação;
  • Tamanho do lote de reposição.

O MRP TOTVS Protheus permite a visão consolidada das solicitações de compras, previsões e pedidos de venda, análises de estoques de toda a empresa ou filiais e plano mestre de produção. Dentro do MRP TOTVS Protheus, pode-se utilizar o conceito de multiempresa – onde a execução do cálculo é realizada em uma única empresa, responsável pela geração de ordens de compra e produção para todas as demais unidades ou filiais, além do tratamento de estoques.

Após análises e cálculos do MRP, o sistema permite a centralização da produção ou compra de insumos conforme a capacidade produtiva e demanda, distribuindo materiais entre as empresas ou filiais.

Por mais que pareça simples, implementar o MRP TOTVS Protheus, garantindo a integração com demais módulos do ERP requer conhecimento técnico e experiência em implantação das soluções TOTVS. A CRM Services está há mais de 10 anos no mercado, detentora do maior time de consultores especialistas em Protheus, RM e Fluig, do país. Entre em contato e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now