Skip to content Skip to footer

ACD TOTVS: informações completas para os processos de distribuição 

O ACD TOTVS nada mais é do que uma interface totalmente integrada ao ERP Protheus, transformando a rotina principalmente dos processos de armazenamento e distribuição de mercadorias. 

A área comercial, por exemplo, depende bastante deste tipo de tecnologia para que a movimentação de materiais seja eficiente o bastante para atender os clientes e consumidores de maneira geral.  

De toda forma, o ACD TOTVS tem o diferencial de ser um aplicativo mobile, desenvolvido em plataforma Android/Windows Mobile. Assim, facilita o acesso a todas as etapas da gestão de materiais, desde o recebimento e armazenamento, até a expedição. 

Veja todos os detalhes nos próximos tópicos! 

O que é automação e coleta de dados?  

A automação é uma tecnologia que se tornou comum em toda empresa da atualidade. Seu papel é coletar grandes volumes de dados sejam, que são processados de forma mais rápida e eficiente do que seria possível com a coleta manual.  

A ideia do uso do ACD TOTVS, que nada mais é do que Automação e Coleta de Dados para mercadorias, é ter o aumento da produtividade. Além disso, com seu uso é possível reduzir em até 70% os custos no controle de seu estoque. 

Quando falamos em coleta de dados estamos falando na identificação de padrões e tendências que seriam difíceis de serem feitos manualmente. A verdade é que a análise de dados é uma prática crucial para muitas empresas, afinal, traz insights valiosos para a criação de estratégias inovadoras e tomadas de decisão assertivas. 

O aplicativo ACD TOTVS  

O aplicativo Meu Coletor de Dados é uma ferramenta projetada para facilitar a coleta de informações em sua empresa. O benefício é transformar um dispositivo móvel em um instrumento de coleta de dados, o que simplifica processos como Conferência, Transferência entre armazéns, Separação e Inventário.  

Para usufruir desse recurso, é imprescindível ter o Microsiga Protheus Release 12.1.23 ou uma versão mais recente. Caso contrário, a ferramenta não funcionará 

Principais benefícios do ACD TOTVS 

Já falamos de algumas vantagens do ACD TOTVS anteriormente, mas há alguns outros benefícios que fazem a diferença na rotina de trabalho dos operadores. Confira abaixo alguns dos benefícios do Meu Coletor de Dados:   

  1. Multi-usuários: várias pessoas podem usar o software ao mesmo tempo, cada uma com sua própria conta e permissões; 
  1. Funcionamento Off-line: permite que os usuários continuem a usar um programa mesmo sem conexão com a internet, sincronizando os dados quando a conexão é restabelecida; 
  1. Leitor via Bluetooth: dispositivo sem fio que se conecta a outros dispositivos, como smartphones ou computadores, para ler e transmitir dados de códigos de barras ou etiquetas RFID; 
  1. Captura pela câmera: usada para digitalizar códigos de barras de produtos, permitindo que sejam interpretados e lidos por um aplicativo específico. Isso elimina a necessidade de um scanner de código de barras dedicado e é útil em situações em que a mobilidade é importante; 
  1. Menor custo-benefício: os resultados obtidos superam consideravelmente os custos associados ao ACD TOTVS; 
  1. Otimiza processos: melhora a eficiência das operações de transporte e distribuição de mercadorias, reduzindo custos e tempos de espera da operação; 
  1. Aumento de Produtividade: fazer mais em menos tempo, mantendo a qualidade, através de melhorias nos processos e tecnologias, treinamento da equipe e redução de desperdícios. 

Rotinas possíveis ao implantar o ACD TOTVS 

Ao implantar o ACD TOTVS, os operadores e gestores do centro logístico e de distribuição terão mais autonomia para trabalhar em diversas rotinas. Além da conhecida rotina de Ordens e Separação, no sistema com o código ACDA100, o aplicativo ainda conta com as seguintes ações:  

Rotinas do ACD TOTVS Principais tarefas para configurar 
Recebimento Conferência de Pedido de Compras (ACDV125);  
Conferência de pré-nota (ACDV120); Conferência de nota fiscal de entrada (ACDV121); Endereçamento (ACDV060); Envio CQ (ACDV050); Baixa CQ (ACDV010). 
Expedição Pré-separação de pedido de venda (ACDV165); Separação de pedido de venda (ACVD166); Separação de nota fiscal (ACDV166); Separação para Ordem de Produção (ACDV166); Embalagem (ACDV167); Geração de nota de saída (ACDV168); Embarque (ACDV175); Desfaz Separação (ACDV176); Embarque simples (ACDV250). 
Estoque Mestre de inventário (ACDA035); Inventário por produto (ACDV035); Inventário por endereço (ACDV035); Movimentação Interna (ACDV130); Transferência endereço (ACDV150); Envio Processo (ACDV152); Retorno processo (ACDV153). 
Produção Produção Simples (ACDV020); PCP MOD I (ACDV023); PCP MOD II (ACDV025); Requisição para produção (ACDV040). 

Configurando o ACD TOTVS 

Com este guia etapa por etapa, queremos ajudar qualquer empresa interessada a realizar as configurações necessárias para se iniciar a utilização do módulo. Da mesma forma, ajudará eventualmente também em detalhes sobre parametrizações e cenários específicos de cada rotina. 

1º passo – Configurar o Appserver 

Para fazer essa configuração é necessário seguir alguns passos. A começar pela inclusão no arquivo de configuração appserver.ini. Deve-se adicionar as seguintes informações:  

Obs: vamos trazer o exemplo para a seção da Telnet! 

[TELNET] 

Enable=1 

Environment=SQL_BRA_POR_ACD 

Main=SIGAACD 

Port=23 

Detalhes sobre cada configuração: 

Enable Ativa/Desativa o serviço do telnet server no protheus 
Environment Ambiente utilizado para execução da aplicação VT100 
Main Indica qual será o programa principal a ser executado 
Port Indica a porta que será usada pelo serviço telnet server (padrão 23) 
MaxRow Indica a quantidade de linhas disponíveis para utilização, tendo como default 8 
MaxCol Indica a quantidade de colunas disponíveis para utilização, tendo como default 20. 
InactiveTimeOut Indica a quantidade de segundos em que irá se desconectar caso esteja com o equipamento inativo. 

Importante lembrar: certifique-se de que o arquivo de menu do SIGAACD esteja dentro do RootPath do ambiente (\System\). 

2º passo – Habilitar parâmetros de cadastro 

Habilitar os parâmetros de cadastro significa ativar opções personalizadas ou configurações específicas ou básicas para um sistema funcionar. Normalmente estes parâmetros também permitem aos usuários ajustarem o processo de cadastro conforme suas necessidades ou preferências. 

A princípio, 4 parâmetros são imprescindíveis para o funcionamento do ACD TOTVS: 

  • MV_IACD01 informar o código de impressão cadastrado no ACDA060  
  • MV_IACD02 informar o código de impressão cadastrado no ACDA060  
  • MV_IACD03 informar o código de impressão cadastrado no ACDA060  
  • MV_IACD04 informar o código de impressão cadastrado no ACDA060 

3º passo – Cadastrar operador  

Com o ACD TOTVS é possível utilizar impressoras de etiquetas. Caso este seja o caso da sua empresa, basta compilar o RDMakes disponível conforme a linguagem da impressora. Atualmente A TOTVS não homologa impressoras térmicas. Tanto o ACD quanto MSCBPrinter() suportam estas quatro linguagens: 

  1. ZEBRA (ZPL) 
  1. DATAMAX (DPL) 
  1. ELTRON (EPL) 
  1. INTERMEC (IPL) 

Parâmetros mais utilizados 

Alguns parâmetros presentes no Protheus têm o potencial de impactar a execução do aplicativo Meu Coletor de Dados, por isso é fundamental configurá-los corretamente. Abaixo, você encontrará a lista dos parâmetros utilizados pelo Meu Coletor de Dados (ACD TOTVS): 

Processo Parâmetro Tipo Descrição 
SINCRONISMO MV_MCDLTZR Indica se desconsidera produtos com lote zerado ao efetuar a sincronização de produtos. Default .F. 
SINCRONISMO MV_MCDPRSL Se habilitado, serão sincronizados somente os produtos presentes na tabela de saldos – SB2, independente do saldo. Default .F. 
SINCRONISMO MV_MCDSLK Define se o app Meu Coletor de Dados irá trabalhar com os códigos de barras da tabela SLK ( SigaLoja ) ou se utiliza o código de barras informado diretamente da tabela de produtos – SB1.  .F. – Utiliza o código de barras do produto  ( default ) .T. – Utiliza o código de barras informado na tabela SLK. 
SINCRONISMO MV_MCDTPPR Determina os tipos de produto – B1_TIPO que serão sincronizados no Meu Coletor de Dados. Os itens devem ser separados por vírgula e sem espaço.  Exemplo de preenchimento: PA, ME, MC 

Libere o potencial do seu coletor de dados  

Libere todo o potencial do seu coletor de dados ACD TOTVS ao aproveitar ao máximo os recursos e funcionalidades disponíveis. Para isso, é interessante se atentar aos detalhes tanto do Protheus quanto do ACD, para evitar problemas futuros, como erros de funcionamento, lentidão, entre outros problemas. 

Ao explorar os parâmetros do Protheus e garantir uma configuração adequada, você pode otimizar a execução do aplicativo Meu Coletor de Dados. Assim, tornando-o uma ferramenta ainda mais poderosa para suas operações de coleta de informações.  

Capacite seu time para sua empresa alcançar níveis mais altos de eficiência, precisão e produtividade em seus processos logísticos e operacionais. Para isso, conte com uma consultoria especializada em Protheus e aumente seus ganhos e eficiência. 

Seja bem-vindo ao nosso universo de conhecimento.

 

No nosso blog abordamos conteúdo completo de soluções em tecnologias que vão promover uma verdadeira transformação digital na sua empresa, sempre tendo o sistema de gestão como centro da inovação.

CRM SERVICES LTDA. © 2024.Todos os direitos Reservados.
Protheus, RM, Datasul, Fluig e TOTVS® são produtos e marca registrada de propriedade da TOTVS® S.A. Logotipos TOTVS® e Microsiga são de propriedade da TOTVS® S.A.
CRM SERVICES LTDA é uma empresa de consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now