Skip to content Skip to footer

O que é Release Protheus e como uma empresa deve se adequar às atualizações? 

Empresas que utilizam o sistema com certeza já tiveram que lidar com algum release Protheus, atualizações que modificam o ERP. É uma medida que a TOTVS toma para trazer melhorias e adicionando novas funcionalidades para o aprimoramento dos processos de gestão das empresas. 

É comum que as empresas enfrentem mudanças constantes no calendário de releases de ERPs, no entanto, com exceção do calendário de release Protheus, as expedições são anuais. Essa periodicidade leva em consideração a quantidade de correções, alterações legais e evolução tecnológica. 

O release Protheus obriga os setores se adequarem às mudanças, para evitar problemas operacionais e que atrapalhe a gestão e automatização dos processos. 

Ciclo de vida do Protheus em ordem cronológica 

O Protheus já passou por dezenas de atualizações, veja abaixo como foi o ciclo de vida do Protheus até aqui: 

imagem com o histórico de atualizações do release protheus
Cronograma de releases Protheus – CRM Services

Importante lembrar que o Protheus possui o Release incremental – que serve para fazer pequenas atualizações e correções – e o Release Expedido – que normalmente tem 18 meses de vida útil, ou seja, apenas a cada 18 meses será necessário atualizar o seu release completamente. 

Versões descontinuadas são substituídas automaticamente, mudando funcionalidades e funções no Protheus. Isso significa que empresas que não atualizam no período determinado, terão de utilizar o sistema atualizado de toda forma no futuro.  

Por isso é importante manter seu sistema atualizado para acompanhar as inovações desenvolvidas. Além de garantir que seu ERP Protheus esteja alinhado com as legislações que entram em vigor periodicamente. 

Um dos releases mais importantes foi a atualização release 2210 Protheus, implementada em 2022. Além de modificar o padrão de nomenclatura das atualizações futuras, trouxe melhorias em alguns módulos, como:  

  • Livros Fiscais; 
  • Estoque e custos; 
  • Contabilidade gerencial; 
  • Financeiro; 
  • Automação Fiscal; 
  • Faturamento; 
  • Minha prestação de contas. 

Como atualizar release Protheus na minha empresa? 

A atualização de release Protheus requer que as empresas passem por diversas etapas operacionais, garantindo que o sistema funcione não apenas corretamente, mas com todo seu potencial tecnológico e de inovação. 

Caso sua empresa possua um alto número de personalizações em seu sistema Protheus, mais complexo é reconfigurar os módulos e funcionalidades.  

Além da possibilidade de readequação da linguagem ADVPL do seu ERP, antigas funcionalidades podem ser excluídas por novas, sendo necessário que a equipe – seja fiscal, contábil, logístico, de recursos humanos etc – passe pelo ciclo de aprendizado de novos campos e dados. 

Veja no próximo tópico como se preparar para que o release Protheus seja feito corretamente. 

4 passos para se preparar para o release Protheus  

A implementação de um novo release Protheus pode ser um desafio para muitas empresas, pois envolve ajustes e adaptações em seu sistema ERP. No entanto, estar preparado para essas atualizações é fundamental para garantir que sua empresa continue a operar de forma eficiente e em conformidade com as regulamentações, que estão em constante evolução.  

Os desafios podem ser ainda mais difíceis de lidar a depender do segmento em que o Protheus é usado. Quanto maior a quantidade de integração e processos utilizados, mais complexo é realizar a atualização.

Exemplo prático: atualização do Protheus para indústrias

Pegamos de exemplo o setor industrial, área da qual o sistema Protheus é comumente usado. Em produções longas, em que é necessário várias etapas para chegar ao produto final, o ERP está presente em toda jornada do chão de fábrica.

Para atualizar o Protheus neste contexto, é necessário a organização e comunicação conjunta de todos as áreas responsáveis. Afinal, uma atualização deste nível, feita incorretamente, pode impactar o funcionamento de máquinas, métricas e resultados de produção.

A atualização serve também para trazer melhorias processuais, criando automações industriais que antes não existiam. Essas facilitações também precisam ser avaliadas, para aplicar tendências e lidar melhor com os desafios da tecnologia.

Realizar todas essas mudanças não é algo simples. Para auxiliar nesta tomada de decisão e guiar equipes que querem aplicar inovações na indústria, criamos o Ebook sobre Tecnologia Industrial: Tendências e Desafios para 2024. Baixe o material GRATUITAMENTE preenchendo o forms abaixo e receba o ebook em seu email.

Enfim, veja ainda quatro passos essenciais para se preparar para as próximas releases do Protheus.

Avalie o impacto e a necessidade da atualização 

Antes de iniciar o processo de atualização, é crucial avaliar o impacto que a nova release terá em sua empresa. Analise as melhorias e as novas funcionalidades que serão introduzidas e determine se elas são relevantes para os seus processos de negócios.  

Além disso, verifique se há alterações legais que afetarão a conformidade de sua empresa. Isso ajudará a decidir se a atualização é necessária no momento ou se pode ser adiada para um momento mais adequado – dentro do prazo estipulado pela TOTVS, claro. 

Monte um planejamento estratégico para o release Protheus

Uma atualização do Protheus não deve ser realizada de forma impulsiva. Elabore um plano estratégico que inclua uma análise detalhada dos requisitos de sua empresa, os recursos necessários, o cronograma de implementação e a equipe responsável pela atualização.  

Considere também a possibilidade de contar com a assistência de especialistas ou consultores em Protheus para garantir que a transição seja tranquila.  

Realize testes e treinamentos 

Antes de aplicar a atualização em seu ambiente de produção, é fundamental realizar testes abrangentes em um ambiente de desenvolvimento ou homologação. Isso permitirá identificar possíveis problemas e ajustes necessários sem interromper suas operações comerciais.  

Além disso, forneça treinamento adequado para sua equipe, abrangendo as mudanças introduzidas no novo release e garantindo que eles estejam preparados para usar as novas funcionalidades de forma eficaz.  

Mantenha-se atualizado com as melhores práticas 

O mundo do Protheus e dos ERPs está em constante evolução. Portanto, é importante manter-se atualizado com as melhores práticas e tendências do setor. Acompanhe as informações e recursos fornecidos pela TOTVS e consulte fontes confiáveis para obter insights sobre como aproveitar ao máximo as atualizações do Protheus. 

Precisa de ajuda, como uma Consultoria Protheus? Conte com os especialistas das CRM Services, que estão presentes desde o diagnóstico inicial até o acompanhamento detalhado do desenvolvimento do projeto. 


Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now