Release Protheus – Se você trabalha com esse sistema, com certeza já se deparou com esse assunto em algum momento.

De acordo com o Wikipédia, “Release” pode se referir à liberação de software, ou seja, um lançamento público de uma nova versão de um sistema ao qual foram adicionadas correções e melhorias.

Com o Protheus não é diferente. Sempre que há um lançamento de uma nova versão, a mesma recebe o nome de Release Incremental.

Veja abaixo como foi o ciclo de vida do Protheus até aqui:

Versões já lançadas do TOTVS Protheus porém já expiradas.

A TOTVS®, assumindo o compromisso de fornecer produtos atualizados, alterou seu calendário de releases incrementais da linha Protheus confirmando que a partir de agora, os lançamentos com as melhorias e correções irão ocorrer a cada 6 meses.

Por tanto, teremos o Release incremental (lançado com pequenas atualizações e correções) em cima do Release Expedido – que terá 18 meses de vida útil, ou seja, apenas a cada 18 meses será necessário atualizar o seu release completamente.

Ficou um pouco confuso? Montamos o desenho abaixo para você entender melhor:

Ciclo de vida do Release TOTVS Protheus 12.1.23, onde temos os meses que irão sair os releases até o ciclo final de vida da versão lobo-guará.

Notou que os releases não estão acompanhando o calendário de 6 meses?

Isso se deve ao fato de que, a partir de 2020, os releases do Sistema Protheus serão lançados em meses pares, ou seja, em Abril e Outubro.

A versão 12.1.23 será descontinuada no final de 2019, sendo substituída pela versão 12.1.25.

É importante manter seu sistema atualizado para acompanhar as inovações desenvolvidas. Além de garantir que seu ERP Protheus esteja alinhado com as legislações que entram em vigor durante o período de sua utilização.

Sua empresa possui um alto número de personalizações em seu sistema? Precisa de ajuda com Consultoria Protheus? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

Atenção: A TOTVS® poderá alterar a data dos releases sem aviso prévio. Recomendamos que você consulte periodicamente esse artigo, para receber informações atualizadas.