Skip to content Skip to footer

Agricultura moderna: tecnologias, benefícios e exemplos

A agricultura, considerada uma das áreas mais antigas do mundo, passou por inúmeros avanços, chegando ao que temos atualmente. Podemos dizer que hoje existe uma agricultura moderna, adepta a diferentes tecnologias e inovações. 

Essa virada de chave começou em 1950 nos países com mais avanços tecnológicos, trazendo variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório.  

No entanto, foi o processo chamado Revolução Verde, iniciada em 1960 nos EUA, que espécies agrícolas foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, além de uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários. 

O Brasil, um dos maiores exportadores de carne e grãos do mundo, não poderia ficar de fora. Apesar dos avanços reais na infraestrutura tecnológica, são muitas ferramentas surgindo a cada ano, com desafios próprios e vantagens competitivas em que a necessidade de planejamento é crucial para o crescimento da produção agrícola como um todo. 

Continue a leitura e entenda todos os avanços e como se beneficiar desta agricultura moderna. 

O que é agricultura moderna? 

De forma bem simples e resumida, a agricultura moderna nada mais é do que o uso da tecnologia como base do processo da produção agrícola. Como exemplo, são ferramentas que auxiliam o acesso a recursos, a gerir as safras, tomadas de decisão envolvendo investimentos, além de pesquisas de mercado e apoio a nível governamental.  

Dessa forma, a agricultura moderna permite melhor controle de todos os processos que envolvem culturas agrícolas e também pecuária. Assim, quanto mais ferramentas bem implantadas, mais obtenção de resultados será notado.  

Além disso tudo, a agricultura moderna faz uma leitura das necessidades e desafios atuais da produção agrícola, já que a visibilidade de dados sobre suprimentos e estoque são maiores. A resposta a isso é ter uma fazenda, ou um cultivo adepto à inovação tecnológica, sustentabilidade e outros aspectos. 

Diferenças entre agricultura tradicional e moderna 

Antes do crescimento exponencial da tecnologia no mundo, seja de maquinários com as Revoluções Industriais, ou com a criação da Internet, a agricultura era bem diferente, conhecida como agricultura tradicional. 

É um tipo de agricultura que focava essencialmente em prover a segurança alimentar para as pessoas e os animais de um pequeno grupo. Apesar dos conhecimentos deste modelo permanecer, a principal diferença para a agricultura moderna está nos tipos de ferramentas e tecnologias utilizadas no campo. 

No último século, a agricultura ganhou múltiplas funções, produzindo alimento em grande escala. Isso só foi possível com o uso de produtos biológicos, aspectos de sustentabilidade, integração de tecnologias que facilitam a tomada de decisão para o produtor rural, e maquinários cada vez mais inteligentes. 

Principais características da agricultura moderna 

De maneira geral, a agricultura moderna, ou agricultura digital, é conduzida de maneira tecnificada e estruturada. Isso significa que são utilizadas diferentes tecnologias que aumentam a produtividade e traz maior eficiência na gestão da propriedade.  

Para detalhar melhor as características, separamos alguns tópicos que exemplificam quais tecnologias são mais utilizadas. 

Ferramentas tecnológicas mais presentes 

A tecnologia mudou a forma como a sociedade vive, na agricultura isso não seria diferente. Segue alguns exemplos de como a tecnologia revolucionou a produção no campo:  

  • Com ela, as máquinas receberam um grande salto em como operam, seja em segurança do trabalho, seja com aumento de conexões com sistemas inteligentes, que garantem informações em tempo real. 
  • O uso de softwares para gerar informações sobre pragas, safras e culturas, como sistemas de posicionamento global (GPS), programas de gerenciamento automático, alertas na necessidade de redução do consumo de combustível, alertas na perda de sementes e fertilizantes, entre outros. 

Os sistemas de gestão também fazem parte do dia a dia, conectando todos os processos e todos os setores que trabalham na lavoura. Essa integração acontece desde o operador de máquina, até o agrônomo que toma decisões e relata os acontecimentos para outros diretores.  

Drones também são equipamentos muito utilizados para fazer vídeos panorâmicos de toda a fazenda, assim os produtores possuem visualizações em alta qualidade de cada cultura. 

Adotar o Zarc  

O programa Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é uma boa maneira de acompanhar o clima e entender o cronograma de início de novas safras, de acordo com a época de plantio. O Zarc é efetuado por uma série de técnicos e pesquisadores especializados em simulações matemáticas e análise de dados.  

Dessa forma, é possível analisar características da cultura a ser implantada, clima, solo, água, sistema de produção e muito mais. Através da tecnologia e conhecimento de cultivo, as informações obtidas pelo ZARC criam um panorama das melhores culturas para serem plantadas. 

Operador de máquinas utilizando um equipamento para tratar o cultivo

Ainda leva em consideração o período do ano, disponibilidade hídrica, temperatura, tipo de solo e cultivar. Por conta desse detalhamento técnico, o agricultor possui mais embasamento sobre a viabilidade técnica da implantação de determinado plantio vegetal e quais plantações podem ter sua produtividade prejudicada pela ação do clima na região. 

Produção sustentável

Com mais visibilidade de informações e dados por conta das ferramentas tecnológicas já citadas, o agricultor sabe exatamente o que fazer. Por exemplo, a medida correta do uso de fertilizantes, agrotóxicos, entre outros agentes que evitam pragas e aumentam a produção.  

Por si só a produção passa a ser mais sustentável, sem o uso exagerado de produtos químicos, além da redução de custo, já que o estoque desses materiais será muito mais preciso.  

Além disso, ao estruturar tecnologicamente a produção agrícola, operadores, técnicos e cargos de gestão possuem mais tempo para se dedicar a projetos sustentáveis. Por exemplo, criar mecanismos que diminuam o consumo de água sem prejudicar a fazenda. Ou ações de reflorestamento inteligente e investimentos em cursos voltados a coexistência entre a produção agrícola e a biodiversidade. 


Uso da biotecnologia 

Criar novos produtos para atender a sociedade também é um forte sinal de uma agricultura moderna. A biotecnologia utiliza materiais genéticos mais avançados, com tolerância a doenças e pragas resulta em maior eficiência de produção. 

Segundo a ONU, “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2)

A ideia é que os agricultores tenham capacidade de criar produtos para melhorar a forma como vivemos, usando de conhecimentos acadêmicos, experimentação e constante inovação. 

Benefícios e vantagens da agricultura moderna 

A implantação de ferramentas voltadas para o agronegócio já é uma realidade, com diversas iniciativas e investimentos. De acordo com o estudo realizado entre a Embrapa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.   

A pesquisa feita ainda em 2020 traz diversos apontamentos positivos, mas também desafios para agricultores de todo o Brasil. Dois deles são mais preocupantes. Um tem relação com a infraestrutura de conectividade entre os processos da produção e a falta de conhecimento sobre as tecnologias disponíveis. 

O fácil acesso à informação proporcionado pela Internet é a porta de entrada para introduzir este conhecimento para agricultores rurais. De fato há inúmeras tecnologias, iniciativas e inovações e o ideal é usar um conjunto de ferramentas que se interligam e facilitam o trabalho de toda cadeia produtiva. 

Para destacar alguns benefícios de tecnologias da agricultura moderna, destacamos: 

  • Redução de custos: o investimento em tecnologias que trazem precisão técnica e de materiais necessários traz uma redução de custo a médio e longo prazo, pois o desperdício será menor. 
  • Aumento da qualidade produtiva: maquinários conectados a um sistema de gestão enviam informações em tempo real para o supervisor, que saberá a necessidade de manutenção ou troca do equipamento, aumentado não apenas a produtividade, mas evitando que a produção pare por falta de equipamento, ou funcione com uma máquina que pode causar problemas maiores para a segurança dos técnicos e do meio ambiente. 
  • Melhor previsão e respaldo para tomada de decisões estratégicas: o grande ponto forte da tecnologia, seja qual setor ela esteja sendo implantada, é sua capacidade de trazer embasamento o suficiente para que decisões difíceis deixem de ser tão difíceis assim de serem tomadas. Informação sobre como está a safra vale mais do que o instinto, afinal, novas pragas sempre aparecem, questões climáticas a afetam diretamente, entre outras questões que dificultam o dia a dia no campo. 

O produto TOTVS para o setor do Agro 

A TOTVS conta com um sistema de gestão totalmente dedicado à agricultura, conhecida originalmente como Plant Information Management System (PIMS)!  

Atualmente as fazendas são consideradas indústrias, justamente pela complexidade de processos e tecnicidade necessária. Por conta disso, sistemas dedicados ao setor passaram a surgir nos últimos anos. A TOTVS é especializada em ERPs, sistemas de gerenciamento que integram a empresa de ponta a ponta em um único lugar. 

Veja como o PIMS é robusto o bastante para atender toda a cadeia de produção agrícola e otimizar seus processos. 

Otimizando o sistema TOTVS Agro Multicutivo 

O PIMS, em português conhecido como Sistema de Gerenciamento de Informação de Planta é um conjunto de aplicações que permite a coleta, armazenamento de dados e a organização de processos de produção.  

O TOTVS Agro Multicultivo é a solução PIMS da TOTVS voltada para o controle e gerenciamento da cadeia produtiva agrícola. Assim como a maioria dos ERPs, é um sistema robusto e que facilita todos os processos que envolvem a produção.  

Por sua complexidade, é necessário rever e atualizar o sistema para que ele continue atendendo as demandas e sua fazenda esteja funcionando em plena capacidade. A CRM Services, como uma consultoria PIMS, tem uma equipe dedicada a resolver os problemas da ferramenta e otimizá-la para atender as necessidades específicas de cada agricultor. Veja o que podemos fazer por você: 

  • Desenvolver melhores margens de custo do produto agrícola;  
  • Capacitar engenheiros e operadores;  
  • Acelerar o trabalho de analistas e cientistas de dados; 
  • Apoiar e descobrir novas oportunidades de negócio. 

Conheça a CRM Services e agende uma conversa com um especialista! 

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now