Comunicação de Marketing em meios digitais

O aumento na quantidade de usuários com acesso à internet faz com que as empresas desenvolvam a sua comunicação de marketing em meios digitais de forma muito mais organizada e dedicada. Em alguns setores e mercados em especial, o esforço para a segmentação do público, direcionamento das mensagens e consolidação da marca é focado em canais de mídias online.

Antes de falarmos das estratégias digitais, vamos entender alguns conceitos fundamentais da Comunicação integrada de marketing.

Comunicação Integrada de Marketing – Definição e conceitos

A CIM é um processo de comunicação que envolve planejamento, criação, integração e implementação de diversas formas de comunicação. Agregadas a um tema central único, elas são apresentadas durante certo tempo aos consumidores alvo e demais públicos de interesse de uma marca.

A Comunicação de Marketing Integrada se apoia em 3 conceitos principais:

• Tema central único
  • Mix de ferramentas de comunicação
  • Envolvimento dos públicos

O objetivo principal é que a comunicação seja consistente e concreta, sendo discernível mesmo em canais de mídia distintos.

A CIM pode utilizar as seguintes formas de disseminar a mensagem para o seu público:

Dentro desse mix, o Marketing Digital que se enquadra como um frente complementar, vêm ganhando cada vez mais espaço e participação no budget geral de marketing das empresas.

A importância da presença digital para as marcas

Estima-se que 65% dos brasileiros possuem acesso à internet.

O advento dos smartphones contribuíram para a democratização da internet, trazendo o acesso da world wide web para a palma da mão de milhões de pessoas. A conectividade 24/7 impactou profundamento o comportamento humano, mudando a forma como as pessoas se relacionam, se comunicam e como compram.

Uma pesquisa realizada pela Provokers concluiu que 96% dos brasileiros pesquisam online produtos e serviços de PMEs. Esse número corrobora a importância do alinhamento da Comunicação de Marketing em meios digitais. A pesquisa trouxe outros números importantes:

• Os consumidores recorrem à web para saber mais sobre as empresas: 1 em cada 2 confiam nos comentários on-line tanto quanto recebidos pessoalmente;
  • 77% lê comentários para decidir entre dois ou mais negócios;
  • 58% confia nas avaliações on-line tanto quanto as recebidas pessoalmente;
  • 8 em 10 preferem usar o Google para buscar informações sobre empresas;
  • 6 em 10 disseram que viram no Google as empresas que descobriram no ano passado

O acesso fácil e rápido à informação faz com os consumidores sejam muito mais conscientes e exigentes em relação ao retorno esperado das marcas, ao adquirirem seus bens e serviços. Dentro dos cinco níveis de produto, o benefício esperado passa a ser um commodity , forçando os concorrentes a se digladiarem pela preferência do seu público no âmbito do produto ampliado.

Níveis de benefícios do produto

Principais canais de Comunicação de Marketing em meios digitais

A lista de opções para sustentar a comunicação integrada de marketing na internet é extensa. No entanto, podemos destacar algumas das principais:

• Sites
  • Blogs
  • Redes Sociais
  • Buscadores (Resultados orgânicos e pagos)

A CIM trabalha para que a marca esteja lá quando o consumidor procurar por seus produtos ou por sua reputação, bem como estabelecer canais de relacionamento duradouros e envolventes.

Uma grande vantagem dos meios digitais em relação aos canais offline é a possibilidade de um cálculo mais preciso do retorno sobre o investimento. Esse aspecto muitas vezes é um fator decisivo na balança dos gestores durante a alocação de recursos de marketing em seus planejamentos.

Conclusão

Apesar das vantagens da Comunicação de Marketing em meios digitais, a comunicação offline não deve ser ignorada ou deixada de lado. Mídias de massa como TV ou rádio ainda tem seu papel dentro da CIM e devem ser utilizadas em harmonia com as demais frentes.

Uma das chaves para uma comunicação eficiente é justamente a coerência e a repetição. E preferencialmente transcendendo as barreiras on e offline.

Sobre a CRM Services

A CRM Services é uma Consultoria especializada nas soluções TOTVS Protheus, RM e Fluig.

Implantação, atualização de versão, correções e melhorias. Conte com uma equipe de consultores seniores para atender às suas necessidades.

Entre em contato conosco.

Erro: Formulário de contato não encontrado.