Skip to content Skip to footer

Release 12.1.25 TOTVS Protheus – Saiba o que mudou na versão

Lançado em julho desse ano, o novo release 12.1.25 do ERP Protheus chega com muitas inovações e otimização de performance através do servidor de aplicações Lobo-Guará.

O release 25 Protheus da TOTVS chega com inúmeras novidades e funções que permitirão corrigir possíveis falhas em processos, aplicativos móveis, controles mais simples e produtivos com interface mais amigável, tudo com o objetivo de tornar ainda melhor a experiência do usuário da solução.

A nova versão, assim como a 23, chega com sua performance potencializada e escalável pelo novo servidor de aplicação Lobo-Guará – evolução do ADVPL (linguagem de programação TOTVS) e do TL ++.

Ciclo de vida do Release 12.1.25 TOTVS Protheus

Além das evoluções técnicas, uma das grandes diferenças do release 25 TOTVS Protheus é seu ciclo de vida, que vai de seu lançamento (julho/19), até dezembro de 2020, uma vez que o release 12.1.23 (anterior ao 25) expira em julho do ano que vem.

Representação gráfica do ciclo de atualizações do Protheus

Principais mudanças do Release 25

A atualização chega com a interface mais amigável, agregando ainda mais produtividade, agilidade e qualidade nos controles, como no de numeração automática, que a partir do novo release será feito obrigatoriamente através do License Server, sendo a SXE/SXF desativada.

license server release 12.1.25
comparação do tempo de resposta

Uma das principais novidades é que o TSS – TOTVS Service SOA já está homologado na versão 25 para o uso com o Application Server Lobo-Guará.

Os processos de Revisão de Contrato e Alocação de Atendentes também sofreram ajustes significativos na estrutura do sistema para melhoria de desempenho, porém, sem alterar seu dicionário de dados. As mudanças impactam desde a abertura da tela até seu processamento final, com indicador de melhora de performance em 50% no processamento de cada rotina.

Sobre as inovações modulares no release 12.1.25 TOTVS Protheus

BI release 12.1.25 protheus

Business Intelligence

Na solução TOTVS Fast Analytics, na rotina Agent Interface, foi implementada a verificação de permissão para exportação de queries, onde o usuário recebe a mensagem “Projeto sem permissão para exportação”, para projetos sem acesso para efetuar a ação.

Com o novo release 12.1.25 é possível visualizar a tela Query no Agent Interface, com as queries que foram exportadas. Também é possível realizar uma validação de token no Gooddata, avaliando se o projeto cadastrado possui permissão para executar a opção Export Queries.

O módulo conta agora com uma tela de seleção de empresas no mecanismo do Fast Analytics, onde o usuário pode instalar apenas as queries das empresas de seu interesse.

Outra novidade é a opção no Cadastro do Projetos, onde o usuário pode agora selecionar entre as linhas Protheus, Datasul e RM, facilitando a configuração dos Parâmetros SQL específicos para a linha de produto selecionada.

Comércio Exterior

No módulo Easy Import Control foram acrescentados os campos para armazenar a data de fabricação dos lotes, com título “Data Fabric.” e nomes técnicos (WV_DFABRI, WN_DFABRI e EI2_DFABRI).

O módulo Easy Drawback Control (SIGAEDC) também foi otimizado. Agora é possível utilizar os dois tipos de processos (DU-e  e R.E (Registro de Exportação)) na criação de um Drawback de Isenção na subrotina de apuração de saldo.

Gestão Agroindústria

A solução vocacionada para Agro também recebeu melhorias. Foi adicionada uma verificação para efetuar novas reservas de faturamento caso a linha selecionada seja de um lote sem reserva existente para o cliente do pedido em questão.

Além disso, foi criado um novo script (SQL) para adicionar a consulta existente da rotina.

Gestão Jurídica

Antes, ao efetuar a inclusão de uma aprovação no módulo SIGAJURI, e na sequência o lançamento contábil, mesmo com as datas gravadas no sistema, o software não utilizava as datas e considerava apenas a data base do sistema, impactando no trabalho com regime de caixa e nem competência.

Agora a versão do release 12.1.25 Protheus TOTVS conta com um novo campo “Pergunte”, onde é possível informar a Data que deseja efetuar o lançamento – por Data Competência, por Data Caixa ou por Data Base.

Também foi criada a funcionalidade de aprovação de uma garantia, a partir da grade de aprovação do módulo de compras. Assim, quando o usuário for incluir uma garantia, será gerado um pedido de compras, com aprovação ou não, conforme configurações estabelecidas no sistema.

O módulo também conta com novos gatilhos para que no momento do preenchimento do fornecedor da garantia, o sistema preencha automaticamente os dados bancários.

Outra melhoria foi adicionada em Relatórios de Conciliação de Depósitos Judiciais, sendo possível gerar um arquivo em Excel, com todos os layouts lidos (extratos das contas judiciais e recursais).

Logística

No módulo de Gestão de Armazenagem da solução vocacionada para o setor de Logística foi efetuada uma correção para que o parâmetro MV_WMSPKMA indique se há na sequência de abastecimento do produto.

Foi realizada também uma melhoria na busca de endereços possíveis de desfragmentação, para que sejam consideradas todas as estruturas do tipo pulmão cadastradas no sistema, o que anteriormente não era possível.

A solução também recebeu um novo método para análise de Ordem de Produção, gerando os empenhos, quando houver saldo no endereço de produção, além das Ordens de Serviço de Requisição OP x WMS da quantidade faltante.

O módulo Frete Embarcador foi corrigido para melhorar a compatibilidade considerando formatações de pesos, e para considerar a unidade de peso Tonelada.

Em adição, no release 12.1.25 foram incluídos dois novos campos no cadastro da Faixa/Tipo Veículo – Quantidade de Cálculo (definindo se será gerado apenas um cálculo complementar ou vários, com rateio do valor complementar entre as entregas) e o Escopo da Franquia ( com opções de Período onde o valor informado para a franquia é considerado completo ou Romaneio).

O módulo recebeu inúmeras outras correções em quase a totalidade dos campos e funções que agilizaram o processamento dos dados e processos nas rotinas.

Manufatura

A ferramenta SonarQube não possui mais a consulta na tabela XX4 no programa MATI200, que vinha apresentando inconsistências nas versões anteriores.

A rotina que recebe a informação referente ao sub-lote também foi alterada, gerando o empenho dos componentes informados na lista de materiais da Ordem de Produção.

Pré-faturamento de Serviços – Inovação – Release 12.1.25 – Julho/2019

Na solução de Emissão de Faturas foi implementado um recurso para unificar documentos da fatura em um único arquivo PDF.

Já nas rotinas jurídicas foi incrementada a funcionalidade que permite cadastrar exceções de valor hora por tipo de atividade, considerando a exceção por tipo de atividade no cliente.

Recursos Humanos

Para entregas do eSocial, foi realizado um ajuste para inclusão de dados dos múltiplos vínculos no cadastro de “Lançamentos Fixos”, replicando todo o período criado na RG1 para as tabelas RAW e RAZ de forma automática.

O release 12.1.25 também recebeu correções na geração dos eventos S-1200 e S-1210 podendo agora efetuar filtro através de qualquer campo da tabela SRA. Além da criação do parâmetro MV_NTSV – que define quais categorias do eSocial não serão integrados com o TAF.

Foi criada a tabela S130 – Documentos Específicos eSocial para que seja informado no campo “CBO” os códigos respectivos. A nova versão contempla também a geração das tags do grupo <infoSaudeColet>, havendo ou não rubrica com natureza 9219.

Agora também é possível gerar relatórios de conferência em formato do Excel para o evento S-1200 contendo as seguintes abas: “Demonstrativo Verbas”, “Dem. Plano de Saúde”, “MV – Outras Empresas, “Dem. Meses Anteriores-PLR”, “S-2299-S-2399”, “Inconsistências” e “Legenda”.

No módulo Gestão de Pessoal foi criada a Tabela RJ1 para que sejam gravadas as rescisões referentes ao título, além de um mecanismo de verificação durante a exclusão ou recálculo da rescisão, caso exista algum registro da rescisão na tabela RJ1.

Os módulos de Controladoria, Financeiro, Medicina e Segurança do Trabalho, Quality, Saúde, TSS/Protheus e Varejo, também receberam alterações e otimização de performance, porém, as melhorias ainda não foram divulgadas pela desenvolvedora.

Mais informações e atualizações podem ser conferidas na página oficial do release 12.1.25 Protheus da TOTVS.

Precisa de suporte nas atualizações de versão do seu sistema? Fale com a nossa equipe e conheça a Consultoria Protheus líder no Brasil!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now