Conciliação Bancária TOTVS Protheus – como configurar?

A Conciliação Bancária Protheus permite controlar e analisar de forma detalhada os pagamentos recebidos e realizados, apurar diferenças entre lançamentos, verificar possíveis desvios ou fraudes, entre outras operações.

Quando processos financeiros são realizados de forma manual, há grandes chances de ocorrerem falhas e qualquer tipo de erro nessa área, pode trazer prejuízos monetários para a empresa. Por meio da conciliação bancária no TOTVS Protheus é possível melhorar de forma significativa a performance do setor.

Com a conciliação bancária do TOTVS Protheus, é possível controlar e se certificar de que todas as operações financeiras da empresa são reconhecidas em movimentações contábeis, bem como analisar de forma detalhada os pagamentos recebidos e realizados, apurar diferenças entre lançamentos, depósitos, movimentações, extratos bancários, cartões de crédito, financiamentos, verificar possíveis desvios ou fraudes, entre outras operações.

Como configurar

O primeiro passo para que a Conciliação bancária Automática funcione corretamente é se certificar de que as tabelas SE5, FK5, SIF e SIG estejam com o mesmo compartilhamento, além de todas as ocorrências de extrato do banco em questão estarem devidamente cadastradas.

Na sequência, deve-se configurar as informações de Agência e Conta no layout para que a rotina importe o arquivo de extrato nas tabelas SIF e SIG, conforme cadastro na tabela SA6, sendo: SIF – Cabeçalho de Importação Extrato Bancário, e, SIG – Itens Importados Extrato Bancário.

Durante o processo de importação do arquivo nas tabelas SIF e SIG, o sistema solicitará os dados de Banco, Agencia, Conta e Sub-Conta. Na sequência, abrirá uma segunda tela solicitando o apontamento dos diretórios do layout de extrato (.REC) e extrato do banco (.TXT).

Vale lembrar que todas as ocorrências de extrato precisam estar cadastradas no sistema, para a ferramenta consiga importar o arquivo de extrato. Caso não esteja, o TOTVS Protheus apresentará uma mensagem de erro, abortando a importação do arquivo.

O próprio banco fornece a lista de ocorrências e o layout de configuração do cnab para cadastro na conciliação bancária TOTVS Protheus, por meio do módulo Financeiro, em: Atualizações – Cadastros – Ocorrências Extrato, relacionando as ocorrências do banco com as do sistema.

Novidades na Conciliação Bancária Protheus

Recentemente a rotina recebeu ajustes para atender a obrigatoriedade legal LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), reformulando alguns campos que armazenam informações consideradas como dados sensíveis ou pessoais, para ficarem ilegíveis.

Com as modificações, o sistema passou a importar o arquivo de extrato do banco possibilitando uma conciliação parcial, para posteriormente finalizar a mesma. Também não é mais necessário cadastrar o parâmetro banco – FINA130, bastando utilizar o primeiro cadastro banco / agência / conta / subconta, e checar o campo Bytes Extrato (EE_BYTESXT) para saber a quantidade de bytes que o layout utilizará (a conciliação de extrato utiliza até 240 posições, número maior que o padrão sistêmico de 200).

Um ponto a se considerar é que em algumas situações, o registro de movimento bancário apenas sinaliza o cancelamento, não sendo possível localizar o registro. Caso se faça necessário realizar movimentos de estorno ou cancelamento, estes deverão ocorrer através da conciliação manual (FINA380).

Se você quiser saber mais sobre como otimizar seu ERP TOTVS Protheus para amplificar o uso e automação da conciliação bancária, como uma solução mais estratégica e menos operacional, entre em contato conosco.