Conciliador Contábil TOTVS Protheus

O Conciliador Contábil TOTVS Protheus é responsável pelo cruzamento de dados financeiros, evitando erros e aumentando a produtividade.

A conciliação de dados é uma técnica que cruza dados na origem e destino, realizando comparações e verificando quais são as divergências e causando a diminuição de erros, falta ou redundância de dados. Essa é uma técnica que, no geral, promove ganhos com aumento de precisão, facilidade de fechamentos, consegue evitar fraudes e, ainda, dá a possibilidade de correções.

A partir do momento que um negócio começa a crescer, a conciliação de dados se torna essencial para o controle de demandas, tarefas e desafios diários. Quando as empresas estão inseridas no contexto do mercado financeiro, esse uso da conciliação de dados é ainda mais essencial, visto que se não houver um planejamento estratégico apoiado por soluções digitais, a integridade da organização pode estar em risco.

Nesse sentido, a TOTVS possui como um de seus produtos o Conciliador Contábil, ferramenta que tem função realizar esse cruzamento de dados por meio de uma conciliação contábil com rastro completo, redução de custos e tempo de entrega dos resultados contábeis.

No geral, o Conciliador Contábil, que tem integração nativa com o TOTVS Protheus, tem a finalidade de validar e comparar dados dentro do próprio ERP, evitando erros, problemas tributários, assegurando a legalidade da declaração de impostos, balanço patrimonial e agilizando o processo de fechamento.

A utilização do Conciliador Contábil TOTVS Protheus demanda alguns pré-requisitos, como:

· Ativação da porta Multiprotocolo;

· DbAcsess versão igual ou superior à versão 21.1.1.8;

· Lib versão igual ou superior à 20220725;

· Atualizações do pacote CTB a partir de 26/08/2022, principalmente se o usuário utiliza a versão 12.1.33;

· Criar pasta tc_config em systemload;

· Atualizar config.zip*.json em systemload\tc_config\; e

· UPDDISTR.

Depois de verificar os requisitos para acessar o programa, o usuário está pronto para a configuração inicial, que deve ser feita executando o wizard de configuração inicial (o WIZARDUUID).

Como utilizar o Conciliador Contábil TOTVS Protheus?

O passo a passo para a implantação do Conciliador Contábil é o mesmo tanto para quem usa o release 12.1.33 ou 12.1.2210.

1. Para utilizar a rotina do conciliador, é necessário acessar a aba de contabilidade no menu da ferramenta e buscar por atualizações, movimentos e, enfim, conciliador genérico.
  2. Na sequência, é requerido que o usuário escolha o match que ele deseja conciliar e selecionar se deseja que os dados da conciliação, ou seja, os matchs, sejam realizados de forma automática ou manual. É importante entender, nesse ponto, que, se a ferramenta apontar dados não encontrados, quer dizer que os matchs não foram feitos.
  3. A partir desse acesso, também já é possível filtrar os movimentos a serem conciliados, escolhendo o filtro para origem e destino e aplicando o match da conciliação. Feito isso, o usuário tem acesso à dashboard com os gráficos que mostram a porcentagem de registros conciliados e a forma de conciliação que foi feita.

Para gerenciar esses dados, existe a funcionalidade do gerenciador, que permite a visualização, conferência e exclusão das conciliações realizadas, além de permitir visualizar quem fez a conciliação e em qual horário.

Após os matchs serem concluídos, o usuário poderá aplicar a conciliação, clicando em um botão na parte superior direita da tela. Essa opção só fica disponível, entretanto, se, pelo menos, um match tiver sido feito.

Além dessas funcionalidades, assim como é possível iniciar um match, o usuário também pode cancelar uma conciliação, caso queira. Após cancelar, os dados serão exibidos na dashboard como não encontrados.

Conclusão

Diante de tudo, tem-se o Conciliador Contábil TOTVS Protheus como uma importante ferramenta que possibilita a conciliação de dados, permitindo que o usuário tenha mais velocidade, precisão e controle com seus processos operacionais realizados pela organização.

Para uma implantação como a do Conciliador Contábil, é importante contar com o apoio de uma consultoria experiente como a CRM Services, onde, além do amplo conhecimento na tecnologia, consegue agregar performance, agilidade, redução de custos e aumento de produtividade aos processos da empresa. Entre em contato de descubra como podemos apoiar seu negócio.