Um novo binário também foi lançado pela provedora, acompanhando as inovações do release 12.1.33 do Protheus.

O mês de outubro foi marcado por dois lançamentos da TOTVS: o novo release 12.1.33 do ERP TOTVS Protheus e do novo Binário Harpia (AppServer e SmartClient), que chega como uma atualização do Lobo-Guará.

Além dos dois lançamentos, a TOTVS reforçou a descontinuidade de algumas rotinas importantes do Protheus a partir de abril de 2022, que você pode conferir os detalhes por meio desse link.

Anunciado como um único release, o TOTVS Protheus 12.1.33 traz diversas novidades e melhorias nos módulos de vendas; financeiro; fiscal; contábil, entre outros, porém, ainda assim, a nova versão contará com a expedição contínua de correções e apoio da Central de Atualizações para acompanhamento das versões atuais e seus componentes.

Calendário do ciclo de vida do TOTVS Protheus

Para sua migração, é importante utilizar o License Server Virtual com versão igual ou superior a 01.03.013, além de ter os seguintes itens atualizados em seus últimos lançamentos:

Principais novidades – TOTVS Protheus 12.1.33

TOTVS BACKOFFICE

Módulo de Compras

A nova versão chega com um Dashboard de Compras para o módulo, disponível apenas a partir do release 12.1.33, para apoio na gestão e tomada de decisão do setor na empresa.

A solução permite adotar estratégias de aquisições a partir de indicadores, estatísticas, tendências, possibilidades e oportunidades, por meio de um panorama completo de uma ou diversas áreas da empresa, utilizando gráficos e cards com o mapeamento do status do negócio.

O módulo de Compras ganhou também melhorias de integração ao TOTVS API Carol, para consultas e preenchimentos automáticos dos principais campos do cadastro de fornecedor.  Para ativar esse novo recurso é necessário a criação do parâmetro (SX6 – Parâmetros) habilitando a rotina a partir do preenchimento do CNPJ, em conjunto com um novo gatilho (SX7 – Gatilhos), utilizado para carregar as informações para os campos.

Os campos preenchidos automaticamente por meio da Carol são: Nome; Nome Reduzido; Estado; CEP; Bairro; Município; Endereço; Tipo; CNAE, DDD e Telefone. Demais campos como Código e Loja ainda necessitam de preenchimento manual.

Módulo de Estoque

Dentre as novidades do módulo no release 12.1.33 do Protheus está o controle automático de bloqueio de movimentação do estoque.

Essa melhoria foi criada para impedir movimentações no sistema que interfiram no cálculo do fechamento de estoque, por meio da configuração do parâmetro MV_DBLQMOV, disponível no dicionário de dados padrão apenas a partir do novo release 12.1.33.

O parâmetro MV_CMDBLQV grava a data de processamento do Recálculo do Custo Médio (campo “Data Limite Final ?” em parâmetros) bloqueando automaticamente novas movimentações durante todo o processo até o término do recálculo, garantindo a integridade das informações.

O módulo ganhou outra inovação, o painel Acompanha Custos, responsável por concentrar todas as informações importantes para acompanhamento dos custos do estoque da empresa. Esta ferramenta, porém, está em fase piloto, disponível apenas para alguns clientes da provedora, para testes das funcionalidades e em breve será liberada na nova versão.

A funcionalidade promete uma nova jornada do fechamento de estoque, por meio de interface única, intuitiva, simples e ágil, focada da experiência do usuário, eliminando a necessidade de configurações ou execução de rotinas adicionais, além de análises de composição de custos de produtos, criação de alertas e monitoramentos.

Módulo de Faturamento

A integração via API com a inteligência artificial TOTVS Carol também recebeu melhorias na gestão de Faturamento do novo release 12.1.33 do TOTVS Protheus, facilitando o processo de cadastramento com preenchimento automático dos campos via gatilho.

Presente no Pacote de Dicionário (UPDDISTR), a partir do release 12.1.27, a rotina preencherá automaticamente os seguintes campos: Nome; Nome Fantasia; Pessoa Física ou Jurídica; Endereço; Município; Bairro; Estado; CEP; DDD; Telefone; Cód. CNAE. Assim como no módulo de compras, os campos Código e Loja permanecem com preenchimento manual.

Duas grandes novidades presentes apenas a partir do release 12.1.33 são a Dashboard de Faturamento e o TOTVS Gestão de Vendas.

A Dashboard de Faturamento permite a adoção de estratégias e tomada de decisões baseadas em indicadores, tendências, estatísticas e possíveis soluções, com apoio de gráficos e cards do status atual do negócio.

Já o TGV – TOTVS Gestão de Vendas é uma plataforma Web disponível no módulo de Faturamento para gerenciamento de vendas, permitindo a consulta de indicadores, análise de perfil de clientes, notificações e gerenciamento de pedidos de vendas.

Assim como o Acompanha Custos do módulo de Compras, esta ferramenta também está em fase piloto, sendo testada por clientes selecionados pela TOTVS.

Módulo Financeiro

A modernização do módulo financeiro é um dos destaques da 12.1.33 do Protheus. Inovações como o Gestor Financeiro, que agrega um novo conjunto de funcionalidades para gestão ágil de processos financeiros, é uma delas.

Um novo Portal do Cliente, com funcionalidades para apoiar a gestão financeira e a Dashboard do Financeiro, focada em facilitar a tomada de decisão diante dos movimentos de Saldos por Naturezas da empresa, indicadores e estatísticas, também estão em fase piloto, disponível apenas para testes de clientes selecionados pela TOTVS.

O Dicionário de dados para Registros de Boletos ao Bancos por meio de API, foi atualizado no release 12.1.33. Os Bancos ainda estão em fase de validação por clientes piloto e seguirão a seguinte programação de liberação:

  • Banco do Brasil e Itaú – em fase de validação por clientes pilotos da 12.1.33;
  • Banco Bradesco – em desenvolvimento, com liberação prevista para 31 de outubro de 2021,
  • Bancos Caixa e Santander – em roadmap, com prazo previsto para 31 de dezembro de 2021.

Módulo de Controladoria e Gestão de Contabilidade Gerencial

Ainda em desenvolvimento, porém com previsão de liberação já na versão 12.1.33, o módulo contará com o Conciliador, a nova ferramenta de conciliação contábil da TOTVS.

Módulo Fiscal

Uma das inovações do módulo Fiscal na versão 12.1.33 do Protheus é o Configurador de Tributos, que possibilita a criação de taxas de modo configurável em cadastros isolados das demais entidades do sistema, reunindo elementos de operação fiscal como: clientes, fornecedores, produtos, destino, estados de origem e CFOP’s.

Nessa rotina, cada componente do cálculo poderá ser configurado separadamente e em seguida combinado com os demais, conforme as características de cada tributo.

A ferramenta também conta com melhorias para a definição e cadastros de alíquotas, operações incidentes, apuração e retenção, geração de títulos por operação, oferendo mais agilidade e autonomia aos usuários do sistema.

TOTVS RH

No módulo de Gestão de Pessoal foram otimizadas as rotinas de chamadas de cálculos de Férias e Rescisão, por meio da gestão de funcionários e o cálculo da Folha, utilizando a Escala do Ponto para funcionários com atuação intermitentes.

Foi realizada uma melhoria no desempenho dos cálculos por roteiros, a criação automática de períodos de convocação para funcionários Intermitentes e implementação de cálculos múltiplos com GRID e Multithread.

O Ponto Eletrônico conta agora com integração de AI com a Carol Clockin para carga de múltiplos dispositivos e uma adaptação automática de período futuro no apontamento via Schedule. O módulo recebeu correções em abonos, na segregação do acréscimo noturno no evento de adicional noturno, na carga de turnos na integração com o Suricato, além da criação do controle de horas de sobreaviso.

TOTVS Automação Fiscal – TAF

O TAF ganhou um novo painel, já validado para uso com a nova porta multi protocolo do TOTVS Protheus, para entrega da EFD REINF em PO UI, com a reformulação de interfaces e otimização de performance na consulta de eventos.

taf totvs
Para descomplicar e agilizar as atualizações e mudanças das obrigações impostas pelo governo, a TOTVS criou o TAF – TOTVS Automação Fiscal, plataforma com controles próprios e específicos, que consolidam dados e layouts, para suportar o processo tributário permeando as obrigações principais e acessórias pelas demonstrações, apurações e cálculos de tributos.

O monitor do novo do TAF Full em PO UI para entrega do eSocial também recebeu correções e melhorias, como alertas sobre prazos de vencimento do Certificado Digital, garantindo a programação antecipada para a renovação.

Para tornar o processo de conferência dos valores de INSS mais simples, o Painel do INSS foi reformulado, com incremento no painel já existente do TAF Full. Agora, em uma única interface, é possível ter o conhecimento exato do valor do benefício calculado pelo Governo e disponibilizado na DCTF WEB para pagamento.

Sobre o Harpia TOTVS

O Harpia é o novo binário da TOTVS, chegando como uma atualização do atual Lobo Guará.

Atualmente existem dois binários da TOTVS em atividade: o Lobo-Guará – binário versão 19, e o novo Harpia – binário versão 20. Ambos estão localizados na pasta BIN, composta pelo AppServer e o Smartclient, onde são encontrados os executáveis e DLL’s.

Dentre as principais novidades do novo binário estão a otimização realizada para atender o novo repositório do AppServer que agora é multi-idiomas e os repositórios segregados, sendo um exclusivo para códigos padrão do sistema de gestão – RPO Padrão, e o outro para códigos de personalizações – RPO Custom.

Para que sua empresa aproveite todos os benefícios da release 12.1.33 do TOTVS Protheus, em conjunto com as inovações do novo binário Harpia TOTVS, é de vital importância que tanto sua aplicação, como seus componentes, estejam atualizados.

Sabemos que atualizações de ERP’s não são simples, demandam tempo e a contratação de profissionais especialistas não somente na tecnologia, mas também em processos, porém, nós podemos ajudar sua empresa.

A CRM Services está há mais de 12 anos no mercado como consultoria TOTVS especialista e referenciada em atualização, implementação, revitalização e desenvolvimento do Protheus e demais soluções TOTVS como o ERP RM e a plataforma de gestão Fluig. Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos apoiar sua empresa no processo de migração para a 12.1.33.