As Consultas SQL no TOTVS RM podem ser executadas de qualquer query do sistema, com constantes de valores do contexto.

Um dos caminhos para extrair dados do ERP TOTVS RM são as Consultas SQL. Essas consultas permitem o uso de variáveis dinâmicas, com informações de datas atuais ou dados sobre o contexto do software. É essencial que essas consultas ocorram sem causar alterações no banco, para que não provoquem perda de dados.

Para criar a Consulta SQL deve-se primeiro acessar o campo Gestão, seguido por Consulta SQL – Incluir (CTRL + INS), inserir a sintaxe e definir as opções de cadastro. As Consultas de SQL podem ser executadas de qualquer query do TOTVS RM, com constantes de valores do contexto.

No campo Código, inclua uma representação alfanumérica para identificar a sentença, no Título insira uma descrição ou nome para identificar qual operação será executada.

Agora selecione as opções de ações desejadas, caso queira que a consulta fique visível para coligadas; disponível para RM Portal; Disponível para Execuções em Visões; Disponível para Filtros; Disponível para Relatórios; Exibir Data da Última Alteração, e, Exibir Usuário Responsável.

Para consultas SQL no TOTVS RM em tabelas muito grandes recomenda-se o uso do “NOLOCK” para melhorar o desempenho de busca, exemplo: SELECT * FROM NOME_TABELA (NOLOCK).

Com a consulta criada, dê duplo clique para abrir o cadastro e executá-la, e então, ter acesso aos dados gerados. Você verá todos os campos da sentença na opção de colunas da visão, podendo definir cores de fundo das linhas e bordas de células, por meio da formatação condicional.

É possível também gerar gráficos selecionando as informações desejadas em dados da visão, bem como exportar dados em extensões XLS, XLSX, PDF, CSV e TXT.

Caso não queira que um determinado campo seja consultado, basta parametrizá-lo para que não apareça na consulta, marcando a opção de Ativa segurança na execução de Consultas SQL. Essa opção está disponível apenas para banco de dados MS-SQLServer.

Para não ter que criar diversas Consultas SQL com parâmetros diferentes, é possível utilizar Planilhas RM para criar consultas com células associadas aos parâmetros da operação.

Conheça a CRM Services

Há mais de 10 anos a CRM Services figura como a principal consultoria especialista nas soluções Protheus, RM e fluig da TOTVS do país, atuando com os melhores e mais experientes profissionais, capazes de ajudar sua empresa a extrair o máximo do potencial da sua solução.

Somos referência em Consultoria RM TOTVS em diversos segmentos, estamos preparamos para auxiliar a sua empresa na migração para a mais recente versão do ERP.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!