Skip to content Skip to footer

Qual a diferença entre tática e estratégia?

Pode parecer fácil distinguir um do outro, porém, na prática, ambos podem se misturar, dificultando muitas empresas de separarem a tática da estratégia.

É muito comum, no ambiente corporativo, os termos “tática” e “estratégia” serem usados com o mesmo conceito, no entanto, esse é um erro que a maior parte dos empreendedores comete.

Isso acontece porque, na teoria, pode parecer fácil distinguir um do outro, porém, na prática, ambos podem se misturar, dificultando muitas empresas de separarem a tática da estratégia.

Em termos gerais, a diferença é realmente sutil, mas conhecer o real significado de cada uma ajuda a guiar o negócio de uma forma mais segura e eficiente. Desse modo, conhecer o significado de cada um, tanto na teoria quanto na prática, pode oferecer às organizações uma vantagem competitiva importante no mercado.

Primeiramente, por um lado, a estratégia tem diversas definições, sendo duas as mais importantes: a do teórico organizacional Kenichi Ohmae, que diz que a estratégia é uma medida que visa modificar o poder de uma organização em relação a sua concorrência, e a do economista Herbert Simon, que afirma que a estratégia consiste no conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em um determinado período de tempo.

Sendo assim, a estratégia pode ser considerada um guia, um resultado do planejamento, ou seja, é ela que vai definir aonde a empresa quer chegar e qual será o caminho para sair do ponto atual e chegar a um ponto futuro. Diante disso, para que a estratégia seja bem executada, ela precisa, antes, ter um planejamento pré-definido.

Na prática, a estratégia é formulada pelos líderes do negócio, bem como executivos seniores, e utilizada por meio dos 5P´s da Estratégia, sendo: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

O plano é a etapa na qual as ações estratégicas serão pensadas de forma consciente e racional, para que a emoção não atrapalhe os resultados. O pretexto é a fase em que tentativas são criadas para confundir, de forma proposital, a concorrência.

No padrão, deve ser trabalhada o modo consistente ao longo do tempo, com persistência e repetição. A posição estabelece a relação entre a organização e o meio e como a empresa deve posicionar seus recursos para ajudar na interação com o ambiente.

E, por fim, é na perspectiva que a organização encontra sua forma de enxergar o mundo e se relaciona com a estratégia para alcançar um comportamento diferente no mercado.

Por outro lado, se a estratégia aponta para qual caminho escolher, dependendo de onde o empreendimento quer chegar, a tática é aquela que vai indicar os meios necessários para que a trajetória escolhida seja possível.

Com relação a definições, são duas, também, as mais relevantes: a do enxadrista russo Savielly Tartakower, que diz que a tática é a capacidade de saber o que fazer quando há o que fazer, e a do dicionário Houaiss, que considera que a tática é um método ou habilidade para obter bons resultados em empreendimentos, disputas, situações de vida, organização, alinhamento ou manobra hábil.

Ainda, a tática deve ser flexível, adaptando-se ao que a estratégia sugere, e se preocupar com um bom uso dos recursos da empresa, como pessoas, tempo, ferramentas, capital, entre outros.

Com isso, o conjunto de táticas, que é desenhado por especialistas nas diferentes áreas da empresa, os quais alocam os recursos disponíveis para melhor alcance de metas e projetos, faz parte do planejamento estratégico, enquanto a estratégia é o resultado dele.

Além disso, outro ponto que gera divergência entre ambos os termos é qual é mais importante para a empresa. A resposta para essa questão não aponta uma ou outra como mais relevante, mas sim uma complementando a outra, já que só é possível ter uma tática se e somente se houver uma estratégia bem clara antes.

Sendo assim, é fundamental que empreendedores e seus gestores entendam qual a diferença teórica entre a estratégia e a tática para que, na prática, ambos não sejam confundidos e não atrapalhem o desempenho final da organização.

Ao reconhecer o que cada uma faz, a empresa consegue aplicá-las de forma certa e, ainda, garantir uma vantagem competitiva no mercado, assim como compreender melhor como deve traçar a trajetória do caminho que quer alcançar e como alinhará seus recursos para fazer com que todos os objetivos almejados sejam cumpridos dentro das metas estipuladas.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now