Como diminuir a resistência da equipe na utilização do ERP?

A premissa da implantação e da configuração de um sistema ERP está na ponta da língua dos empresários e gestores: melhorar a produtividade, organizar e otimizar processos internos, melhorar a comunicação, melhorar o fluxo entre os departamentos, entre muitos outros benefícios.

Partindo desse ponto, de se buscar uma melhoria estratégica para os negócios, a empresa compra uma solução e contrata uma consultoria para a implementação do sistema.

A consultoria mapeia os processos, monta um projeto e aplica as parametrizações necessárias no sistema para o atendimento das necessidades da empresa

Bom, até aqui tudo certo.

No entanto, em muitos casos, após a fase de implementação e configuração do sistema, os gestores não veem a melhoria esperada. Ao investigar a causa percebe-se que os colaboradores não aderiram ao uso do ERP, mantendo-se apegados aos antigos processos.

Em seguida vem a pergunta: Como melhorar a adesão da equipe com o sistema?

Listamos algumas ações que podem ajudar a reduzir o atrito do time:

1- Treinamento

Em alguns casos o problema pode ter uma causa mais simples do que se imagina. Os colaboradores não usam o sistema unicamente porque não sabem operar a ferramenta ou tem dúvidas nos processos. É de extrema importância que esse seja um dos primeiros pontos a se observar. Deve-se certificar que todos os envolvidos estão aptos a executar suas atribuições no ERP.

2- Comprometimento dos gestores ou diretoria

Os líderes nas organizações devem servir de exemplo em vários aspectos, inclusive neste caso. Se os níveis superiores não aderem à utilização do sistema nas novas rotinas é de se esperar que a sua equipe se sinta encorajada a fazer o mesmo.

3- Motivação

Nos dias de hoje, a motivação é assunto frequentemente abordado nas empresas. É um trabalho árduo e constante, não existe uma fórmula universal que funcione para todas as organizações e para todas as pessoas. Os valores internos que devem ser saciados para a satisfação no trabalho podem variar de pessoa para pessoa.

Uma equipe desmotivada estará menos suscetível a aceitar e apoiar mudanças nos seus processos de trabalho.

4- Falta de comunicação e visão das mudanças

De uma forma geral, as pessoas se sentem mais seguras e empoderadas quando existe a percepção que elas são agentes de mudança e fazem parte de algo maior.

É muito importante que haja uma comunicação clara, para as equipes que serão impactadas com a mudança tenham conhecimento do que está por vir desde o começo do projeto.

A falta de informação pode gerar desconfiança e um sentimento coletivo de menosprezo por parte da organização. Mantenha a equipe engajada com as novidades!

Logicamente esses são somente alguns exemplos, existem várias outras situações e variáveis que podem impactar negativamente na aderência do time.

Além disso os pontos não se excluem, mais de um fator pode estar presente. Deve-se ter em mente também que os motivos podem ser diferentes para cada pessoa. É papel do gestor estar atento à sua equipe e saber identificar os gargalos.

A CRM Services oferece consultoria especializada em TOTVS® Protheus, fluig e RM. Conte com a nossa experiência e know-how para gerar valor para a sua empresa.