Skip to content Skip to footer

Nova versão Fluig Crystal Lake 1.7.1 – Confira o que mudou

A TOTVS acaba de lançar a nova versão Fluig Crystal Lake 1.7.1, com novo layout, correções, otimização de controles e permissões.

Enfim a TOTVS liberou a nova versão de sua plataforma, o Fluig Crystal Lake 1.7.1, que estava prevista para fevereiro de 2021, mas foi liberada agora, dia 5 de maio.

Dentre as correções realizadas na ferramenta estão a sincronização correta do dataset; ajustes para liberar a criação de um dataset simples usando AppDS; permissão de cadastro de serviços para tokens externos com limite de 2.000; cadastros de serviços tipo SOAP; ajustes na importação de dados pelo Analytics, e muito mais.

A TOTVS também divulgou um importante alerta: desde 1 de março desse ano, a provedora não oferece mais suporte à plataforma TOTVS Fluig com o navegador Internet Explorer, sendo indicado aos usuários que adotem outras opções de navegadores homologados pela companhia.

Quanto às novidades, para ficar mais fácil, separamos as principais atualizações em tópicos, cada uma com seus detalhes e impactos na plataforma e processos. Confira:

Permissões

Uma das mudanças mais impactantes no Fluig Crystal Lake foram as liberações em Permissões.

Agora é possível permitir acessos aos usuários em recursos específicos dentro do painel de controle, de forma individual e sem liberar todas as funcionalidades, podendo o usuário atuar conforme demanda, perfil ou rotina de trabalho.

Essa configuração pode ser realizada por grupo, papel ou usuário específico e de forma individual.

Além disso, as permissões foram estruturadas por ordem de menu e contam com o recurso “buscar”, facilitando o filtro por um ou mais tipos, incluindo as descrições da rotina, simplificando a configuração.

Personificação

O ponto alto das novidades da versão 1.7.1 é a Personificação de usuários, tornando possível executar ações no Fluig com ID de outro funcionário por meio de APIs, datasets e webservices.

Funciona assim: o usuário (com permissão de Personificação ativada) acessa a API de workflow com o seu ID e chama o método que movimenta uma solicitação workflow. Esse método, então, informará qual usuário fará a movimentação, possibilitando que o usuário 1, por exemplo, consiga movimentar uma solicitação do usuário 2.

Essa melhoria dará mais velocidade, fluidez e automatização aos processos, permitindo que um usuário integrador movimente solicitações atrasadas.

Segurança

A versão do Fluig Crystal Lake também recebeu melhorias no quesito segurança, com a opção de configuração do protocolo HTTPS direto no Painel de Controle do usuário wcmadmin, permitindo que os dados sejam transmitidos por conexão criptografada e muito mais protegida.

Homologação e Atualizações

A TOTVS homologou o Microsoft® Office 2019 para edição de documentos e conteúdos no Crystal Lake, com cópia controlada de arquivos e atualização de propriedades.

O servidor de indexação (Solr) também foi atualizado para a versão 8.7.0, impactando diretamente no mecanismo de buscas da plataforma e instabilidade. Por tanto, após a atualização, é necessário reindexar o ambiente de forma completa, podendo recriar os índices, para evitar que a ferramenta apresente instabilidades, resultados duplicados ou documentos não encontrados.

WCM

A TOTVS lançou duas variáveis para controle do plugin de migração jQuery, uma para habilitar ou desabilitar o plugin de migração, e outra para definir se é modo de desenvolvimento ou produção.

No modo Produção, as mensagens do console do desenvolvedor não são apresentadas, aparecendo apenas a mensagem de que o plugin está em uso e qual sua versão, “limpando” a geração de logs.

No modo Desenvolvimento, o console do navegador exibe todas as mensagens, incluindo os erros no código, ajudando a mapear o que deve ser corrigido. Esse processo, porém, torna o console sobrecarregado e poluído. 

Social

O ambiente Social Fluig Mobile e TOTVS Fluig Plataforma (Web) receberam diversas inovações na versão Fluig Crystal Lake 1.7.1, com objetivo de oferecer uma experiência moderna e diferenciada ao usuário.

Começando pela interface que está mais clean e funcional, agora na timeline do aplicativo móvel é possível ver publicações com múltiplas imagens.

O novo social do Fluig mobile conta com uma navegação mais intuitiva, facilitando a interação entre usuários, o acesso às publicações, compartilhamento de dados, e, novo limite de caracteres, agora com 10 mil por publicação.

A nova versão reúne as comunidades mais acessadas e as marcadas como favoritas, para um acesso mais ágil. A barra de publicações agora é fixa, facilitando as postagens, tornando possível também, publicar em diversas comunidades simultaneamente, além de poder denunciar publicações.

Dentre as novidades está a possibilidade de cancelar solicitações de conexão pendentes, sejam as enviadas indevidamente ou as que estão há muito tempo aguardando o aceite. As conexões também ganharam acesso rápido, com usuários favoritos e privilegiados sendo os primeiros a serem exibidos.

Documentos

A nova versão Fluig Crystal Lake 1.7.1 chegou focada em performance e agilidade, e dentre as melhorias nesse sentido está a otimização dos recursos da lixeira

O gerenciamento de arquivos da lixeira agora está mais fácil e simplificado, sendo possível observar informações como: o tamanho do arquivo, a data em que foi excluído, por quem foi criado ou publicado, o tamanho total dos itens da lixeira, configuração da melhor visualização das colunas, entre outras melhorias.

Dá também para localizar arquivos na lixeira, seja por nome, código, autor, período de exclusão, código de pasta, descrição ou até termos e palavras que estejam em seu conteúdo.

Além disso, é possível configurar uma limpeza periódica automática, com a frequência que desejar, fazendo com que os arquivos eliminados deixem de ocupar um espaço significativo na aplicação. E para evitar arrependimentos, dá para determinar um período mínimo em que um arquivo deve permanecer na lixeira, antes de ser excluído de forma definitiva.

Para quem administra o Fluig, é possível agora consultar o tamanho ocupado por arquivos particulares de usuários, analisando o espaço e volume de dados, porém, sem visualização do documento.

Além das atualizações que citamos, a versão Fluig Cristal Lake 1.7.1 trouxe diversas outras correções e otimizações da plataforma com foco em performance, agilidade e potencialização de processos.

Se precisar de apoio com a atualização ou até mesmo implantação do Fluig, nós podemos ajudar sua empresa. Somos referenciados como a maior e melhor consultoria especialista nas soluções TOTVS do Brasil e há mais de 11 anos, oferecemos soluções e serviços que garantem a melhor experiência e resultados aos nossos clientes. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now