Skip to content Skip to footer

Gestor financeiro TOTVS Protheus

Considerada uma das releases mais completas, estável e com mais inovações, a 12.1.33 do ERP TOTVS Protheus chegou cheia de novidades, incluindo para o módulo Financeiro, que agora conta com uma nova rotina, o Gestor Financeiro – FINA710.

Com integração nativa ao Backoffice do Protheus, a rotina concentra os dados financeiros de diferentes módulos, permitindo projetar receitas e despesas por meio de uma visão completa de indicadores de tesouraria e fluxo de caixa da empresa, emitindo alertas quando houver riscos de a empresa operar no vermelho.

Sua interface moderna conta com gráficos em formato de cards e indicadores financeiros, que podem ser movidos e organizados na forma que o usuário desejar. Os dados são atualizados a cada cinco minutos, facilitando o processo de tomada de decisão.

O Gestor Financeiro TOTVS Protheus conta com três painéis:

  • Painel de Controle – com os principais KPIs financeiros: títulos à receber, títulos à pagar, saldos bancários, pendências de boletos registrados entre outros;
  • Painel de Movimentações Financeiras – com KPIs de Saldo inicial, Entradas, Saídas e Saldo final e Gráfico de Fluxo de Caixa; e,
  • Painel de Boletos – controla boletos por meio de API e CNABs, além de contar com gerador de carta de cobrança automática.

De maneira intuitiva e fácil, o Gestor Financeiro permite criar simulações e cenários de orçamento e financeiro, incluindo, excluindo e editando dados, podendo, inclusive, exportar as simulações para planilhas.

Principais funcionalidades do Gestor Financeiro do TOTVS Protheus

  • Integração com Backoffice

Com integração nativa ao Backoffice do sistema TOTVS Protheus, o painel proporciona uma visão completa do fluxo de caixa da empresa, através da captura das movimentações financeiras de diferentes módulos do Protheus, reunindo dados em um único local.

  • Análise e Projeção de Fluxo de Caixa

A ferramenta permite consolidar ou filtrar informações por empresa, classificação financeira, conta contábil, centro de custos, ou período, facilitando a análise e projeção do fluxo de caixa, incluindo a possibilidade de retroagir os dados em até um ano, ou projetar as movimentações financeiras previstas em até um ano acima.

  • Simulação de Cenários

Como comentamos acima, o painel permite a criação de cenários financeiros em poucos cliques, com a possibilidade de fazer projeções, incluir, excluir e editar dados, dentro do sistema.

  • Exportação de relatórios

Permite exportar relatórios em excel e PDF de tabelas e gráficos dos módulos Fluxo de Caixa e Consultar Lançamentos, facilitando o compartilhamento, análises e projeção de cenários externos.

  • Consulta detalhada de lançamentos

Facilita a análise de transações financeiras de clientes e fornecedores detalhando as movimentações de cada título, com aplicação de filtros por empresa, cliente, centro de custo, conta contábil, fornecedor, classificação financeira, período, status tipo de título, entre outros.

  • Indicadores Financeiros

Por meios de gráficos dinâmicos é possível acompanhar os principais indicadores financeiros da empresa, incluindo a posição e o prazo médio das contas a pagar e a receber, o ciclo de conversão de caixa, valores pendentes, Aging a receber e a pagar, Aging a receber e a pagar em atraso, liquidez e inadimplência, de forma simples e ágil.

  • Integração com serviços TOTVS Techfin

Quando houver riscos de a empresa operar no vermelho, o TOTVS Painel Financeiro emite um alerta e o sistema acessa, de forma imediata, os serviços financeiros integrados TOTVS Techfin, oferecendo alternativas como a antecipação de recebíveis, por meio do TOTVS Antecipa.

Como utilizar o Gestor Financeiro TOTVS Protheus

Como informamos no início desse artigo, o painel Gestor Financeiro TOTVS Protheus está disponível na release 12.1.33 e para utilizá-lo basta acessar o módulo Financeiro e clicar em Atualizações / Gestão Financeira / Novo Gestor Financeiro (FINA710).

É necessário também estar com o pacote de Expedição Contínua do Financeiro atualizado e a Porta Multiprotocolo configurada. É importante também executar o wizard de configuração, para que ele realize a configuração do Job FINA711 e a validação do dicionário.

Já em sua primeira tela, o sistema carrega diversas informações através do schedule, responsável por trazer os dados para a nova rotina.

Caso esteja com dificuldades de configurar o Gestor Financeiro, ou precisa atualizar o Protheus para utilizar a nova solução, nós podemos ajudar. A CRM Services é, há mais de 13 anos, referenciada como a maior consultoria especialista nas aplicações TOTVS do país, carregando experiências e competências que proporcionam uma verdadeira transformação tecnológica nas empresas. Entre em contato e descubra o que podemos fazer pela sua.  

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now