Lançamento Padrão Protheus TOTVS – Saiba como configurar

O Lançamento Padrão Protheus é um recurso é responsável por facilitar o dia a dia do setor contábil, diminuindo margens de erros durante os lançamentos.

Criado para agilizar as rotinas contábeis, o Lançamento Padrão TOTVS Protheus é um facilitador desenvolvido para otimizar a inserção de dados no sistema. O desenvolvimento da ferramenta é baseado nas definições e regras de negócios de cada empresa, definidos por meio dos módulos Financeiro e Contabilidade

Essas regras de contabilização são fundamentais para a integração contábil, o que diminuirá as margens de erros durante os lançamentos. Porém, antes de iniciar o cadastramento, é importante definir como cada processo deverá ser integrado. Após essas definições, estes são automaticamente calculados sem a necessidade de intervenção do usuário.

Em praticamente todos os módulos do TOTVS Protheus, os lançamentos de integração podem ser realizados on-line ou off-line, exceto para o de Contabilidade Gerencial que só funciona on-line, e, o módulo de Plano de Saúde, que gera somente off-line devido seu alto volume de processamento.

No modo on-line, os processamentos são lançados automaticamente no TOTVS Protheus. Já no modo off-line, as contabilizações são efetuadas logo que o usuário solicita a ação através da opção Contabilização Off-Line, no menu Miscelânea dos módulos do Protheus.

Como não são todos os processos que estão disponíveis nos modos on-line e off-line, é importante checar se o parâmetro MV_PRELAN está habilitado. Desse modo, os lançamentos contábeis de integração serão gerados imprescindivelmente com o Tipo 9 – Pré-Lançamento, deixando de considerar o Tipo de Saldo configurado no cadastro de Lançamentos Padrões.

Como configurar o Lançamento Padrão Protheus

Para configurar o Lançamento Padrão TOTVS Protheus acesse o menu no módulo Contábil – Atualização / Entidades / Lançamento Padrão.

Nesse processo deve-se informar o campo, função ou valor para interpretação do campo. Lembrando que há um ponto de lançamento específico com código que identifica a operação de cada processo passível de contabilização.

Exemplo:

Lançamento Padrão Protheus exemplo 1
Lançamento Padrão Protheus exemplo 2
Lançamento Padrão Protheus exemplo 3
Lançamento Padrão Protheus exemplo 4

Caso tenha dúvidas de como configurar o Lançamento Padrão TOTVS Protheus, ou em demais integrações do módulo Contábil, nós podemos ajudar sua empresa. A CRM Services está há mais de 11 anos no mercado como referência em Consultoria Protheus TOTVS, com o time de analistas mais qualificados do país, prontos para ajudar sua empresa a extrair o máximo do potencial do seu sistema. Entre em contato e saiba mais.