Skip to content Skip to footer

TOTVS RM 12.1.29 – Confira o que mudou na versão

Após a versão TOTVS RM 12.1.29 ser disponibilizada, versões anteriores partindo da 12.1.28, não receberão mais atualizações ou melhorias, salvo casos cobertos por Garantia Estendida.

No último dia 27 de agosto, a TOTVS disponibilizou a versão 12.1.29 do ERP TOTVS RM, e, conforme o ciclo de vida do software, determinado pela própria provedora, releases expirados como: 12.1.28, 12.1.27, 12.1.26 e 12.1.25, não recebem mais atualizações ou melhorias, limitando-se apenas ao suporte, exceto para casos com coberturas por contrato de Garantia Estendida.

A nova versão carrega atualizações nos módulos: TOTVS RH – Meu RH; Folha de Pagamento; Gestão de Automação de Ponto; Gestão de Pessoas; TOTVS Saúde – Hospitais e Clínicas, Back Office – Gestão de Compras; Estoque; Faturamento; Financeiro; Fiscal, TOTVS Construção – Gestão de Imóveis; Obras e Projetos; Aprovações e Atendimento, TOTVS Educacional e Meu eduCONNECT, entre outras mudanças.

Acompanhe agora o que mudou no TOTVS RM 12.1.29, em cada módulo:

TOTVS RH

Folha de Pagamento

No módulo de Folha de pagamento foi implementado o tratamento na geração dos eventos S-2200 e  S-2206 considerando a data da mudança, além do histórico do tipo de regime da jornada no cadastro do funcionário.

O cálculo do INSS de férias foi alterado para que seja possível verificar a situação de múltiplos vínculos, incluindo os parâmetros de INSS no parametrizador, em Férias – pasta Descontos. Nos relatórios de conferência do TAF agora é possível checar os valores de base de INSS/FGTS.

A versão TOTVS RM 12.1.29 conta também com um novo processo para alteração do CPF na matrícula do eSocial do funcionário, gerando os gatilhos dos eventos para envios ao governo, e o sistema passou a considerar novos campos do BEM. para prorrogação, antecipação e cancelamento – MP 936/2020.

A desenvolvedora criou também novas funcionalidades que permitem gerar 3 layouts diferentes do histórico do BEM, facilitando o tráfego de dados para o governo sobre suspensão de contratos e redução de jornadas. Foram adicionados três novos campos para: Data de Antecipação, Dias de Prorrogação e Data de Cancelamento, na rotina de Administração de Pessoa – Funcionário – Registro – aba BEM.

A atualização conta com uma nova tela de edição da tabela ‘PFFINANC’ – Ficha Financeira, campo ‘Dissídio’, com as opções Sim ou Não. Foi criado também o campo ‘DISSIDIOALTMANUAL’ para controle da edição, tanto na tabela PFFINANC quanto na PFVERBASDIS.

Para bloquear o lançamento financeiro em duplicidade, foi criado um novo parâmetro: Bloquear Geração de Lançamentos Financeiros Duplicados, na aba Folha Normal – Lançamento Financeiro.

Foi criado o campo Ordem de Cálculo para considerar encargos do tipo A (valor calculado por meio de fórmula). Por exemplo, quando o usuário for realizar a operação de calcular um encargo Tipo A, que utilize o valor de outro encargo Tipo A, será necessário definir a Ordem de Cálculo do primeiro encargo, sendo menor que a do segundo, utilizando a variável de fórmula VALECARGOM para recuperar o valor do encargo já calculado.

A TOTVS migrou os STEPS de movimentação para dataservers e criou no Parametrizador da Folha, na opção Parâmetros do Quadro de Lotação, um parâmetro que será responsável pelas movimentações que alteram o limite de Funcionário no Quadro do Vitae.

Gestão de Pessoas

Pensando na segurança de dados e para atender as especificações da LGPD, a rotina de Gestão de Pessoas recebeu ajustes como a criação do cadastro de termos de consentimento LGPD no banco de talentos, com período de vigência para identificação do termo ativo, incluindo orientação específica para o menor de idade, com liberação do termo de consentimento pelo responsável.

Gestão de Automação de Ponto

A rotina de Gestão de Automação de Ponto conta agora com um novo cadastro de justificativas pré-definidas para o processo de ponto e maior facilidade na aprovação de abonos pendentes de períodos distintos por parte da gestão.

Quando for necessário realizar a geração de espelho ponto no sistema e no Meu RH, é possível salvar um perfil padrão para apresentação no aplicativo. Para cálculos de horários contíguos, poderá marcar um flag para que considere no espelho a data referência baseada no fim da jornada.

TOTVS Meu RH

As atualizações realizadas no módulo de RH do TOTVS RM impactaram muitos processos do setor. Com as melhorias, agora é possível aprovar notificações de férias, abono, marcações de ponto e banco de horas em lote.

Na versão TOTVS RM 12.1.29, por meio do Gestor.Com, o gestor poderá solicitar abonos no ponto, já aprovados, para seus colaboradores e visualizar relatórios PDF gerados pelo RM Reports.NET.

As empresas que utilizam o Clock-in agora contam com mais uma facilidade, a de acionar a ferramenta direto do Meu RH.

totvs clock-in
 O TOTVSClock-In é um aplicativo baseado em AI – Inteligência Artificial e machine learning, criado para facilitar e simplificar o registro de ponto eletrônico à distância.
Seja por reconhecimento facial, leitura de QR code, CPF do funcionário, ou por qualquer outro código identificador de controle da empresa, é possível registrar o ponto, tanto de forma online, como off-line, com fácil acesso mesmo em regiões onde o sinal de internet é escasso, e, assim que o dispositivo se conecta à internet, a marcação do ponto é sincronizada automaticamente.

TOTVS BACK OFFICE

Gestão de Compras, Estoque e Faturamento

A nova versão recebeu ajustes para facilitar o envio dos movimentos de CT-e a SEFAZ, realizando a seleção de ambos diretamente na tela de Movimento. Também é possível localizar e alterar o vínculo de movimento por meio do Mapa de Tipos de Movimento.

A implantação de novas coligadas ou padronização de parâmetros recebeu reajustes para considerar as dependências entre tipo de movimentos e facilitar o processo.

Por meio do Log de cálculo do Quadro Comparativo será possível visualizar as informações utilizadas no cálculo realizado pelo sistema para definição dos ganhadores da cotação.

Foi desenvolvido também um relatório de Mapa de Cotação para ser utilizado no aplicativo Minhas Aprovações e também um aumento de casas decimais na Medição do contrato, passando para 10 casas decimais.

Gestão Financeira

O fluxo de Caixa do TOTVS RM foi revitalizado na versão 12.1.29, ganhando novas funcionalidades e interface intuitiva.

Agora a solução possibilita a opção de registros online de boletos para o Banco Sicoob; controle de clientes inadimplentes na SPC Brasil; calculo de retenções na baixa do lançamento financeiro; cálculo do INSS apenas para o empregado com 20% quando o cliente for “sócio cooperado”, entre outras melhorias.

Gestão Fiscal

O layout 6 da ECF/2020 foi alterado no TOTVS Gestão Fiscal para atender as especificações instituídas pelo Ato Declaratório Cofis nº 70/2019.

O módulo também recebeu ajustes na rotina de cálculo do ressarcimento complemento do ICMS ST, para o estado de Minas Gerais e para geração do arquivo digital de recuperação do Ressarcimento e da complementação do ICMS ST- ADRC-ST.

TOTVS CONSTRUÇÃO

Gestão de Imóveis

O aplicativo Meu Imóvel recebeu melhorias na rotina de renegociação de dívidas de aluguel, onde agora é possível, por meio de um aditivo no contrato de locação, redistribuir renegociações de parcelas em parcelas futuras através da solicitação do cliente da imobiliária.

Na rotina de Fechamento do Condomínio a versão recebeu ajustes em Adiantamento de Cobrança, para facilitar a antecipação do fechamento de condomínio que ainda não foi calculado e integrado, e, a Cobrança Complementar, onde agora é possível realizar cobranças extras em uma mesma competência de fechamento de condomínio já integrado.

Também é possível realizar a cobrança de impostos sobre o repasse do contrato, caso esteja acordado o pagamento dos tributos pela administradora ou proprietário do imóvel.

Obras e Projetos

Foram disponibilizadas visões 3D e 4D do projeto no módulo TOTVS Construção Obras e Projetos. A desenvolvedora também adicionou um novo campo de Observações em Pedido de Material e Pedido de Material Extra para que essa solicitação seja enviada diretamente ao BackOffice. Foram criadas tags de permissão para listar projetos onde o usuário não possui acesso.

A partir do TOTVS RM 12.1.29, no aplicativo Minha Obra agora é possível consultar a movimentação de produtos com estoque no BackOffice TOTVS RM.

A ferramenta conta agora com um Cockpit de Tarefas e Insumos que permite o acompanhamento visual, de forma gráfica, do status de Avanço Físico, Pedido, Pedido Extra e Contratos , Custo Planejado e Apropriado.

Foi incluído também um aditivo de antecipação da data de término do contrato, de acordo com a Lei 8.666/93, capítulo III, artigos 54 a  80, portanto agora  o sistema permitirá a redução do prazo de um contrato em andamento.

Aprovações e Atendimento

No app Minhas Aprovações agora é possível aprovar ou reprovar atendimentos e preencher campos ou parâmetros obrigatórios na tela de Dados do Atendimento.

TOTVS EDUCACIONAL

O módulo TOTVS Educacional recebeu uma série de melhorias e facilitadores operacionais para alterações em massa de valores das etapas e de avaliações, como em assinaturas eletrônicas em contratos de rematrículas.

Para garantir a segurança de dados, o sistema libera o envio de um token de segurança para o email do usuário no ato da confirmação de assinatura do contrato.

Através do Portal RH e do Meu eduCONNECT, é possível acessar as salas virtuais onde serão realizadas as aulas online, bem como as datas de avaliação e consulta de notas, que também podem ser acessadas pelo app Educa Mobile.

A principal função do eduCONNECT é conectar a comunidade acadêmica como um todo, desde direção escolar, professores, alunos, pais e responsáveis para agilizar serviços e processos de consulta de notas, boletos e chamadas, tudo de forma segura, simples, online e mobile.

Outra novidade é a criação da Central Financeira do aluno, com a revitalização dos parâmetros de consulta dos valores que compõem a parcela do contrato do aluno, incluindo descontos por antecipação e dados de notas fiscais emitidas.

Agora, assim que o candidato confirma sua inscrição no Processo Seletivo, terá acesso automático a prova e a um ambiente totalmente reformulado para a execução da avaliação. O sistema também foi preparado para atender a BNCC – Novo Ensino Médio, possibilitando o registro de avaliações por habilidades e competências, com ofertas e matrículas no itinerário formativo.

Meu eduCONNECT

A agenda infantil do aplicativo recebeu melhorias de registro dos eventos diários dos alunos para consulta dos responsáveis. As mensagens de notificações receberam um aumento de caracteres em detalhamento do conteúdos.

TOTVS SAÚDE

Hospitais e Clínicas

O módulo de Saúde recebeu uma série de ajustes importantes, a começar pela rotina de controle de solicitação de Nota Fiscal e recibos na tesouraria, com a criação de uma nova interface onde é possível solicitar emissão de NF para pacientes com gastos lançados, sejam particulares, não cobertos pelo convênio ou co-participação.

O sistema recebeu ajustes de TISS 3.04.01 e TISS 3.05.00, conforme as atualizações publicadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Houve também a migração do Registro de Atendimento Externo – correspondendo a recepção e registro do paciente no sistema em caráter externo, sem a necessidade de internação ou ocupação de leito, como Pronto Atendimento e Ambulatorial.

A rotina de Prontuário Eletrônico recebeu diversas melhorias como:

  • A criação de uma tela para visualização de registros de atendimento com status, com a possibilidade de impressão;
  • O campo de Busca de paciente e unidade teve a quantidade de caracteres reduzida;
  • Foi inserido o botão de “voltar” nas telas do PEP RM para que o usuário possa voltar à tela principal do registro sem ter que utilizar os menus;
  • Transferência de pacientes para fila de outro médico, em casos de observação, facilitando o fluxo de atendimento utilizando a mesma senha de chamada;
  • Ajuste para cálculo automático de valor e resultado de IMC conforme informações coletadas de peso e altura;
  • O sistema foi modificado para que exiba a idade de pessoas com menos de 1 ano, conforme quantidade de meses e dias de vida;
  • Na agenda do médico agora é possível visualizar e executar ações através do prontuário sem precisar estar logado no TOTVS RM;
  • Agora usuários do PEP podem visualizar documentos anexados ao prontuário do paciente através do TOTVS RM;
  • Também é possível assinar digitalmente todos os registros do PEP;
  • Foi inserida no sistema uma tela principal de identificação do paciente dentro do PEP, com dados do atendimento;
  • Foram adicionadas colunas de número de portuário, possibilitando visualizar o código, o número do prontuário e o número do último atendimento;
  • No Teleconsulta está disponível o atendimento por meio de chamada de vídeo dentro do próprio prontuário, além de permitir a configuração e formato de vídeo da tela principal de forma individual.

Além dessas que citamos, existem inúmeras outras melhorias, evoluções tecnológicas, inovações e adequações que a versão TOTVS RM 12.1.29 traz, mas listamos aqui apenas algumas das principais que contribuirão para a operação e processos do seu negócio.

Conheça a CRM Services

Há mais de 10 anos a CRM Services figura como a principal consultoria especialista nas soluções Protheus, RM e fluig da TOTVS do país, atuando com os melhores e mais experientes profissionais, capazes de ajudar sua empresa a extrair o máximo do potencial da sua solução.

Somos referência em Consultoria RM TOTVS em diversos segmentos, estamos preparamos para auxiliar a sua empresa na migração para a mais recente versão do ERP.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now