Skip to content Skip to footer

Web Service TOTVS RM – como habilitar

O Web Service TOTVS RM é um grande facilitador para se trabalhar com integração, executar processos internos ou compartilhar dados com contatos externos.

Com o objetivo de facilitar e agilizar o compartilhamento de dados e informações entre usuários internos e externos, clientes, fornecedores e parceiros, a TOTVS disponibilizou o recurso Web Service TOTVS RM.

Sua configuração é simples e pode ser realizada via IIS ou Host do RM. O primeiro passo para habilitar a ferramenta é ter acesso de administrador ao servidor e permissão de escrita no diretório de instalação do TOTVS RM.

Habilitando o Web Service TOTVS RM com Host

Para definir os parâmetros do Web Service TOTVS RM via Host, deve-se acessar o diretório \TOTVS\ [Alias] \RM.net e abrir em um editor de texto os seguintes arquivos: RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config. Dentro da tag appSettings insira os parâmetros:  

<add key=”defaultdb” value=”CorporeRM” />   (esse é o alias do banco)

<add key=”httpport” value=”8051″ />   (essa é a porta do Host por onde o Web Service será executado)

Agora basta adicionar o endereço do Web Service por meio do promt command e executá-lo com o seguinte comando, que reservará uma url e a porta 8051 para que o Host do RM consiga prover os Web Service neste servidor, na porta configurada : netsh http add urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService

Reinicie o host do TOTVS RM, valide se o processo funcionou e, por fim, acesse seu Web Service.

Para expor os Web Services para acesso externo, torna-se necessária a inclusão da tag: <add key=”ServicesHostName” value=”ip externo OU nome externo” />  onde seu valor deverá ser o DNS ou IP Público da instituição. Por mais que o acesso seja sempre autenticado, cabe uma análise detalhada quanto aos aspectos de segurança.

Se estiver usando o Web Service pelo WsDataServer, deve adicionar a tag: <add key=”WebServiceCulture” value=”Invariant” />. Esse parâmetro define o ponto (.) como separador decimal, seja qual for a cultura definida no sistema operacional.

Habilitando o Web Service com IIS

O primeiro passo para habilitar o Web Service com IIS é instalar o TOTVS Business Connect para que torne possível as integrações padrão do sistema, que são:

  • TOTVS Obras e Projetos – integrada ao – BackOffice Protheus;
  • TOTVS Educacional – integrada ao – BackOffice Protheus;
  • TOTVS Educacional – integrada ao –  EAD (WebEnsino e AMS).
  • TOTVS Incorporação – integrada ao –  BackOffice Protheus;
  • TOTVS Protheus SigaMNT – integrada ao –  Linha RM; e,
  • TOTVS SigaLoja / FrontLoja – integrada ao –  BackOfficeRM.

A instalação do TOTVS Business Connect para o IIS depende da configuração do Internet Information Service, além de demais subcomponentes do IIS como Windows XP ou superiores.

Para configurar o Web Service para integrar com aplicativos de terceiro (diferentes dos da TOTVS), deve-se fazer uso dos serviços hospedados no Host do TOTVS RM.

Caso precise alterar a porta do Web Service ou a url, deve-se atualizar os valores da tag httpport nos arquivos de configuração, e, na sequência remover a acl para a url/porta atual (netsh http delete urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService), definindo uma nova regra para a atual url ou portal.

Se tiver dúvidas ou dificuldades sobre como habilitar e utilizar o Web Service TOTVS RM, nós podemos ajudar. A CRM Services conta com o maior corpo de analistas especialistas do país, com larga experiência em implementações, desenvolvimento e configurações técnicas dos ERPs. Entre em contato e saiba mais.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now