Skip to content Skip to footer

PCO Protheus – Saiba mais sobre a ferramenta

Projetado para controlar o planejamento orçamentário da empresa, o PCO Protheus é um dos módulos administrativos do ERP da TOTVS.

Trata-se de uma das ferramentas mais completas do sistema, capaz de manter toda a administração orçamentária em um único ambiente, de forma segura e de fácil operacionalização.

Com a função de promover o controle integrado do processo orçamentário, o sistema permite a execução de todo o ciclo, o que inclui o planejamento, simulação e controle do orçamento, indo da criação até o confronto com os valores realizados.

A ferramenta também fornece dados gerenciais precisos sobre orçamentos, desde suas previsões iniciais e revisões até a realização de valores por lançamentos.

Por meio do PCO Protheus pode-se visualizar ou consultar processos de forma integrada a outros módulos do sistema, checando a situação atual do orçamento durante toda a fase do planejamento, mesmo que incluídos ou alimentados de forma descentralizada.

Também é possível criar ambientes de interação de toda a camada gerencial, controlando o orçamento de cada departamento, permitindo a visualização de índices de performance com o objetivo de otimizar o desempenho financeiro da corporação.

Os acessos são controlados pelo próprio sistema, por meio de restrições de orçamentos ao nível de perfil do usuário, através de definições incluídas pelo administrador, dividindo-os em grupos e subgrupos.

Cada responsável realiza a inclusão do pedido e a ferramenta controla atualizações, revisões e rastreio de dados e acessos, de forma descentralizada, desde sua criação.

O PCO Protheus também permite que o usuário realize simulações orçamentárias, facilitando a previsão de eventuais gargalos e problemas, tornando a tomada de decisão e aprovação muito mais ágeis.

É possível criar comandos de ação e bloquear a liberação até que o orçamento possua saldo suficiente para aquele movimento. As rotinas também permanecerão bloqueadas em outros módulos integrados, alertando possíveis desvios.

Esses pontos de bloqueios são configurados conforme regras definidas pela empresa, seja por processos ou tipos de bloqueios, com ação direta nas interfaces do sistema, utilizando funções específicas para tratá-los.

O módulo conta com detalhamento de plano de contas orçamentária, compatível com contas contábeis ou outros centros de custos dentro do Protheus.

O sistema permite também a configuração dos comandos para um controle mais efetivo do resultado orçamentário, conforme as características e necessidades da empresa.

Além disso, o PCO Protheus contempla a criação de ambientes de simulação, tornando possível realizar exemplos de orçamentos para avaliar impactos nos resultados da empresa, utilizando ambientes com as mesmas características do real.

Assumindo as mesmas características táticas, como ocorre com as demais soluções TOTVS, a solução cria visões de orçamento para extração de relatórios gerenciais, demonstrando as receitas e despesas, bem como classes e operações realizadas no sistema.

Dessa forma, o software apoia a tomada de decisão da empresa, baseada em informações íntegras e precisas sobre os processos, garantindo maior equilíbrio entre capacidade x demanda, com agilidade, segurança e melhor dimensionamento dos investimentos futuros.

Precisa de ajuda com a configuração ou implementação do Planejamento e Controle Orçamentário? Conte com a CRM Services! Nossa Consultoria Protheus é especialista e possui ampla experiência no sistema. Estamos preparados para atender a sua empresa!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now