Skip to content Skip to footer

Novidades sobre o PIX nas soluções TOTVS Protheus e RM

As atualizações para o PIX no Protheus e no RM vêm ocorrendo em ondas, disponíveis para até duas versões que antecedem a atual.

Desde o anúncio do modelo de pagamentos, as provedoras de ERPs tem se preparado para operar com o PIX por meio de integração de aplicação, já que muitos deles contam com plataformas de pagamentos e financeiro.

Os Pagamentos instantâneos (PIX) ocorrem em tempo real, com serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano, por meio de transações diretas da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, reduzindo custos operacionais.

Nos sistemas de gestão TOTVS Protheus e RM, o PIX pode ser transacionado por meio de APIs, ou, através do modelo CNAB, disponibilizado por alguns bancos como meio de comunicação com o recurso.

PIX no TOTVS Protheus

O projeto vem sendo liberado em ondas e as versões que receberão tais atualizações são os releases: 12.1.23, 12.1.25 e 12.1.27. A primeira ocorreu em novembro de 2020 na expedição contínua incremental do módulo Financeiro do TOTVS Protheus para o uso de Cnab a Pagar (240 posições). 

A segunda onda de atualização para o Pix no Protheus ocorreu agora em 15 de janeiro de 2021, com a expedição contínua do CNAB Receber (750 posições) do módulo Financeiro do Protheus. Ambos os processos já estão preparados para trabalhar com o modelo de QR CODE Dinâmico.

Na rotina de Borderô do Contas a Pagar, o sistema conta com dois novos modelos para pagamento: 45 – PIX – Transferência e 47 – PIX – QR Code. Logo que realizar a atualização do ambiente com o pacote de dados do dicionário, verá as opções disponíveis no configurador, na tabela 58 – Forma de Pagamento – SISPAG.

A TOTVS criou dois novos LPs – lançamentos padronizados para apoiar a contabilização do processo de cobranças pelo PIX, sendo:

54G – Contas a Receber – Transferência de carteira para o PIX

Deve ser acionado na contabilização online pela rotina Monitor PIX (FINA890).

Na operação fato contábil, serão gerados os arquivos de remessa CNAB de cobranças PIX.

54H – Contas a Receber – Transferência de PIX para a carteira

Deve ser acionado na contabilização online pela rotina Monitor PIX (FINA890).

Por meio desse LP é possível realizar o estorno do LP 54G. Ele será acionado quando, na opção “Gerar CNAB”, houver títulos em status Cancelamento Solicitado (legenda), considerados na tela 4 do wizard para envio da solicitação de cancelamento ao banco.

Para cadastro de Bancos, a TOTVS liberou um novo campo, o ISPB, atuando como identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiro para o envio do CNAB Receber. Há também uma nova tela para controle de relacionamento das Chaves do PIX vinculadas ao cadastro de cada banco, agência e conta.

Foi criada uma nova tela para relacionamento de Chaves PIX vinculadas ao cadastro de fornecedores. No campo Outras Ações é possível vincular Chaves PIX ao cadastro do cliente pertinente, porém, apenas uma chave pode ser ativa por vez, e não poderão estar em uso em outro fornecedor, uma vez que o DICT do Bacen garante essa integridade no Financeiro.

O Pix no Protheus permite as seguintes chaves: CNPJ, CPF, email, número de celular e chave aleatória, que são armazenadas na tabela F72, com o mesmo compartilhamento da tabela do cadastro de fornecedores SA2.

Há também dois novos campos no cadastro de complemento do cliente, acionado através de Outras Ações, chamados: Gera PIX e e-mail PIX, onde deve-se informar se o cliente terá ou não seus títulos gerados pela rotina de Faturamento com pagamento pelo PIX e se ele deseja ou não receber email padrão do sistema com QR Code do PIX.

Em Contas a Receber, o software passou a permitir o envio de um título para um Banco X por meio de um borderô, que também tenha um PIX gerado. Foi criada também a aba PIX no complemento de título do cadastro, com o campo Gera PIX, que armazenará chaves.

A rotina Retorno CNAB tratará os novos layouts de 750 posições dos títulos a receber pelo PIX, por meio da ação Modelo PIX. Na rotina Monitor PIX é possível controlar todos os títulos que têm como opção o recebimento por PIX.

No módulo de Contas a Pagar foi criada uma aba PIX para armazenamento de dados correspondentes ao QR Code dos títulos recebidos, por meio de duas formas: por um Leitor de QR Code conectado ao computador ou por meio do aplicativo barcode_scan.exe disponibilizado pela TOTVS, encontrado na pasta do SmartClient do sistema.

PIX no TOTVS RM

O ERP TOTVS RM recebeu algumas melhorias para atender a nova modalidade de pagamento instantâneo, que, após terem as chaves criadas diretamente no banco, deverão ser vinculadas ao RM.

Essa chave substituirá dados bancários como: agência, conta, digito, etc.

Por enquanto, o PIX para o TOTVS RM está em produção para transações com o banco Itaú, com layouts válidos para:

  • Release 12.1.28 – Patch 12.1.28.211 ou superior
  • Release 12.1.29 – Patch 12.1.29.135 ou superior
  • Release 12.1.31

Na nova versão do TOTVS RM – 12.1.31, a provedora realizou correções para localização do botão do PIX no sistema, incluindo a padronização dos tamanhos. Outra alteração foi na exibição do botão apenas quando o status do boleto for “em aberto” ou em “baixa parcial”.

A TOTVS acrescentou o campo QR-Code PIX na aba Integração Bancária da rotina Cadastro de Lançamentos, para que, por meio de um aplicativo (ativado na própria ferramenta, porém, caso não esteja, basta baixá-lo no Portal do Cliente, em Downloads e Atualizações), seja realizada a leitura do QR-Code do PIX para pagamento.

A rotina de Recebimentos e Pagamentos pelo PIX ganhou novos layouts, disponíveis em Objetos Gerenciais do Instalados da Biblioteca do TOTVS RM, devendo ser importados para o sistema através do gerador de saídas.

Banco Itaú:

  • Pagamento: FINLAY0062 – Pag. Itaú SISPAG 85 com PIX.TotvsGen
  • Cobrança: FINLAY0063 – Cob. Itaú PIX (750).TotvsGen

O cadastro de Contas Correntes também recebeu ajustes para atender ao PIX, onde serão definidas e armazenadas as chaves da empresa, podendo vincular várias chaves da mesma conta, porém, definindo a principal e ativa, que será utilizada para remessa de cobrança.

Foram adicionadas duas novas formas de pagamentos para remessa no cadastro Convênio para Dados Bancários de Cliente / Fornecedor, sendo:

PIX Transferência – para pagamento por meio de transferência PIX

PIX QR-Code – para pagamento efetuado através de QR-Code

No cadastro de Boletos, a desenvolvedora adicionou um campo para indicação do status da remessa do PIX. Nesse mesmo cadastro também foi criado o campo QR-Code PIX para que seja gravado o EMV do código utilizado na imagem.

TOTVS Pagamento Digital

Além do Backoffice dos ERPs da TOTVS, que já oferecem os novos arquivos CNAB compatíveis com PIX, a companhia anunciou em outubro de 2020 o lançamento de uma nova solução financeira, o TOTVS Pagamento Digital.

O objetivo da provedora é atender a integração com o PIX, aceitar pagamentos via QR-Code, Carteiras Digitais e PIX, sem taxa de adesão, porém, com um custo fixo por transação, independente do valor da venda realizada ao cliente final.

A ferramenta está integrada aos sistemas TOTVS para diversos segmentos, agindo como um hub, centralizando as principais carteiras digitais do mercado, além do PIX.

Os pagamentos instantâneos ocorrerão via QR Code, que poderão ser lidos por smartphones, e Chaves entre os diversos tipos de pessoas, com a disponibilização dos recursos financeiros para o recebedor em poucos segundos. Será possível utilizar dois tipos de QR Code: Dinâmico ou Estático.

O estático suportará o recebimento de diferentes tipos de pagamentos, permitindo a definição de valor fixo para cada produto ou pagador. Já o dinâmico apresentará dados específicos e exclusivos de cada transação, como descontos e multas, facilitando a conciliação e automação comercial.

Sobre o PIX

O PIX, novo método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central como alternativa para as transferências e pagamentos feitos por TED e DOC, está em funcionamento desde o dia 16 de novembro, por meio da utilização de aplicativos de celular.

O total de chaves cadastradas no Pix, sistema de pagamentos instantâneos, atingiu 159,38 milhões em janeiro, de acordo com os dados do Banco Central (BC).

Algumas vantagens estão associadas ao uso da nova ferramenta, como serviço disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana; tempo rápido para conclusão de transação; e gratuidade de uso.

Conforme o Banco Central, a intenção com o PIX é tornar mais fácil e mais ágil o processo de transferências bancárias entre pessoas e empresas, além de aumentar a competição de mercado e a inclusão de pessoas no Sistema Financeiro Nacional.

A nova plataforma de pagamentos é interessante para democratizar os serviços financeiros e estimular a competição, principalmente, com instituições que já estão estabelecidas no mercado e que cobram valores altos, em muitos casos, para transferências por TED e DOC.

Dúvidas sobre o Pix no TOTVS Protheus ou RM? Entre em contato com a CRM Services!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now