Skip to content Skip to footer

TOTVS lança versão 12.1.31 do TOTVS RM

A nova versão 12.1.31 do TOTVS RM vem substituir a 12.1.29, que deve expirar em março desse ano.

Como prometido desde o lançamento da versão 12.1.29, no início desse mês a TOTVS liberou a atualização 12.1.31 do ERP TOTVS RM. Conforme o ciclo de vida do software, determinado pela própria provedora, releases expirados como:

  • 12.1.29 (recebe suporte até 3 de setembro de 2021), e,
  • 12.1.28 (recebe suporte até 10 de abril de 2021),

não recebem mais atualizações ou melhorias, limitando-se apenas ao suporte – exceto para casos com coberturas por contrato de Garantia Estendida.

A nova versão carrega melhorias e ajustes nos módulos: Folha de Pagamento, Automação de Ponto, Gestão Educacional, Construção, Gestão de Imóveis, Estoque, Compras, Faturamento, Financeiro e Fiscal.

Confira algumas das principais novidades da versão TOTVS RM 12.1.31:

  • A partir de agora, quando ocorrer erro na importação do Recibo e Verbas de Férias, o log apresentará uma descrição mais detalhada da linha e chapa.
  • Clientes que possuem muitas coligadas, poderão realizar alterações de dias úteis de Vale Transporte sem a necessidade de alterar a coligada.
  • Também foi criado um novo parâmetro nas telas de Geração de XML para integração com o TAF, permitindo que, ao gerar o evento S-2230-Afastamento, seja possível filtrar o tipo do afastamento.
  • Foram implementados os campos: De / Para do eSocial para relacionar o código do período da folha de pagamento com o código de período do sistema do governo através de um valor fixo ou fórmula de cálculo, parametrização que será utilizada na geração do evento S-1210.
  • No processo de importação de XML de sistemas de terceiros, foi implementado uma rotina onde o usuário poderá importar os eventos do eSocial já enviados para fila de eventos do TOTVS RM.
  • Ainda na rotina do eSocial, foi realizado um ajuste na Folha de Pagamento para importação de Certificado Digital para que seja possível sua utilização nos processos de ativação e atualização no serviço middleware.
  • Na pasta Folha Normal e Controle de Faltas foi criado o parâmetro: Utiliza fração dia de falta, que será habilitado assim que o campo: Utiliza controle de faltas para cálculo de avos, for marcado.
  • A rotina também permitirá gerar informações para o eSocial nos eventos de folha (S-1200, S-2299 e S-2399), relacionadas ao trabalhador com vínculo empregatício com outras empresas ou que exerça outras atividades como contribuinte individual.

A Folha de Pagamento recebeu também um novo módulo: Folha Agrária – Lançamento Global da Produção Agrária, para proporcionar os apontamentos de produção dos trabalhadores rurais num determinado período, quando não há esses dados na unidade agrária, seja por motivo de quebra do coletor, falha nos arquivos ou mesmo esquecimento.

Foi também realizado um ajuste na rotina de Período aquisitivo perdido, com a criação do parâmetro – Somente Férias Antecipadas, encontrado logo abaixo dos parâmetros: Permite valores Negativos e Permite avos Negativos, para considerar perdas do período aquisitivo integral por faltas, onde a provisão será zerada caso esse parâmetro esteja marcado.

Para sanar o problema que ocorria em cálculos de benefícios mensais da Folha de pagamento, onde o sistema excluía ou substituía os itens já calculados na aba: Consulta Movimentação Integração, foi criado o parâmetro: Atualizar Benefício Selecionado, onde, ao ser marcado, o sistema irá incluir ou substituir apenas o item selecionado, sem impactar nos já calculados.


  • O sistema conta com o novo campo: Fórmula Dados Bancários no convênio, onde o usuário poderá cadastrar uma fórmula contendo regras específicas para a definição dos dados bancários que melhor atende ao lançamento financeiro a pagar na inclusão ou na vinculação ao Borderô de Pagamento.
  • A versão 12.1.31 conta com um filtro de templates por serviço educacional para controlar os modelos de acordo com o tipo de serviço.
  • Com o objetivo de facilitar a inclusão de Borderô de pagamentos em situações com várias coligadas cadastradas no sistema, a nova versão conta com processo de lote de inclusão de Borderô, com utilização de um filtro genérico, junto com o banco vinculado à conta caixa, permitindo que o usuário realize os processos de pagamentos para cada coligada e convênio presente nos lançamentos selecionados.

A ferramenta de Fluxo de Caixa tem se tornado ainda mais estratégica, fornecendo dados além de controle de liquidez, como por exemplo, informações gerenciais e táticas que auxiliam na tomada de decisão. Por esse motivo, a TOTVS incluiu um novo Fluxo de Caixa, mais analítico e flexível, na versão 12.1.31 do TOTVS RM.

Na nova solução, qualquer planejamento de fluxo de caixa será vinculado a um tipo de plano, permitindo categorizar os valores de forma flexível. Qualquer tipo de ação de cadastro, inclusão ou edição, estará condicionada às permissões do perfil do usuário.


  • Esse cadastro de planejamento permitirá acessos a informações para auxiliar a análise e definição de cenários, estimativas e planejamento de gastos, investimentos e recebimentos.
  • Nos módulos de gestão de Estoque, Compras e Faturamento foi criado um conceito para executar a importação dos dados do orçamento, com itens orçados e períodos, conforme cadastro no sistema.
  • No módulo Fiscal, foi criada uma nova condição para que o registro C120 seja gerado apenas se o número do documento de importação (DI) estiver preenchido. Caso não esteja, será informado no log da rotina que o registro não foi gerado no arquivo do SPED Fiscal.
  • Além dessas que citamos, existem inúmeras outras melhorias, evoluções tecnológicas, inovações e adequações que a versão TOTVS RM 12.1.31 traz, mas listamos aqui apenas algumas das principais que contribuirão para a operação e processos do seu negócio.

CRM Services

Estamos no mercado de consultoria em software de gestão há mais de 11 anos, referenciados como especialistas nas soluções Protheus, RM e fluig da TOTVS, atuando com os melhores e mais experientes profissionais, capazes de ajudar sua empresa a extrair o máximo do potencial da sua solução.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now