Skip to content Skip to footer

Release 12.1.27 TOTVS – O que mudou?

Novo release 12.1.27 será lançado em fevereiro desse ano, com muitas inovações e otimização para aplicações legais.

Em fevereiro de 2020 a TOTVS coloca em operação oficial o release 12.1.27 do ERP TOTVS Protheus. A versão chega com correções, melhorias, novidades e inovações em BackOffice, Construção e Projetos, Educacional, Recursos Humanos, Serviços e Jurídico.

Ciclo de vida dos Releases TOTVS Protheus

Em seus comunicados oficiais, a TOTVS S/A garante às empresas usuárias do ERP que cada release expedido tem 18 (dezoito) meses de vida útil completa de atualizações. Dessa forma, apenas a cada 18 meses será necessária a atualização completa de release.

Nesse período, a provedora assegura que lançará correções e/ou implementação de legislações necessárias através de pacotes de atualização.

Atualmente, o TOTVS Protheus está na versão release 12.1.25, com ciclo de vida válido até dezembro de 2020. O release 12.1.27 entra em expedição agora em fevereiro e expira em outubro de 2021.

Em outubro de 2020, a provedora lançará o release 12.1.30.

O analista TOTVS Protheus Rafael Augusto fala um pouco mais sobre as mudanças no Release 12.1.27 no quadro “Bate papo com o especialista”

Principais novidades do Release 12.1.27 TOTVS

Nas ferramentas de BackOffice dos ERPs TOTVS, o release 12.1.27 recebeu, principalmente, melhorias e atualizações de legislação.

Na solução de Gestão Financeira, a partir da versão 12.1.27 será possível classificar as operações e movimentações, preparando os processos para a geração do arquivo com informações para atendimento à obrigação do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR). Também será possível realizar baixas dos lançamentos origem com data igual à baixa do pagamento da primeira parcela da negociação.

Para processos fiscais, o módulo Gestão Fiscal também recebeu melhorias. A partir da nova versão, clientes da Linha RM passam a ter o Backoffice como opção para cumprimento da EFD-REINF, que até então era gerada exclusivamente pelo TAF.

Outra mudança importante é que a partir de janeiro de 2020, o SPED Fiscal – Liberação do layout 014, deverá ser entregue através deste novo layout. Para mais informações sobre prazos e entrega da obrigação, baixe o manual disponível no Portal do Sped.

Para a Gestão Contábil, a 12.1.27 conta com uma otimização na ferramenta de demonstração consolidada, que agora soma os dados de várias coligadas, consolidando informações.

O Release 12.1.27 também traz melhorias nos processos da Integração SIGA MNT X BackOffice RM, nos processos de baixa de Insumos, Transferência de Equipamentos, Custeio de Mão de Obra e na Integração SIGA MNT X BackOffice RM.

Sobre as inovações modulares no release TOTVS 12.1.27

Business Intelligence

Na solução TOTVS Fast Analytics ainda não era possível realizar a execução de scripts pré-extração, quando a consulta de queries para extração dos dados partia de um arquivo zip. Na nova versão foi realizado um ajuste para que antes da execução das queries, sejam executados os scripts contidos na pasta indicada pelo parâmetro gdc. script_folder.

comércio exterior release 12.1.27 totvs

Na versão 12.1.27 o Easy Export Control – SIGAEEC – rotina de Nota de complemento recebeu uma melhoria que permitirá que a geração de notas complementares de embarque, despesa e câmbio conforme a quantidade de notas de saída associadas ao pedido de venda.

Já na rotina de Adiantamentos de Clientes, a desenvolvedora otimizou o processo para permitir a escolha do usuário pela manutenção de adiantamentos entre os eventos 605 – Adiantamento do cliente e 606 – Crédito do cliente na manutenção de adiantamentos, além da vinculação dos adiantamentos aos adiantamentos de Pedido ou ao Adiantamento de Embarque.

No processo de integração do SIGAEEC com o SIGAFIN (financeiro), tanto a inclusão, como liquidação de adiantamento de tipo (605 – Adiantamento do cliente) continuará integrando o referente título financeiro com o tipo “RA” – Registro de Adiantamento – com movimentação bancária. Já o adiantamento de tipo (606 – Crédito do cliente) integrado ao título financeiro com o tipo “NCC” – Nota de crédito ao cliente, não gerará movimentação bancária.

A rotina de Manutenção de Câmbio também recebeu melhorias e a partir do release 12.1.27 será possível realizar o movimento no exterior baixando o título no momento em que a data de crédito no exterior é preenchida, e, em seguida realizar o movimento bancário entre a conta de um banco do exterior para uma conta de um banco no Brasil, finalizando a operação de forma correta.

O release conta agora com uma nova rotina de embarque em lote que facilitará a vida do usuário tornando possível atualizar processos de embarque em massa, com a seleção de diversos embarque para realizar o embarque ou desembarque ou alterar a data e número de conhecimento de cada processo.

Gestão Agroindústria release 12.127 totvs

No módulo SIGAAGR, rotina AGRA615 – Beneficiamento de Algodão a operação de consulta de fardões a beneficiar era consideravelmente lenta. A nova versão conta com otimização de performance da consulta “DXLBEN”, inserindo no dicionário SXB o caractere “#” anterior ao filtro de função existente “AGRA615DXL”, ficando correto assim “#AGRA615DXL”.

Outra novidade na ferramenta Agro é que não existe mais a pasta Imposto do cadastro do Aviso do Pepro, e o campo de relacionar os impostos será substituído pela opção já utilizada pelo sistema no módulo SIGAFIS. Outro campo removido com o release 12.1.27 são os de valores demonstrativos e financeiro no planejamento de venda.

O módulo recebeu também uma nova rotina para facilitar o processo de transferência de saldos entre contratos de armazenagem, desenvolvida com base na transferência já existente na tela de Gestor de Entidades.

A rotina OGA290 – Contrato Venda também recebeu melhorias e agora conta com o parâmetro MV_AGRO040 que remove a obrigatoriedade de realizar o processo de registro de negócio ao incluir um contrato de venda (mesmo com campo não obrigatório, ainda é possível usar o Registro de Negócio, caso o usuário deseje).

Gestão de Concessionária

O módulo Oficina – SIGAOFI, também conta com inovações na versão 12.1.27. Na rotina inventario diário (OFIPR140) agora é possível realizar operações de impressão, em PDF e Excel.

Foi também adicionada uma melhoria nas rotinas Escala Produtivos (OFIOM040) e Escala Automática (OFIOM270), onde o sistema realiza a validação corretamente do bloqueio, não permitindo gravar um período já bloqueado.

A partir da 12.1.27, na Gestão de Concessionárias DMS, através de alterações nas Rotinas Orc. Por Fases (OFIXA011) e Fechamento OS Mod2 (OFIXA100), será possível faturar Orçamentos e Serviços pela rotina Pedidos de Venda (MATA410), no campo “Nt Empenho” (C5_NTEMPEN).

Gestão Jurídica

No módulo Gestão Jurídica – SIGAJURI, na rotina JURA095 – Assuntos Jurídicos foi incluída a funcionalidade JURA271 – Histórico de alteração de processo, no menu “outras ações”, onde em um determinado processo, será apresentado o usuário que realizou a alteração com data e horário.

A rotina de Aprovação dos lançamentos de Tarifador também foi melhorada, sendo possível realizar aprovações, ajustes e justificativas para cada lançamento importado, evitando lançamentos incompletos ou indevidos.

Na rotina JURA233 – Cadastro do eSocial, agora será possível efetuar a gravação na tabela RJE, através da integração com o Middleware (serviço que realiza comunicação com o servidor do governo para envio das informações do eSocial).

Outra novidade no SIGAJURI na versão 12.1.27 foi a inclusão de duas casas decimais para o campo NT9_PERCAC, além da alteração no tamanho do campo e a Picture, sendo possível informar números quebrados, abaixo de 1%, por exemplo 0,95.

Em classificação de despesas, agora também será possível classificar por Projetos, além de por Escritório, Centro de Custo, Profisionais e Tabelas de Rateio, facilitando o controle de custos de projetos específicos.

Com a nova versão também será possível selecionar o tipo de Impressão dos relatórios de petição/minuta, seja em PDF ou Word., tanto no TOTVS Protheus quanto no Fluig.

Foi incluída também a funcionalidade de tombamento automático de publicações. Assim que o sistema recebe as publicações a partir da Importação Kurrier (Web Services), estas são classificadas como localizadas, serão tombadas automaticamente aos devidos processos, respeitando assim o código de ato processual, conforme a configuração dos parâmetros.

Porém, para utilizar essa nova rotina é necessário possuir no dicionário de dados os itens a seguir:

  • Parâmetro (SX6) – MV_JTOMAUT: que indica se será realizado o tombamento automático das publicações localizadas.
  • Parâmetro (SX6) – MV_JATOPUB: que indica qual o código do Ato Processual a ser utilizado no tombamento automático.
  • ÍNDICE (SIX): que permite a busca das publicações a partir da data de chegada.

Também foi criado um campo no cadastro de Configuração de Envio de E-mail (NRU_DTFORM), para que o usuário possa escolher entre as seguintes opções de formato para as datas: Dia/Mês/Ano (DD/MM/YYYY), Mês/Dia/Ano (MM/DD/YYYY) e Ano/Mês/Dia (YYYY/MM/DD).

RH

TOTVS Folha de Pagamento no release 12.1.27

A solução recebeu novos campos que facilitarão o controle do usuário, como: Verbas Diferença e Dissidio Sim/Não na ficha Financeira, e, Evento de diferença ou de dissídio – para definir o tipo de evento na Ficha Financeira no momento da inclusão.

Também foram criados novos códigos de Cálculo: Código 419, para lançar o desconto do arredondamento do evento, vinculado ao código 341, e, Códigos de cálculo para desconto e diferença de previdência privada nas férias e 13o Salário.

Com o release 12.1.27 agora é possível levar o histórico padrão, complemento ou por fórmula do Lançamento Financeiro do TOTVS Folha de Pagamento (RM) para o BackOffice Protheus.

A desenvolvedora criou também o parâmetro Férias – Trabalho intermitente, para

Que seja possível processar as férias sem realizar o cálculo, conforme previsto na legislação.

No cadastro de funcionários, foi retirada a obrigatoriedade no preenchimento das informações referente a CTPS do funcionário, atendendo as rotinas legais da SEFIP/GRFC e CAGED, conforme a Portaria no 1065 publicada dia 23 de setembro de 2019.

A solução conta também com um novo parâmetro no processo de geração do TRCT para permitir considerar a data de aviso prévio trabalhado um dia antes do início do aviso.

Na rotina de Folha Analítica por Dissídio foram criados os campos: Base de FGTS SEFIP, Base de INSS Dissídio e Base de INSS de dissídio 13o Salário. Na Rescisão Complementar foi criado o parâmetro: Recalcula FGTS com base nos eventos de diferença, para considerar os eventos de diferença para base de FGTS.

TOTVS Automação de Ponto no release 12.1.27

A TOTVS realizou uma melhoria no controle de horas extras de sobreaviso, onde agora é possível realizar o cálculo de extras de sobreaviso e extras do dia no mesmo intervalo.

Na 12.1.27 também foi criado um novo parâmetro onde será possível bloquear e recalcular o ponto automaticamente, quando lançado em Folha de Pagamento.

TOTVS Gestão de Pessoas

Com foco em segurança e privacidade, a companhia criou uma nova rotina no módulo para que os usuários possam pedir que seus dados de candidato a vagas sejam apagados dos sistemas da empresa, tanto pelo Banco de talentos quanto pela MDI.

O release 12.1.27 conta também com a opção de cadastrar um pré-atestado no portal RH, dessa forma, o subordinado poderá cadastrar seu próprio atestado e enviar para aprovação da empresa.

TOTVS MEU RH

O que não era possível, agora está liberado nesta nova versão – autenticação via JWT e troca de senha ao fazer o primeiro login no Meu RH.

Informações de colaboradores, histórico salarial, realizar o ponto e solicitar férias, também passam a possível na nova versão, com visão completa para gestores.

TOTVS folha de pagamento e esocial no release 12.1.27

Permitir o desligamento por óbito de funcionário afastado:

O sistema passou a permitir o desligamento por óbito de funcionário afastado. Atualizando os gatilhos S-2230 e S-2299.

A provedora realizou inúmeras melhorias no sistema para atender e facilitar a entrega da obrigação, como: Novos campos e tratamento do calculo na GPS, melhorias na Folha Analítica e GPS para atender os campos de INSS (Incidência Exclusiva do Segurado e Incidência Exclusiva do Empregador) e INSS 13° (Incidência Exclusiva do Segurado) existentes no cadastro de eventos.

No novo release também foi criado um parâmetro considerar maior valor de salário-hora na tag vrSalFx para professores e horistas em RH, Folha de Pagamento, Configurações, Parametrizador, eSocial, Configurações Gerais. Marcando este novo parâmetro, o sistema passa a considerar o maior salário hora cadastrado, conforme data do histórico salarial para a geração da tag vrSalFx dos eventos S-2200 e S-2206.

Também foi criado um novo relatório onde os usuários poderão identificar de forma mais fácil as possíveis diferenças entre as incidências marcadas no cadastro de eventos e o XML gerado – S1010, já com o Status 10- aceito RET.

Também se encontra no novo release a liberação da Nota Técnica no 15/2019 com o objetivo de implantar as primeiras medidas de simplificação e modernização do eSocial, conforme disposto no art. 9o da Portaria no 300, de 13/06/2019.

Logística

No módulo TOTVS Logística Frete Embarcador, a companhia realizou algumas melhorias no menu, como a inclusão da rotina GFEA072 com o nome Facilitador de Atualização das Faturas de Frete no agrupador Integração ERP, além da retirada da opção Demonstrativo (GFER091) no agrupador Contabilização da Movimentação.

Com o objetivo de apresentar o fator de rateio de forma correta no log de cálculo, foi incluído um novo campo para definir o escopo de definição do maior valor de frete em relação a componente por romaneio. Por exemplo, caso o novo campo tenha o valor 1 = por componente (Padrão), o comportamento atual será mantido, realizando a definição de maior valor de forma individualizada por componente.

Com a opção 2 = por unidade de cálculo, ao invés de definir o maior valor de frete por componente, será realizada a definição de maior valor de frete entre todas as unidades de cálculo.

Na rotina GFEA018 – Praça de Pedágios, na aba Praças x Rotas (GVZ), foram incluídos novos campos referentes a Região Origem e Região Destino, e, na aba Praças x Tarifas (GVY) foi incluída a nova categoria de pedágio E – Por Eixo.

Outra mudança importante com a 12.1.27 foi a liberação do Reajuste Simplificado, para facilitar a criação de uma nova vigência de tarifas com valor reajustado com base em um percentual ou valor nominal informado.

Outros novos campos disponibilizados na solução foram: Região Origem e Região Destino.

Varejo

No release 12.1.27 foi implementada a funcionalidade de integração entre TOTVSPDV e SIGACRD – Fidelização e Análise de Crédito, permitindo, conforme seleção de formas de pagamento, a consulta via WebService sobre qual o crédito disponível para cada cliente identificado e, na sequência, realizar a liberação ou bloqueio da venda seguindo essa análise.

O TOTVSPDV permitirá, de acordo com a seleção de forma de pagamento (configuradas no parâmetro MV_CRDTPLC), consultar via WebService o crédito disponível para cada cliente identificado e realizar a liberação ou bloqueio da venda.

Agora também está disponível na solução, a funcionalidade de venda com Tabela de Preço por cliente no TOTVS PDV, fornecendo uma tabela de preço vigente diferente da Tabela Padrão no cadastro de cliente, com preços diferenciados nos produtos adquiridos, permanecendo demais benefícios tais como obtido através Regra de Desconto.

Existem inúmeras outras melhorias, evoluções tecnológicas, inovações e adequações que a versão TOTVS Release 12.1.27 trará, mas listamos aqui apenas algumas das principais que contribuirão para a operação e processos do seu negócio.

Há mais de 10 anos, a CRM Services atua como consultoria especialista nas soluções Protheus, RM e fluig da TOTVS, trabalhando com os melhores e mais experientes profissionais, capazes de ajudar sua empresa a extrair o máximo do potencial da sua solução.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!   

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now