Skip to content Skip to footer

Rejeição 610 Protheus – como corrigir

Veja como proceder em relação a Rejeição 610 no Protheus. A rejeição é obrigatória em todas os estados brasileiros e se aplica aos documentos NF-e e NFC-e.

Ao lançar uma nota no webservices, pode ser que receba o alerta de Rejeição 610 no Protheus. Isso ocorre quando o valor total da nota fiscal está diferente da soma dos valores que compõe a somatória da NF. Essa rejeição é obrigatória em todas as UFs (Unidades Federativas) e se aplica aos documentos NF-e e NFC-e.

Se na soma total da nota, no campo vNF, constar um valor com diferença para mais ou para menos do valor real da somatória dos campos: + vProd (ID: W07) – vDesc (ID: W10) – vICMSDeson (ID: W04a) + vST (ID: W06) + vFrete (ID: W08) + vSeg (ID: W09) + vOutro (ID: W15) + vII (ID: W11) + vIPI (ID: W12) + vServ (ID: W18), o webservice irá rejeitar essa nota após realizar a validação destes valores.

Para resolver a Rejeição 610 no Protheus o primeiro passo é checar e corrigir o valor final da nota para que bata com o cálculo dos campos descritos. Na somatória final da NF-e, há uma tolerância de R$ 0,50 de diferença do valor calculado, sem aproximações.

Nesse momento, atente para o campo indTot (ID: I17b), ele indica se o valor do item vProd (ID: I04) entrará no valor da somatória da NF-e. Caso o campo esteja igual a zero (indTot=0), o valor do vProd não entrará no total, porém, se estiver preenchido com 1 (indTot=1), então entrará no valor total da NF-e. Caso o haja desconto ou frete para o produto em questão, os valores serão inclusos na soma total da Nota Fiscal.

Porém, essa regra conta com algumas exceções:

  • Não se aplica no caso de Faturamento Direto de veículos novos (tpOp = 2, ID:J02), deve ser incluído o valor do serviço (vServ) no cálculo;
  • A validação vale somente para Códigos de Produto ANP, relacionados no Anexo XI.02 do MOC;
  • Se o valor do ICMS Desonerado (vICMSDeson) não for subtraído do total da NF-e, não causará rejeição.

Para verificar melhor as informações da NF-e e corrigi-las, realize o download de um XML no Painel Oobj, porém, em hipótese alguma, utilize esse XML para reprocessar uma NF-e. Assim que concluir a análise, recalcular o valor Total da NF-e / NFC-e e realizar as correções no documento, basta reenviá-la para processamento.

Continua com problemas relacionados à Rejeição 610 Protheus?

Fale com a CRM Services! Nosso time de especialistas em Consultoria Protheus TOTVS está pronto para ajudar você com o sistema.

Entre em contato!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now