A agricultura, ao longo da sua história milenar, passou por diversas transformações que contribuíram para a sociedade. Atualmente, com a presença constante da tecnologia, os sistemas de produção agrícola surgiram para alcançar melhores resultados e elevar a qualidade dos alimentos.
Com este contexto, leia nosso conteúdo para entender quais os passos para obter sucesso em qualquer cultivo. Vamos conhecer bem os diferentes sistemas agrícolas, a relação direta com sistemas de gestão e de que o uso dessas ferramentas influencia o seu negócio.
O que é produção agrícola?
A produção agrícola é definida pela diversidade de produtos utilizados na atividade agrícola, em conjunto com os benefícios trazidos por este processo. É considerada ainda a base para manutenção da economia mundial, já que é uma atividade globalizada, com exportações que influenciam indústrias, matérias-primas e relações bilaterais.
É uma atividade econômica baseada no uso do solo, para produção de vegetais. Independentemente do tipo de alimento, há três fatores fundamentais para a continuidade da produção agrícola:
- Condições de solo e de clima: definem a metodologia utilizada de plantio;
- A mão de obra humana: nível técnico e de especialização da equipe;
- Condições da economia: potencial de valor e nível tecnológico do negócio.
Tipos de produção agrícola
Existem 7 principais tipos de produção agrícola no Brasil e no mundo, e é utilizada de acordo com questões de plantio, climáticas e de condição do solo:
- Agricultura extensiva;
- Agricultura intensiva;
- Agricultura familiar;
- Agricultura patronal;
- Agricultura orgânica;
- Permacultura;
- Agricultura comercial.
Como o Brasil é um país com diferentes biomas, a diversidade de produção também é realidade. A extensão territorial também auxilia a existência dessa pluralidade produtiva, assim como o clima variado entre uma região e outra.
Agora que sabemos de maneira geral o que é produção agrícola e os tipos de produção, vamos detalhar os sistemas que envolvem esta produção. Como as metodologias mudam de acordo com o tipo de bioma, há também diferentes sistemas que se adequam à essas peculiaridades.
Sistemas de produção agrícola: conceitos e definições
Os sistemas de produção agrícola são um grande avanço no contexto da agricultura, e também é de fundamental importância para a avaliação da sustentabilidade da produção.
Essa avaliação sustentável não influencia simplesmente em questões de meio ambiente, mas também a própria viabilidade financeira do processo produtivo. Um exemplo prático disso é reduzir custos através de sistemas organizados, evitando desperdícios de materiais, máquinas e produtos.
Com essa percepção, o agricultor conseguirá analisar as interações existentes entre sistemas utilizadas no campo, integrando processos como um todo. Assim será possível identificar e criar parâmetros e indicadores de possíveis vulnerabilidades e potencialidades associadas à produção.
Para deixar mais claro os sistemas existentes, vamos separar em 3 tipos, detalhando cada um deles nos próximos tópicos. É importante lembrar que todos eles possuem relação um com o outro e servem para organizar um hipersistema do campo.
Sistema de cultivo
O sistema de cultivo refere-se às práticas comuns de manejo associadas a uma determinada espécie vegetal. A ideia é proporcionar uma produção de maneira ordenada e utilizar operações padronizadas para o cultivo, evitando retrabalho.
Como exemplo prático, veja o fluxograma abaixo que ilustra etapas de sistema de cultivo de soja, complementadas pelas atividades de planejamento e de pós-colheita. O diferencial deste tipo de sistema é o poder de individualizar o cultivo e entender as necessidades de um único vegetal.
Sistema de produção
O sistema de produção tem o objetivo de juntar os fatores da produção, como terra, capital e mão de obra com o sistema de cultivo. A ideia é interligar as operações necessárias de um vegetal com a produção mecanizada, introduzindo conceitos de gestão e agricultura moderna.
Os sistemas de produção agrícola são classificados pela complexidade e pelo grau de interação entre os sistemas de cultivo. As principais classificações neste caso de sistema são:
- Produção isolada;
- Sucesso de culturas;
- Rotação de culturas;
- Policultivo;
- Integração.
Sistema agrícola
Já que o sistema de cultivo e de produção se entrelaçam, o sistema agrícola existe para organizar questões regionais, principalmente por conta das características únicas de cada bioma brasileiro. Essa organização deve permitir a construção de modelos e arranjos produtivos que descrevam, da forma mais acurada possível, os sistemas de produção predominantes na região.
Pra facilitar a visualização deste sistema, veja a imagem abaixo que demonstra a formação deste tipo de sistema.
4 técnicas para ganhar eficiência no campo com sistemas de produção agrícola
Apesar da organização técnica e os insumos padrões serem de grande ajuda para ganhar eficiência de produção, há algumas técnicas extras que automatizam certas tarefas e são consideradas diferenciais na hora de pensar em inovações no campo.
Veja um pouco mais sobre cada uma na tabela abaixo.
Técnica extra | O que faz |
---|---|
Organizar fluxo de caixa da fazenda | Há algumas ferramentas que possibilitam o controle de fluxo de caixa de empresas. Se o orçamento que você possui é pequeno, é possível começar com planilhas automatizadas, mas há softwares voltados para isso, inclusive em ERPs específicos para o agronegócio. |
Controlar o estoque rural | Organizar toda a cadeia de estoque de suprimentos e de grãos/sementes/produtos finais não é uma tarefa simples e o indicado é utilizar softwares voltados para isso e que integram com todo o processo de colheita, transporte e logística. |
Coordenar os custos de safra e de insumos | Questões financeiras e contábeis fazem parte de qualquer negócio, e custos de safra e insumos possuem especificidades, assim como alguns processos que envolvem tributos internacionais, nacionais, estaduais e municipais. Ter um setor especialista nesta área traz inúmeros benefícios, inclusive utilizando ferramentas voltadas para a área. |
Manutenção preditiva de máquinas | Existem tecnologias inovadores que trazem informações em tempo real sobre a manutenção preditiva de todas as máquinas e sistemas, evitando problemas na colheita, e pausas por conta de falta de equipamentos. |
Qual a relação entre ERP e sistemas de produção agrícola?
Para o gerenciamento de processos de negócio rural ter grande eficiência, a necessidade de uma tecnologia completa para o agronegócio é realidade. A tecnologia permite que a gestão agrícola aconteça de ponta a ponta, trazendo redução de custos.
Além disso, um ERP – conhecido por sistema de gestão – aponta informações de maneira online ou offline. Assim leva facilidade ao produtor na administração agrícola mesmo em locais com menos acesso de Internet. O sistema da TOTVS para multicultivo é ideal para gestão agrícola de toda a cadeia produtiva do agronegócio, com flexibilidade para atender aos mais diversos tipos de cultivo.
Este tipo de sistema agrícola automatiza todas as etapas do processo, desde a escolha da área de plantio até a colheita, passando pelo uso de insumos, máquinas e equipes. O que permite a administração de horas, hectares trabalhados e recursos consumidos pelas equipes.
É um nível de precisão e otimização de processos que aumenta desde o preparo de solo e plantio, até tratos culturais e colheita. Veja 8 processos possíveis com o TOTVS Agro Multicultivo:
- Planejamento e orçamento;
- Manutenção e controle de frotas;
- Compras e contratações;
- Preparo, plantio e manejo;
- Colheita e safra;
- Logística e recepção;
- Beneficiamento e expedição;
- Controle de custos agrícola.
Para maior aproveitamento e aplicação de um sistema robusto e completo como é o Agro Multicultivo, o recomendado é contar com uma equipe especialista neste tipo de tecnologia. Conheça a metodologia da CRM Services voltada para o PIMS da TOTVS e garanta maior eficiência no campo.