Skip to content Skip to footer

TOTVS Developer Studio para VsCode

O TOTVS Developer Studio fornece uma suíte de desenvolvimento para o ecossistema do software Protheus, substituindo o antigo Dev Studio e o TDS.

Como uma opção de plataforma mais leve para desenvolvimento do que o TDS – TOTVS Developer Studio, que substituiu o Dev Studio, a TOTVS tem utilizado o VsCode – Visual Studio Code.

Se você ainda não conhece, o VSCode é uma ferramenta gratuita de desenvolvimento criada pela Microsoft, que, devido a sua agilidade, leveza e robustez, entrou para a lista de principal opção de muitas linguagens de programação do mercado.

Após ter caído nas graças da TOTVS, a companhia desenvolveu uma extensão para a plataforma, para criação de programas em suas linguagens, como o ADVPL do ERP TOTVS Protheus. Para tratativas de dúvidas e erros quanto a extensão TOTVS Developer Studio for VS Code, a empresa disponibiliza um canal oficial no GitHub, o Repositório TOTVS.

O TOTVS Developer Studio Code fornece uma suíte de desenvolvimento para o ecossistema do software Protheus, com comunicação baseada nos protocolos DAP – Debug Adapter Protocol e LSP – Language Server Protocol, ambos amplamente utilizados e extensíveis à outras IDEs de mercado, como: Visual Studio, Eclipse, Eclipse Theia, Atom, Emacs e Vim.

Através do VsCode é possível compilar fontes e pastas, depurar fontes locais e webapp, gerar, aplicar e informar patch’s, desfragmentar RPO, além de verificar sua integridade, gerar WS do Protheus, entre outras funções.

Como usar o TOTVS Developer Studio para VsCode

Após a instalação do VS CODE, o próximo passo será instalar o plugin da TOTVS, para que a ferramenta tenha acesso as operações do sistema.

Em seguida vá ao menu “Extensões” na barra lateral, conforme imagem abaixo.

Na sequência será liberado um novo ícone na barra lateral, com o logo da TOTVS e por meio dele configurar a comunicação do VS Code com o ERP Protheus e os servidores.

Será apresentada as boas vindas à plataforma (somente na primeira execução do plugin), e, nesse momento, é possível realizar a configuração do SmartClient e dos diretórios de Includes, que serão utilizados durante a compilação dos códigos fontes.

Para cadastrar o usuário acesse o menu TOTVS, e, na barra superior clique no no icone “+” ao lado da aba Servidores. Agora basta preencher as informações de nome, ip e porta do servidor e clicar no botão Salvar.

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Agora o usuário já poderá desenvolver novos fontes e realizar manutenção a desenvolvimentos antigos.

Dica: antes de qualquer manutenção em um desenvolvimento, é importante que o usuário altere o modo de Encoding, pois por padrão, no VSCode vem com UTF8 e o utilizado no TDS é outro.

Para alterar a configuração, o usuário devera digitar na pesquisa (acessando via Ctrl + , (símbolo da vírgula) ENCODE, em seguida selecionar Windows1256, para que os fontes venham configurados no modelo como na imagem abaixo:

Reforçamos a importância de NÃO tê-lo salvo anteriormente como UTF8. Após a alteração, os fontes ficarão com a formatação correta.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Ainda ficou com dúvidas sobre TOTVS Developer Studio para VsCode? Entre em contato conosco, estamos prontos para atender você!

A CRM Services é uma Consultoria em sistemas de gestão TOTVS, presente no mercado desde 2009, especialista nas soluções Protheus, RM e Fluig. Com equipe sênior, constantemente atualizada nas melhores práticas, fazemos da inovação, nosso vetor de crescimento e por isso oferecemos aos nossos clientes soluções que potencializam resultados, diminuam custos, geram lucros, e garantam um crescimento estruturado e sustentável.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now