Valor hora de consultoria “quase de graça” para implantação ou suporte. Devo desconfiar?

Verificar se os consultores possuem experiências na área, é um dos fatores a considerar antes da contratação, para pesar o retorno do valor hora de consultoria.

Um dos grandes aliados das empresas com relação à implantação e suporte de sistemas de gestão é a consultoria. Estima-se que atualmente existam mais de 15 mil consultorias espalhadas pelo país atuando somente com as soluções TOTVS.

Por se tratar de sistemas que auxiliam as empresas a operarem seus principais processos, o apoio de uma consultoria com experiência e que contribua não só com a implantação e suporte dos ERPs, mas principalmente com a otimização de seu uso, é de extrema importância para organizações que não possuem uma equipe preparada para lidar com o novo software.

Dessa forma, o valor hora de consultoria é um fator a ser considerado.

Em muitos casos, a organização que não está preparada para operar um sistema de gestão acaba não fazendo o melhor uso de seu software, o que faz com que ela questione o investimento feito e, muitas vezes, opte pela substituição do programa, por achar que ele não funciona como o esperado.

Nesse sentido, uma consultoria como a CRM Services funciona como uma extensão da solução, sendo seu principal foco aproveitar o potencial do software e direcionar a equipe a enriquecer seu uso, sempre alinhando-o com as necessidades da empresa. Tudo isso sempre trazendo o maior retorno sobre o valor hora de consultoria investido.

Sendo assim, um consultor de ERP atua dando um suporte mais técnico às companhias, colaborando desde a implantação do sistema até o acompanhamento dos processos e desempenho do software.

Além disso, uma consultoria TOTVS como a CRM Services consegue identificar falhas de funcionamento, treinar os funcionários, dimensionar o uso correto do sistema e identificar problemas a tempo de serem corrigidos, aumentando a autonomia das operações, diminuindo o tempo gasto em processos, reduzindo custos, riscos, manutenção e perdas.

Porém, em contraposição às grandes consultorias que, além de manterem os melhores analistas de mercado (profissionais seniores, vindos de unidades TOTVS ou mesmo da matriz), com instalações próprias, com laboratórios de desenvolvimento, espaço para treinamentos de usuários, entre outros, algumas consultorias cobram um valor hora de consultoria “quase de graça”.

Aí é que acontece o que a maioria das empresas temem… “o barato sai caro…” e muitas vezes, caro demais! Quando o valor hora de consultoria é barato demais, inevitavelmente esse profissional é despreparado, sem conhecimento ou experiência, o que pode causar prejuízos incalculáveis, como interrupções de rotinas, mal funcionamento do ERP, paradas inesperadas de controles de processos e até, em um cenário pior, a exclusão de bases.

Por conta de toda a responsabilidade que o analista tem em trabalhar com, praticamente a “vida” da empresa (por conta de todas os dados e controles que estão no sistema), o consultor TOTVS deve possuir larga vivência nas soluções, seja Protheus, RM, fluig ou qualquer outra pertencente a companhia, deve ter um vasto conhecimento, não apenas técnico, mas em processos também, para que consiga entregar resultados acima do esperado para as empresas. No entanto, isso nem sempre acontece no ambiente corporativo.

Por esse motivo, os gestores de um negócio devem ter um cuidado maior na hora de escolher a consultoria que cuidará do bom desempenho do ERP, para que não percam com o investimento realizado, incluindo o valor hora de consultoria.

O primeiro passo, para isso, é verificar se os consultores possuem, de fato, experiência na área, assim como avaliar seus níveis; nesse caso, a melhor opção é escolher uma consultoria que possua um nível sênior para seus consultores.

Além disso, outra importante dica na hora de escolher a melhor consultoria de ERP para o negócio é avaliar cases de sucesso ou de serviços. A estrutura também é importante, só assim você terá certeza se o seu porte é suficiente para atender todas as demandas da organização. Empresas que praticam um valor hora de consultoria muito abaixo do mercado dificilmente conseguem manter uma estrutura ideal.

Por mais que, entender o nível de experiência do consultor e validar o porte da equipe disponível para auxiliar no acompanhamento das operações do ERP seja essencial, verificar se a consultoria tem qualidade de atendimento também é um fator fundamental, afinal, por envolver muitos termos técnicos, se os consultores não souberem explicar todos os conceitos necessários para a implantação e suporte do ERP, a empresa corre riscos de operar o sistema de forma incorreta.

Por fim, uma boa consultoria deve entregar o máximo de transparência ao cliente, para que ele entenda todo o planejamento das atividades propostas, assim como qual é o andamento dos processos, como eles estão sendo executados e quais os resultados estão sendo obtidos.

Assim, gestores poderão ganhar mais qualidade em suas operações, assim como terão mais chances de possuir uma vantagem competitiva diante de outras empresas que optaram em pagar o valor hora de consultoria “quase de graça”.

A CRM Services conta com um time de consultores seniores, com mais de 20 anos de experiência e preparados para atender às diversas demandas relacionadas aos sistemas TOTVS Microsiga Protheus, RM e Fluig.

Fale conosco!

Erro: Formulário de contato não encontrado.