Saiba como configurar o TAF do Futuro no TOTVS Protheus e aproveite todas as melhorias presentes na atualização dessa importante ferramenta.
Desde que a TOTVS anunciou a implantação ou atualização obrigatória para o TAF do Futuro, no final do ano passado, muito tem se falado sobre essa nova ferramenta que promete melhorar a experiência do usuário com as entregas do eSocial e Reinf.
A nota oficial publicada pela provedora em seus canais de comunicação com clientes e mercado declarava que a partir de 1 de dezembro de 2021 todas as transmissões de eventos do eSocial deveriam ser realizadas obrigatoriamente pelo Monitor eSocial do Futuro, porém, a TOTVS optou pela flexibilidade na adoção da ferramenta, mantendo em funcionamento as demais rotinas que até então eram utilizadas para as transmissões.
Parte das melhorias realizadas no TAF estão disponíveis a partir da Release 12.1.25, porém, todos os benefícios foram liberados na versão 12.1.27. O TAF do Futuro foi desenvolvido para atender as demandas e reclamações de usuários do TAF quanto ao layout, usabilidade, rotinas e processos.
Em diversas rotinas do TAF do Futuro foi empregada a nova linguagem de desenvolvimento da TOTVS, PO UI – Portinari UI, biblioteca de componentes web que utiliza tecnologias como Angular e Typescript para criar interfaces amigáveis e rotinas simplificadas que facilitem e otimizem a experiência dos usuários.
A ferramenta conta com um novo painel para conferência de INSS e FGTS que permitem validar se os valores enviados ao eSocial estão conforme o recolhimento estipulado pelo Governo.
A solução permite buscar informações do RH para complementar dados do painel, além da impressão de registros com divergência de valores.
Como configurar o TAF do Futuro no TOTVS Protheus
Como pré-requisito para a implantação do TAF do Futuro é importante a utilização do binário Lobo-Guará ou Harpia, além de o sistema estar atualizado conforme o último pacote acumulado do eSocial – TAF e GPE.
Deve-se também contar com servidores HTTP e REST configurados, além de ter a configuração do TAF_CFGJOB ativa no appserver onde o REST serviço é executado.
Para utilizar o eSocial do Futuro deve-se acessar o módulo SIGATAF e seguir o menu: Miscelanea -> Esocial -> Esocial do Futuro. Para configurar a aplicação, é preciso atualizar o menu TAF e em seguida checar as configurações appserver.ini da seguinte forma:
A pasta http-root precisa estar dentro do Rootpath do sistema e configurada no Path do serviço HTTP no APPSERVER.INI.
Em seguida insira o parâmetro MAXSTRINGSIZE=10 na seção do GENERAL do appserver.ini, validando na sequência se a API rest está online.
Configure então, os seguintes parâmetros:
- MV_BACKEND com a url do serviço REST
- MV_GCTPURL com a url do serviço HTTP
- MV_TAFPO com .T. (nesse caso utilize .T. caso possua mais módulos de Protheus além do TAF e com .F. se for apenas o TAF).
Poderá também ativar a porta Multi Protocolo (MPP), o que elimina a configuração dos parâmetros MV_GCTPURL e MV_BACKEND.
Sobre o TOTVS Automação Fiscal – TAF
O TAF ganhou um novo painel, já validado para uso com a nova porta multi protocolo do TOTVS Protheus, para entrega da EFD REINF em PO UI, com a reformulação de interfaces e otimização de performance na consulta de eventos.
O monitor do novo do TAF Full em PO UI para entrega do eSocial também recebeu correções e melhorias, como alertas sobre prazos de vencimento do Certificado Digital, garantindo a programação antecipada para a renovação.
Para tornar o processo de conferência dos valores de INSS mais simples, o Painel do INSS foi reformulado, com incremento no painel já existente do TAF Full. Agora, em uma única interface, é possível ter o conhecimento exato do valor do benefício calculado pelo Governo e disponibilizado na DCTF WEB para pagamento.