Skip to content Skip to footer

Está disponível a nova versão TOTVS RM 12.1.34 

Confira as principais mudanças e evoluções na nova versão 12.1.34 do TOTVS RM.

Saiu agora em janeiro a nova versão do ERP TOTVS RM, a release 12.1.34, com mudanças significativas no Backoffice e nos módulos de Construção, Educacional, RH, Assinatura Eletrônica, Saúde Hospitais e Clínicas.  

Considerada uma das versões mais seguras, devido ao seu novo algoritmo de hash para as senhas dos usuários da aplicação, a 12.1.34 conta com uma camada de proteção de senhas, praticamente impossível de ser descoberta, mesmo que o causador do ataque tenha acesso ao hash armazenado. 

Pensando em agilidade e performance do TOTVS RM, a nova versão contempla um alerta de latência, para que os usuários sejam avisados quando estiverem usando o Smart Client em uma rede com baixa latência e conexão. 

Para aumentar o desempenho e capacidade do sistema durante o uso, evitando a degradação de performance, agora está disponível a manutenção automática das tabelas de Job Server em ambientes de 2 camadas. 

Além das melhorias técnicas, listamos abaixo algumas das principais mudanças nos módulos da nova versão TOTVS RM 12.1.34, confira: 

BACKOFFICE 

O módulo de Gestão de Estoque do Backoffice TOTVS RM recebeu ajustes no Diagnóstico de Saldo de Estoque para produtos controlados por lote, com a disponibilização de uma nova rotina para verificação das parametrizações de tipos de movimentos. 

A nova rotina permite a visualização dos tipos de movimentos com parametrização incorreta, produtos que foram movimentados incorretamente, lotes divergentes, entre outros. A funcionalidade apresentará também um LOG completo com o diagnóstico de todas as correções necessárias. 

No Portal do Fornecedor está disponível a cotação online, facilitando a comunicação entre compradores e fornecedores. O objetivo desse recurso é agilizar o processo de atendimento, orçamentos e pedidos. 

Na Gestão Contábil foi realizado um ajuste de recursos para armazenamento de valores para operação com multimoedas e intercompany (valores de eliminações), com a implantação do saldo inicial, automatizando os controles.  

A Geração do Balancete Consolidado também recebeu melhorias, com a criação do conceito de Moeda de Apresentação.    

Com o apoio dos Projetos Aceleradores, ficou mais fácil e rápido criar Coligadas no TOTVS RM, com o uso de cópias de entidades entre coligadas no módulo Gestão Patrimonial, sendo: 

  • Cálculos; 
  • Cenários; 
  • Classificação dos eventos; 
  • Grupos de Patrimônio; 
  • Localidade; 
  • Motivos de Baixa; 
  • Patrimônios do Tipo Título;  
  • Parâmetros Gerais;  
  • Responsável. 

Para atender as atualizações fiscais das obrigatoriedades, o módulo Gestão Fiscal do TOTVS RM recebeu inúmeras melhorias e ajustes na release 12.1.34, sendo: 

Layout 2022 – DIRF: o layout do arquivo DIRF 2022 foi publicado em 30 de novembro de 2021, através do Ato Declaratório Executivo COFIS no 94/2021. 

Layout 2022 – SPED: a atualização do layout 2022 foi disponibilizada por meio do Guia Prático EFD ICMS IPI – v 3.0.8 e definido através do ATO COTEPE/ICMS 44, DE 07 DE AGOSTO DE 2018. 

DMA BA: Foram realizadas melhorias na geração do arquivo da Rotina DMA-BA – Declaração e Apuração Mensal do ICMS através da nova MDI. 

Guia de ISS: na nova release é possível definir uma data de vencimento default (padrão), por município, além de um Cliente/Fornecedor, também default, na integração da guia de ISS com o Módulo Financeiro. 

NF-e NT 2021.001: Foram realizados ajustes para que quando uma entrega for realizada por uma transportadora e esta não estiver relacionada com um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), sejam criados os seguintes eventos gerados pela empresa emitente da NF-e: Comprovante de Entrega da NF-e (tpEvento=110130); e, Cancelamento do Comprovante de Entrega da NF-e (tpEvento=110131). 

RSN: A Regra de Seleção de Natureza recebeu correções para considerar o Tipo de Operação como Filtro na regra da CFOP, e, também, para considerar a procedência do produto como regra da CFOP, onde, conforme a opção de procedência selecionada no item (movimento), a rotina irá filtrar a Natureza que possui essa Regra de Tributação Procedência vinculada. 

Seleção de CFOP: A Regra de Seleção de Natureza recebeu correções para permitir, em caráter de exceção, a inclusão de Notas cuja CFOP não está de acordo com a regra. 

TOTVS Educacional 

O módulo TOTVS Educacional ganhou diversas melhorias e inovações com a nova release 12.1.34 do RM. 

Dentre elas está o Controle de Fiador, voltado para instituições de ensino que possuem cursos com altas mensalidades, onde o próprio aluno poderá informar o fiador no ato da matrícula ou rematrícula, realizar upload de documentos para comprovação e aprovação e assinar o contrato por meio da integração com o TOTVS Assinatura Eletrônica. 

Com a nova release é possível utilizar a Carteira Digital no ato da matrícula pela Central do Candidato, através do eduCONNECT Pay. 

Na Central do Candidato serão exibidas as parcelas geradas na matrícula, tornando possível a emissão de boleto, pagamento com cartão ou PIX, caso a 1a parcela ainda não tenha sido baixada. Há um novo campo para indicação do Responsável Financeiro do Lançamento do aluno, facilitando o envio de mensagem para o real devedor da parcela. 

Foi incluído um widget no mural do Portal do Aluno para destaque do débito de documentos, facilitando a regularização do aluno pelo próprio Portal, de forma digital.  

A rotina de Situação do Aluno foi revitalizada para apoiar o Censo Escolar da Educação Básica na coleta de informações de rendimentos e movimentos ao final do ano letivo. 

No Portal do Professor agora é possível que o próprio professor lance as notas de avaliação dos alunos, além do cadastro e manutenção nas informações base das avaliações que deseja realizar durante o ciclo de aprendizado do aluno. 

Para facilitar a matrícula, foi realizada uma parametrização para aproveitamento dos dados de usuários que passaram por processo seletivo, por meio do CPF. 

TOTVS RH 

Há um novo parâmetro no Portal RM: ‘Desconsiderar dia compensado’, que, quando marcado, validará o tipo de Jornada cadastrada para o horário do funcionário. Caso seja compensada, não impedirá a marcação de férias até dois dias antes deste. No MDI foi adicionada a mensagem: “Início de férias não pode ser programado para até dois dias antes de feriado, descanso ou dia compensado.” 

Na 12.1.34 será possível escolher a forma de utilização do controle de hierarquia, seja por seção, usando em chefe ou supervisor (padrão produto), ou por hierarquia e posição. 

A integração do TOTVS RM com o backoffice financeiro do TOTVS Protheus recebeu melhorias na gravação dos rateios por centro de custo nas tabelas SEV E SEZ para envios de mais de um Centro de Custos, Classe Valor ou Item Contábil.  

Agora, durante o cálculo da Folha com regime caixa, o sistema passa a considerar o dependente de IRRF conforme o mês caixa de pagamento.  

Na rescisão retificadora, ao marcar a opção “Calcular Somente Eventos Informados”, o sistema lançará agora o evento código de cálculo 383 – Líquido retificação. Caso esse parâmetro não seja marcado, o sistema realizará o lançamento do líquido no movimento atual, sem o recálculo de toda a rescisão.  

As rotinas e processos para o eSocial também receberam melhorias e correções. Na release 12.1.34 TOTVS RM é possível atualizar os recibos existentes, bem como preencher o recibo quando este estiver vazio e com o “Aceito” pelo governo, em situações em que existam divergências entre o software e o TAF referente ao Recibo de Entrega do eSocial. 

No Cadastro de Funcionário há um novo processo para realizar a alteração da data de início do afastamento diretamente no histórico, tornando possível retificar o início do afastamento, gerando os eventos: S-2230 – Afastamento Temporário ou S-2231 – Cessão/Exercício em Outro Órgão. 

Outra melhoria realizada no TOTVS RM para atender ao layout S-1.0 do eSocial foi tornar opcional o evento S-2230 para afastamentos (P e 0), com duração inferior à 15 dias. Também foram disponibilizados os eventos de Beneficiários, sendo: S-2400 – Cadastro de Beneficiários – Entes Públicos; e, S-2405 – Alteração de Dados Cadastrais do Beneficiário – Entes Públicos. 

A nova versão também recebeu ajustes para atender as Notas Técnicas no 01/2021 e 22/2021, apontando ajustes no Layout S-1.0. e Layout 2.5. 

TOTVS Saúde 

No módulo TOTVS Saúde – Hospitais e Clínicas, foram realizadas melhorias para facilitar a visualização do histórico do paciente para realização do processo de triagem por meio do PEP RM, de resultados de exames através de tabelas e gráficos e do histórico cirúrgico do paciente. 

Rotinas específicas para cadastro de protocolos e tratamentos oncológicos receberam melhorias para permissão de acesso, e cadastros conforme suas particularidades, para que sejam utilizados no ato da prescrição médica no PEPRM. 

TOTVS Aprovações e Atendimento 

Agora é possível exportar os Tipos de Atendimento e importá-los na mesma base ou em bases de dados diferentes, aumentando a agilidade nas criações dos fluxos e etapas dos tipos de atendimento que serão utilizados. 

Em Aprovação do Pedido Extra foi disponibilizado um novo modelo de relatório para aprovações direto no celular, permitindo a visualização de dados de um pedido. 

TOTVS Assinatura Eletrônica 

O módulo TOTVS Assinatura Eletrônica conta agora com um “Envelope de Documentos”, onde é possível reunir vários arquivos em um único local e aplicar uma única assinatura em todos os documentos do Envelope em um só clique. Essa otimização reduz o tempo no processo e diminui o número de cotas de assinaturas que seriam necessárias para todos os documentos, caso fossem assinados de forma individual. 

Na versão 12.1.34 do TOTVS RM, a solução passou a permitir a gravação e exibição da data de abertura e leitura de cada documento, no respectivo Manifesto de Assinatura, oferecendo mais um elemento para acompanhamento das etapas e autoria do processo. 

Com novos recursos de geolocalização, agora é possível saber onde cada assinatura foi efetuada por meio de sistema GPS do aparelho celular, IP da rede móvel e / ou, sistema de localização do Google, para triangular sinais e indicar as coordenadas de localização do usuário que assinou o documento. 

Outra melhoria realizada na atualização do módulo TOTVS Assinatura Eletrônica é a exibição de ações pendentes, como: assinatura e validação, na tela do documento, facilitando o controle e gestão de todo processo. 

É possível também baixar o Manifesto de Assinatura de um arquivo, por meio da parametrização da ação pelo administrador do sistema, mesmo que ainda haja pendências no documento. Dessa forma, pode-se usar o próprio Manifesto para cobrar a assinatura e demais pendências dos usuários envolvidos no processo.  

TOTVS Construção 

Foram realizadas algumas melhorias de performance no módulo TOTVS Gestão de Contrato, nas seguintes funcionalidades: Atualização Múltiplas de Registros; Alteração Geral de Composições; Cálculo do Projeto; Curva S; Comparador de Projetos; Cópia de Calendário de Atividades; Contrato – Processo de Dedução de Produto no Faturamento Direto; Cronograma de Desembolso; e, Cronograma como Planilha. 

No TOTVS RM Agilis foi adicionada uma funcionalidade para geração de workflows de aprovação do TCOP integrado com o TOTVS Aprovações e Atendimento, para o Pedido Extra, com aprovação por meio do APP Minhas Aprovações. Também foi implementada uma parametrização de tipos de contratos – a pagar, a receber, ou ambos, em Aprovação do Contrato integrado ao TAA. 

Em Saldo para Fluxo de Desembolso foi incluída a opção de Rastreamento de movimentos, já na etapa de cálculo de consumo de pedidos com visão de toda a árvore de movimentos. 

Por meio de um novo parâmetro de projeto, pode-se agora selecionar a Associação de Serviço a Atividades por meio de quantidade ou percentual. A associação entre Serviços e Atividades passa a ser realizada de N x N, considerando um Serviço com várias Atividades, ou uma Atividade com vários Serviços. 

Para que sua empresa aproveite todos os benefícios da release 12.1.34 do TOTVS RM, incluindo todas as inovações envolvidas, é de vital importância que tanto sua aplicação, como seus componentes estejam atualizados.  

Sabemos que atualizações de ERP’s não são simples, demandam tempo e a contratação de profissionais especialistas não somente na tecnologia, mas também em processos, porém, nós podemos ajudar sua empresa. 

A CRM Services está há mais de 12 anos no mercado como integradora de soluções serviços e tecnologia, tendo como um dos braços de negócio a atuação como consultoria especialista TOTVS e referenciada em atualização, implementação, revitalização e desenvolvimento do RM e demais soluções TOTVS como o ERP Protheus e a plataforma de gestão Fluig. Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos apoiar sua empresa no processo de migração para a 12.1.34. 

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now