Carol, a inteligência artificial da TOTVS

A plataforma de inteligência artificial da TOTVS, foi aprimorada com novas habilidades, passando a atender, além do setor educacional, os segmentos de agro, saúde, varejo e manufatura.

Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial revolucionou o mundo dos negócios. Prova disso é a corrida contra o tempo com desenvolvimentos e integrações de ferramentas de AI (artificial inteligence, em inglês) em praticamente todas as principais soluções de software de gestão do mercado, assim como a TOTVS, que há dois anos, lançou a Carol.

Lançada oficialmente no dia 13 de junho de 2017, mas em desenvolvimento desde 2015 por cientistas e engenheiros no centro de desenvolvimento e open innovation da provedora (EUA e no Brasil), a plataforma de inteligência artificial (AI) da TOTVS recebeu o nome de Carol (pronúncia em inglês), em homenagem a filha do fundador e então CEO da companhia na época, Laércio Cosentino.

Na época, a TOTVS sinalizava Carol como um marco divisor da companhia entre deixar de se posicionar apenas como provedora de software empresarial, para desenvolvedora de plataformas de gestão do conhecimento. A ferramenta colocou a provedora na disputa do mercado em conjunto com os principais players, como: a SAP com o Leonardo, IBM com Watson, Amazon com Alexa, Sankhya com Bia, e assim por diante.

Mesmo com tantas dúvidas sobre como funciona e como as empresas podem se beneficiar de soluções de AI, o mercado já sinaliza um aumento na aceitação e adoção da tecnologia.

A IFS – desenvolvedora mundial de softwares de gestão empresarial – concorrente direta da TOTVS, anunciou esse mês os resultados de uma pesquisa global (entrevistas realizadas com mais de 600 líderes de negócios de diversos setores) sobre a adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas empresas.

Segundo o levantamento, 90% dos entrevistados afirmaram ter planos para aquisição de IA em diversas áreas de negócios. O maior destaque ficou para o setor de manufatura, com 44,6% dos resultados, seguido por soluções de CRM e logística, que indicaram 38,9%.

O mais interessante da pesquisa da IFS foi o índice motivador, onde 60,6% dos executivos entrevistados declararam que objetivam melhorar a produtividade dos colaboradores com apoio da AI.

Baseada em funções e técnicas como algoritmos, deep learning e machine learning, a inteligência artificial da TOTVS, segue esse mesmo objetivo. Através de reconhecimento de voz, extração, armazenamento e análise de dados, a AI da provedora fornece respostas e insights de estratégias e negócios, focados na alta produtividade, redução de custos e aumento de competitividade das empresas.

funções da carol a inteligência artificial da totvs

Mesmo com a solução já embarcada nos ERPs próprios da companhia: Protheus, RM, Datasul e fluig, a plataforma também é capaz de extrair dados de outros sistemas de gestão de mercado, e através de algoritmos, métricas e indicadores comportamentais, analisar dados de forma segura e transformá-los em insights estratégicos como apoio fundamental na tomada de decisão. Literalmente, analisando o passado, para prever o futuro.

A Inteligência Artificial da TOTVS Tida como um braço transformador para empresas de médio e grande portes, de qualquer segmento, que querem otimizar a experiência do cliente, Carol, por si só, é capaz de combinar informações e históricos e sugerir novas compras e serviços, baseada no comportamento do consumidor.

Além disso, através da Deep Neural Network, a AI da TOTVS consegue estabelecer total autonomia para agir em rotinas da empresa, baseada em modelos e comportamento, como por exemplo, em processos de auditoria.

As pequenas empresas também têm acesso a Carol, que, como dissemos a pouco, já vem embarcada nos ERPs da TOTVS. Reunindo informações através da conexão com qualquer que seja a fonte de dados (planilhas, imagens, aplicativos, entre outros), a ferramenta as leva para dentro do sistema para compilação e análise de dados.

Durante o ano de 2019 a plataforma foi aprimorada com novas habilidades, passando a atender, além do setor educacional, os segmentos de agro, saúde, varejo e manufatura, com visão computacional, predição, processamento em linguagem natural e recomendação.

Dentre as novidades apresentadas pela provedora com integração com a Carol da TOTVS, estão um controle aprimorado de ponto eletrônico por reconhecimento facial, online ou off-line, algoritmos para compilação de dados e auditoria para operadoras de planos de saúde, realidade para reconhecimento de produto, tela touchscreen para compra omnichannel, app de fidelidade para clientes finais e precificação inteligente com etiqueta eletrônica que permite alterar o valor de produtos em tempo real.

Acompanhe a CRM Services e fique por dentro das novidade e lançamentos das soluções TOTVS.