Skip to content Skip to footer

O que é Fluig e qual o potencial desta plataforma TOTVS?

É simples explicar o que é Fluig. Lançado em 2013, o Fluig é uma plataforma agnóstica de gestão, integrável a todo e qualquer tipo de software de mercado ou legado, sem a necessidade de modificações significativas no ERP em si.

A ferramenta centraliza os dados da empresa em um único local, através de uma comunicação colaborativa entre áreas, unidades, filiais, revendas, etc. Foi desenvolvida para permitir velocidade e fluidez em estratégias, processos, troca de informações e ideias.

As aplicações vão desde o gerenciamento de processos até o controle de acesso unificado para os colaboradores. Trata-se de uma opção flexível e versátil, que se molda às necessidades do projeto, seja qual for o segmento ou porte do negócio, focada em transformar operações, aumentar a produtividade e acelerar resultados.

Curiosidade: o nome Fluig vem da palavra “fluido” mais “ig”, que significa água em tupi. A ideia remete a um mundo líquido, que está em constante transformação. transformar suas operações e consequentemente, aumentar a produtividade e acelerar resultados com a mesma ferramenta.

Como surgiu?

A ideia inicial para criação do Fluig foi ser um software complementar a gestão iniciada de seu ERP TOTVS, tornando mais ágil a realização de qualquer projeto. Com o Fluig você consegue obter mais informações e segurança nos fluxos de trabalho de sua empresa, facilitando também o controle de prazos e etapas.

A plataforma, ao ser disponibilizada para o mercado, gerou, inicialmente, certa confusão devido à uma característica que é justamente a sua maior qualidade: a versatilidade.

Seu nascimento não foi uma intervenção única. Na verdade, ele derivou de uma série de recursos que tiveram sua origem em meados dos anos 2000. No começo com a criação de um ECM (Enterprise Content Management), solução para a gestão de documentos e conteúdos para processos organizacionais.

Em 2008 o sistema evolui, integrando as funções de gestão de processos o Business Process Management (BPM). Também foi incluído um componente para facilitar a integração entre sistemas.

Seguindo a linha do tempo, em 2010 surge a rede social corporativa by You e em 2012 a solução para gestão de login e identidade – Identity. No mesmo ano a TOTVS lançou o Web Content Management (WCM), ferramenta para a criação de sites internos ou para a web.

Somente em 2013, com a integração das funcionalidades de análise de dados ao pacote de soluções desenvolvidas pela TOTVS, é que temos então o advento do Fluig.

Os recursos do Fluig

A plataforma Fluig é dividida em recursos poderosos que foram feitos para facilitar e acelerar a criação de soluções digitais para o seu negócio:

  • Identity: Com esse recurso você irá precisar somente de um único login para acessar aos múltiplos sistemas de sua empresa. Ele unifica e administra todos os acessos.
  • Analytics: Entrega relatórios e dashboards customizados com informações essenciais para analisar e aumentar a produtividade de seu negócio.
  • ESB: Com um canal único, esse recurso permite a integração de diferentes tecnologias e sistemas presentes em sua empresa. O Fluig é capaz de conversar e receber informações de todos eles.
  • Social: Uma rede social corporativa que integra e engaja todos os seus colaboradores com a criação de comunidades e troca de mensagens entre si.
  • WCM: Com esse recurso você consegue criar e gerenciar portais corporativos com diversas finalidades.
  • ECM: Todos os conteúdos digitais de sua empresa unificados dentro desse recurso, onde você captura, gerencia, armazena e disponibiliza os documentos para todos os colaboradores.
  • BPM: Gestão de fluxos e processos, recurso onde você modela, parametriza, automatiza e consegue monitorar todo fluxo de trabalho customizado de acordo com as necessidades de sua empresa.
módulos fluig

Além disso, o Fluig conta com um material rico, criado pela TOTVS, para facilitar a criação e o desenvolvimento, como os exemplos abaixo:

  • Fluig Store: Loja online com soluções prontas que são integradas ao Fluig.
  • Fluig Style Guide: Guia de melhores práticas e estilos visuais padrões da plataforma para criação identidade da marca com cores, formato, tipografia, tamanhos, etc.
  • Fluig Academy: Site onde reúne cursos de capacitação gratuita para desenvolvedores.
  • Fluig Dev: Uma biblioteca completa de documentações sobre a plataforma.
  • Fluig Fórum: Fórum feito para auxiliar na colaboração com a comunidade e desenvolvedores Fluig.
  • Fluig API: Toda documentação dos serviços disponíveis para a integração com a plataforma.

Aplicativos desenvolvidos no Fluig:

Meu Approval

Trata-se de uma solução totalmente integrada aos ERPs TOTVS e compatível ao TOTVS Smart Analytics, criada para simplificar a tomada de decisão com apoio de mais de 300 tipos de relatórios e indicadores.

TOTVS Boards

O TOTVS Boards foi desenvolvido para facilitar a organização de atividades executivas baseado nas experiências de conselheiros e administradores de empresas, que levantaram detalhes importantes quanto a segurança, mobilidade e usabilidade do software.

Comercializada no modelo SaaS – Software as a Service, a solução apoia a criação de reuniões com notificação e agenda de membros, organização de pautas e documentos, gerenciamento de grupos de trabalho e usuários, controle de acessos e muito mais.

Meu Fluig

A missão do app Meu Fluig é exatamente unificar processos, pessoas e sistemas em uma única plataforma intuitiva e fluida, agregando produtividade, dinamismo e colaboração de forma integrada e estratégica.

Com o aplicativo Meu Fluig é possível unir outras soluções utilizadas no dia-a-dia da empresa, como aplicações próprias da empresa, o BMP e ECM da TOTVS, com apenas um login.

Meu Learning

O app Meu Learning permite realizar treinamentos e avaliações da empresa em qualquer lugar e hora do dia, controlando lista de treinamentos, inscrições, avaliações, treinamentos realizados, históricos, etc. A ferramenta está disponível no Google Play.

Meu Safe ID

Pensado para garantir a segurança de contas em serviços online, através da autenticação multifator, o app Meu Safe ID foi criado para garantir uma camada adicional de segurança para serviços e aplicações web através de uma chave eletrônica, com substituição automática de código a cada 30 segundos, gerada no próprio aplicativo. A solução está disponível na Apple Store e Google Play.

TOTVS Fluig No-Code

O TOTVS Fluig No-Code é uma plataforma no code desenvolvida para criação de soluções corporativas, por qualquer profissional. Não é necessário conhecimento em programação ou desenvolvimento, facilitando a solução de problemas ou pequenas demandas do dia a dia.

Essa ferramenta é indicada para empresas que querem acelerar a jornada para a transformação digital, mesmo sem ter uma área de TI dedicada à construção de soluções específicas para o negócio.

A plataforma é intuitiva, totalmente na nuvem, com contrato em SaaS e utilizada direto no navegador. Confira alguns exemplos do que pode ser feito por meio do Fluig No-Code:

  • TOTVS Forms Com o Forms o usuário poderá criar formulários personalizados para uso tanto interno quanto externo.
  • TOTVS Flow – O Flow é uma ferramenta de automação ágil onde é possível criar, controlar e automatizar fluxos de processos comuns ou complexos de forma ágil, sem precisar de conhecimento técnico ou codificação. Essa solução está disponível apenas nos planos Pro e Enterprise
  • TOTVS Pages – Por meio do Pages é possível construir páginas através de templates personalizáveis, mesmo sem conhecimentos técnicos, e publicá-las para acessos externos.
  • TOTVS Tasks – Se o objetivo for controlar tarefas, o Task é o caminho. Com a ferramenta é possível criar interfaces simples e intuitivas para que os usuários possam não apenas visualizar, mas interagir com marcações, status e priorização de tarefas.

Como instalar o Fluig TOTVS?

Após adquirir o TOTVS Fluig Plataforma é importante contar com apoio de uma Consultoria Fluig como a CRM Services, que ajuda sua empresa no processo de análise de aderência e implantação das funcionalidades de forma potencializada.

A instalação do Fluig é prática e rápida. Basta acessar o Portal do Cliente onde encontram-se dois pacotes de instalação disponíveis:

  • Arquivo: Fluig-[release]-Win64.zip – Para sistemas operacionais Windows 64 bits
  • Arquivo: Fluig-[release]-Linux64.zip – Para sistemas operacionais Linux 64 bits.

Na sequência acesse o instalador localizado no servidor de aplicações utilizado para executar o sistema, o Java Development Kit 11 e o servidor de indexação. No pacote de instalação estão:

  • Servidor de Indexação;
  • Servidor de Gerenciamento de Mensagens;
  • Componente para Visualização de Documentos;
  • Java; e,
  • Servidor de Aplicação.

Após executar o Instalador, aparecerão duas opções: Instalar ou Atualizar a plataforma. Ao optar por Instalação, a plataforma criará todos os arquivos necessários para dar sequência à implantação.

Consigo integrar o Fluig a minha plataforma Microsiga Protheus ou RM?

Graças ao recurso ESB (Enterprise Service Bus ou integração complexa de sistemas) podemos integrar o Fluig a diferentes tecnologias e linguagens. Essa possibilidade com o Microsiga Protheus e RM não seria diferente.

Dentre os vários recursos e funcionalidades disponíveis dentro do Fluig, algumas se destacam por beneficiar essa interação.

Com o Identity os usuários e senhas de login do Protheus ou RM são gerenciados de uma forma única. A gestão centralizada facilita a vida de seu colaborador, não há necessidade de lembrar uma infinidade de usuários e senhas diferentes para cada plataforma que existe dentro de sua empresa.

Você também tem a opção de utilizar as Consultas Rápidas, onde é apresentado resultados em forma sintética e objetiva, esses dados são obtidos diretamente na base de dados do Microsiga Protheus ou RM e essas consultas são previamente configuradas dentro do Fluig.

O recurso de BPM (Gestão de Processos) possibilita criar e gerenciar diversos fluxos e processos de trabalho, de forma a ser uma aprovação de solicitação de compras. É possível interagir com os processos já existentes dentro de seu ERP Microsiga Protheus ou RM.

Se interessou e quer saber mais? A CRM Services possui ampla experiência em soluções TOTVS®, entre em contato e conheça os nossos serviços!

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now