Encontrar soluções inovadoras para otimizar processos no controle de estoque tem sido um grande desafio para empresas que querem agregar valor maior a sua marca e gerar um diferencial competitivo no mercado.
Uma opção que tem sido muito buscada é o programa de controle de estoque, com apoio de softwares de gestão (ERP). Essa solução pode entregar benefícios interessantes para o negócio, porém, não é tão simples de ser realizado. É uma mudança que envolve as estruturas da empresa estrutural e levanta algumas dúvidas de gestores e empresários.
A partir do investimento no software para executar o controle do estoque na organização, bem como a estrutura física ideal, é vital contar com um parceiro especialista para a implementação do sistema.
Isso porque qualquer falha nessa fase, poderá gerar um prejuízo incalculável.
6 vantagens com o uso do Controle de Estoque:
- Otimização do processo de compras: Através da integração que o ERP proporciona, a gestão do controle de estoque otimiza o processo de compras, já que todas as mercadorias são catalogadas, com detalhamento de cada item, quantidade, data de validade, entre outros, e é possível visualizar o que está em falta e requer um novo pedido com os fornecedores;
- Facilidade no controle de fornecedores: Isso faz com que os gestores saibam qual é o momento ideal para realizar uma nova compra de produtos, bem como projetar e agendar pedidos, facilitando o controle dos próprios fornecedores com relação às entregas;
- Auxílio no planejamento financeiro anual: ter um programa de controle de estoque ajuda em um melhor planejamento financeiro anual, o que é possível graças à redução no excesso de materiais, diminuindo os custos com pedidos que não são necessários;
- Prevenção de prejuízos e controle de inventário: os gestores ganham uma maior visão a longo prazo da saúde financeira do empreendimento e podem, inclusive, projetar o orçamento que possuem para a compra de novas mercadorias com fornecedores ou planejar promoções que façam com que o estoque de produtos seja renovado;
- Fornecimento de relatórios gerenciais: a tecnologia de ERP facilita a criação de relatórios completos e intuitivos para visualização de dados e da estratégia;
- Integração dos setores da empresa: monitorar o estoque com apoio do ERP auxilia na melhor tomada de decisão por parte do gestor, não apenas da área de produção, mas administrativo e financeiro.
Sistemas de controle de estoque
Ter um programa de controle de estoque também é importante para o próprio controle de inventário, pois é algo necessário em empresas de todos os tamanhos. Os ativos representam um investimento da organização e é com o resultado deles que a produtividade dos colaboradores poderá ser medida.
Por meio de um software de controle de estoque eficiente é possível obter informações relevantes sobre a vida útil dos ativos. Entre os exemplos que podemos destacar estão período de manutenção, quando deve ser substituído, onde está armazenado, quem utilizou esse ativo etc.
Outro benefício é o fornecimento de relatórios gerenciais, que são essenciais para entender o desempenho de determinado setor. Da mesma forma, também mantê-lo alinhado com os objetivos e metas da empresa.
Alguns relatórios podem ser obtidos com o controle de estoque, sendo eles:
- Consumo de materiais;
- Ordens de serviço;
- Custos de manutenção;
- Acompanhamento de funcionários,
- Gráficos comparativos de custo de produção e de custo gerencial;
- Cronograma de execução de serviços e de previsão de manutenção;
- Análise de concorrências,
- Indicadores de manutenção e relação entre tipo de manutenção e serviço.
Outras ferramentas de apoio ao sistema de controle de estoque
Atualmente existem várias ferramentas que podem auxiliar na construção desses relatórios, como o Power BI por exemplo.
Dessa forma, é importante que os empreendedores compreendam a necessidade de um programa como esse. É fundamental a escolha de um bom software e a consultoria ideal para executar as atividades de implementação do ERP, aproveitando todas as vantagens competitivas da solução.