Skip to content Skip to footer

Como está o controle de estoque da sua empresa?

Encontrar soluções inovadoras para otimizar processos no controle de estoque tem sido um grande desafio para empresas que querem agregar valor maior a sua marca e gerar um diferencial competitivo no mercado.

Uma opção que tem sido muito buscada é o programa de controle de estoque, com apoio de softwares de gestão (ERP). Essa solução pode entregar benefícios interessantes para o negócio, porém, não é tão simples de ser realizado. É uma mudança que envolve as estruturas da empresa estrutural e levanta algumas dúvidas de gestores e empresários.

A partir do investimento no software para executar o controle do estoque na organização, bem como a estrutura física ideal, é vital contar com um parceiro especialista para a implementação do sistema.

Isso porque qualquer falha nessa fase, poderá gerar um prejuízo incalculável.

6 vantagens com o uso do Controle de Estoque:

  • Otimização do processo de compras: Através da integração que o ERP proporciona, a gestão do controle de estoque otimiza o processo de compras, já que todas as mercadorias são catalogadas, com detalhamento de cada item, quantidade, data de validade, entre outros, e é possível visualizar o que está em falta e requer um novo pedido com os fornecedores;
  • Facilidade no controle de fornecedores: Isso faz com que os gestores saibam qual é o momento ideal para realizar uma nova compra de produtos, bem como projetar e agendar pedidos, facilitando o controle dos próprios fornecedores com relação às entregas;
  • Auxílio no planejamento financeiro anual: ter um programa de controle de estoque ajuda em um melhor planejamento financeiro anual, o que é possível graças à redução no excesso de materiais, diminuindo os custos com pedidos que não são necessários;
  • Prevenção de prejuízos e controle de inventário: os gestores ganham uma maior visão a longo prazo da saúde financeira do empreendimento e podem, inclusive, projetar o orçamento que possuem para a compra de novas mercadorias com fornecedores ou planejar promoções que façam com que o estoque de produtos seja renovado;
  • Fornecimento de relatórios gerenciais: a tecnologia de ERP facilita a criação de relatórios completos e intuitivos para visualização de dados e da estratégia;
  • Integração dos setores da empresa: monitorar o estoque com apoio do ERP auxilia na melhor tomada de decisão por parte do gestor, não apenas da área de produção, mas administrativo e financeiro.

O Just in Time surgiu no Japão na década de 70, sua criação e aplicação são creditadas à montadora Toyota. Através de um rígido controle de produção e demanda, a técnica visa prover os recursos necessários no momento certo e na quantidade certa, otimizando ao máximo o controle do estoque e a gestão de materiais.

Sistemas de controle de estoque

Ter um programa de controle de estoque também é importante para o próprio controle de inventário, pois é algo necessário em empresas de todos os tamanhos. Os ativos representam um investimento da organização e é com o resultado deles que a produtividade dos colaboradores poderá ser medida.

Os métodos de controle de estoque FIFO, LIFO e FEFO levam em consideração variáveis como vida útil e prazo de validade. A aplicação de cada um depende do cenário analisado.

Por meio de um software de controle de estoque eficiente é possível obter informações relevantes sobre a vida útil dos ativos. Entre os exemplos que podemos destacar estão período de manutenção, quando deve ser substituído, onde está armazenado, quem utilizou esse ativo etc.

Outro benefício é o fornecimento de relatórios gerenciais, que são essenciais para entender o desempenho de determinado setor. Da mesma forma, também mantê-lo alinhado com os objetivos e metas da empresa.

Alguns relatórios podem ser obtidos com o controle de estoque, sendo eles:

  • Consumo de materiais;
  • Ordens de serviço;
  • Custos de manutenção;
  • Acompanhamento de funcionários,
  • Gráficos comparativos de custo de produção e de custo gerencial;
  • Cronograma de execução de serviços e de previsão de manutenção;
  • Análise de concorrências,
  • Indicadores de manutenção e relação entre tipo de manutenção e serviço.

Outras ferramentas de apoio ao sistema de controle de estoque

Atualmente existem várias ferramentas que podem auxiliar na construção desses relatórios, como o Power BI por exemplo.

Dessa forma, é importante que os empreendedores compreendam a necessidade de um programa como esse. É fundamental a escolha de um bom software e a consultoria ideal para executar as atividades de implementação do ERP, aproveitando todas as vantagens competitivas da solução.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now