Seu sistema apresenta lentidão generalizada? Deseja melhorar o desempenho do Protheus?
Criamos esse artigo para ajudar você a identificar o que está causando esse problema na sua solução TOTVS®.

Abaixo listamos dicas para você identificar em qual etapa está o gargalo de seu sistema e assim solucionar esse problema e melhorar a performance de seu ERP Protheus.

Smartclient

Podemos iniciar pela forma mais simples, recomendando que o Smartclient seja executado de forma local, minimizando assim todo o tráfego que iria percorrer pela sua rede.

A partir do release 12.1.23 será disponibilizada a versão de 64 bits.

Um dos problemas que encontramos ao utilizar o Smartclient local é a dificuldade em atualizar a versão manualmente em todas as máquinas. Conseguimos resolver essa questão seguindo os passos abaixo:

1 – Na pasta raiz do server Protheus\bin\appserver localize e altere o arquivo appserver.ini e incluir a seguinte clausula:


[UPDATE]
Enable=1
PathWindows=c:\protheus\bin\atualiza
PathLinux=c:\protheus\bin\atualiza_linux

Obs.: O caminho c:\protheus\bin\atualiza será o local da pasta que você deverá criar e colocar os arquivos de atualização do Smartclient. Após realizar essa inclusão, clique em salvar e reinicie o Server.

2– Para validar a solução execute o Smartclient e aceite a atualização.

protheus totvs smart client

Agora seu Smartclient irá atualizar de forma automática, sempre que sair uma nova versão será necessário adicionar os arquivos a nova pasta. Esse é o primeiro passo para melhorar o desempenho do Protheus.

ShowStatus

Existe um parâmetro dentro do appserver.ini do License Server com o nome de ShowStatus. Quando ativado, esse parâmetro grava um grande volume de informações no console.log, exibindo todos os dados de licenças de usuário.

Desabilitar essa opção colocando o valor 0 (desabilitado) faz com que a performance e desempenho de seu sistema não sejam afetados.

TraceIndex

Outro parâmetro que também deve ser desabilitado para melhorar o desempenho do Protheus está localizado no dbaccess.ini, chamado de TraceIndex. Esse parâmetro somente deverá ser utilizado quando um monitoramento na ferramenta for necessário, fora isso ele deve se manter com o valor 0 (desabilitado).

Opções de Energia

Alterar a configuração de energia do servidor para Alto Desempenho (High Performance) faz com que a leitura em disco e a abertura de Threads melhorem consideravelmente. Normalmente por padrão essa opção sempre está como Equilibrado.

Latência

Se seu Smartclient não está sendo executado em ambiente local, teremos a latência de rede como um dos pontos que pode causar lentidão em seu sistema Protheus.

Podemos identificar esse problema executando o programa U_NETTEST por 1 hora e após esse período analisar os resultados, todos que estiverem acima de 100ms significam pontos de lentidão, que já são sentidos pelo usuário.

Numeração Automática

Temos um parâmetro dentro do appserver.ini do License Server chamado de EnableNumber, ele é responsável por realizar o controle de numeração automática diretamente pelo License Server Virtual.

É recomendado que ele esteja sempre ativado, pois assim você tira o controle das tabelas SXE/SXF, diminuindo a concorrência no gerenciamento do Ctree, melhorando a performance de maneira significativa dentro do Protheus.

Lembrando que essa dica serve somente para quem está usando até a versão 12.1.17, versões superiores essa chave fica inválida, pois já vem como padrão ativada para o controle ser realizado pelo License Server Virtual.

Arquivos da System

Dentro da PROTHEUS_DATA temos o diretório SYSTEM, devemos ter um limite de dez mil arquivos dentro dessa pasta para melhorar o desempenho do Protheus. Se no momento seu diretório tiver mais que dez mil arquivos o Protheus irá perder performance.

Para corrigir esse problema podemos deletar as seguintes extensões de arquivos que estão localizadas dentro dessa pasta: *.tmp, sc*.log, sc*.dtc, sc*.cdx e arquivos sc* sem extensão alguma.

A partir do Release do Protheus versão 12.1.23 as empresas terão a possibilidade de subir esses arquivos para o banco de dados, ganhando assim desempenho e performance.

Ainda precisa de ajuda para melhorar o desempenho do Protheus?

Essas dicas não foram suficientes? A CRM Services possui uma equipe especialista em Consultoria Protheus para ajudar a sua empresa a extrair o máximo da sua solução TOTVS.